24 C
pt-BR

GDF desmente que Planalto tenha determinado punições a policiais militares

22/
01

Na Varanda

GDF desmente que Planalto tenha determinado punições a policiais militares


Por Edson Sombra

O clima belicoso entre policiais e bombeiros militares do Distrito Federal e o GDF, parece caminhar para um final inimaginável. De um lado, os militares que cobram as famosas 13 promessas feitas durante a campanha de 2010, do outro, o GDF, que parece não enxergar o caos existente na segurança pública de nossa cidade. No meio do confronto, está a população desprotegida por ambos, governo, militares e a mercê dos criminosos. Nunca na história da segurança pública do DF, o conflito foi tão exposto, explorado e debatido publicamente. ...

As redes sociais outrora inexistentes, agora fazem com que as notícias, a insatisfação popular e a dos militares, se propaguem sem controle, chegando a quase todos os lugares. Não há como ignorá-las.

Para o governador, em entrevista ontem á noite em uma rede de televisão, está tudo normal, "não existe a Operação Tartaruga, e sim algumas lideranças insatisfeitas, futuros candidatos que querem prejudicar a Polícia Militar e o nosso povo". (sic).

Mas ontem mesmo, logo após as declarações do governador, foi postada nas redes sociais um texto que aterrorizou até mesmo a nossa equipe do blog. E diante da gravidade do seu conteúdo, e sem querermos acreditar, ouvimos a Casa Militar, o GDF e o deputado distrital Patrício. Personagens citados na mensagem divulgada.

Na postagem, a afirmação era de que, por determinação do Palácio do Planalto, diversas autoridades do governo, teriam que por em prática, e com base no Regulamento Disciplinar do exército (RDE), a punição dos policiais militares que participassem do movimento denominado "Operação Tartaruga."

O texto provocou revolta entre policiais que a ela tiveram acesso. O mesmo texto foi enviado ao blog, nele há o relato de uma suposta reunião e dela teriam participado o governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz, o comandante geral da PM Cel. Anderson, o chefe da Casa Militar Cel. Leão, o deputado distrital Patrício e outros oficiais da PMDF. Informa o texto que as supostas ordens teriam sido dadas pela presidenta da República Dilma Rousseff, para que qualquer policial militar que apoiasse ou estivesse no movimento Operação Tartaruga, teria que ser sumariamente punido de forma exemplar, inclusive com EXPULSÃO. 

Se pronunciaram a Casa Militar do Distrito Federal, o deputado distrital Patrício e a Secretaria de Comunicação do GDF. 

Não há no texto postado na internet a identificação do autor, que foi desmentido pelas autoridades ouvidas pelo blog:

Há na suposta determinação, a ordem para que o CI e a corregedoria da PM monitorem, filmem, gravem, tudo e a todos, e que todos os casos sejam levados à Justiça Militar para que sejam tomadas todas as medidas cabíveis. Nas determinações, uma forte ameaça: ”que não sendo revertida a situação de insatisfação da tropa pela força do RDE, as Forças Armadas estarão prontas e de prontidão com seus oficiais generais, para que se façam valer a lei.”

A Casa Militar do Distrito Federal, através do Cel. Rogério Leão ao blog respondeu que:

"Nunca houve qualquer determinação da área federal ou por parte do GDF nesse sentido. Não houve qualquer reunião entre o GDF e o Governo Federal, muito menos qualquer assunto foi tratado com a Presidenta Dilma, mesmo porque os assuntos tratados anteriormente junto ao Governo Federal via Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão foram acatados inteiramente.  O post é mais uma informação inverídica e apócrifa, digna daquelas pessoas que covardemente pouco acrescentam as atividades desenvolvidas através do diálogo e construção. Atitudes como essas, são dignas de apuração pelos órgãos competentes, inclusive PCDF, pois atinge a honra de pessoas que buscam o diálogo." 

E finalizou,  "vamos investigar, esse post sim, principalmente por envolver autoridade federais e distritais de forma despropositada e mentirosa. Já pedi para fazer um levantamento em todas as redes, visando buscar o inicio da postagem. ”

Já o secretário de comunicação André Duda, informou ao blog que, "o governador Agnelo Queiroz se sente envergonhado com a forma usada por alguém que sequer põe a cara a público para fazer critica, e tenta usar do anonimato pelas redes sociais, jogando uma corporação honrosa como é a Policia Militar do Distrito Federal contra o governo."

O deputado Patrício disse que está buscando o entendimento e atendimento dos anseios da Policia e dos Bombeiros Militares do Distrito Federal, e que abomina o jogo baixo que alguns usam na tentativa de jogá-lo contra as duas corporações.

A avaliação do blog é de que, enquanto o GDF não se propuser a sentar à mesa para demonstrar aos policiais e bombeiros militares a sua incapacidade financeira para cumprir todas as 13 promessas feitas na campanha de 2010, os integrantes da Polícia e do Bombeiro Militares terão profissionais desmotivados, e consequentemente uma população assustada, assistindo o aumento da criminalidade, e com bandidos agindo livremente.

Não adianta esconder para debaixo do tapete, o que está visível a olho nú. A "Operação Tartaruga" ou "Operação Legalidade" como é chamada por alguns, é uma realidade. Ela é a única forma que os militares encontraram para cobrarem o que lhes foi prometido em 2010. O radicalismo por parte do Executivo, não será o caminho para resolver essa crise que perdura desde 2012, que lenta e gradativamente, chega a proporções jamais imaginadas. 

Com relação ao texto publicado nas redes sociais, só o futuro dirá se tem fundamento o seu conteúdo.
Fonte: Redação - 22/01/2014
Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

12 comentários

  1. SINDPEN-DF COMUNICA A CONCESSÃO DO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE AOS AGEPENS-DF LOTADOS NA DPOE
    janeiro 21, 2014 10:55 am by: Cláudio Eduardo

    O Presidente do SINDPEN-DF, Leandro Allan, tem a satisfação de comunicar que o pagamento do ADICIONAL DE INSALUBRIDADE foi concedido – conforme se observa no contracheque 01/2014 – aos AGEPENS-DF lotados na DPOE.

    O Secretário-Geral do SINDPEN-DF, Wesley Bastos, sente-se honrado por fazer parte dessa conquista, e assim destaca o caminho percorrido: “Foram muitas idas e vindas. Quase que diariamente, compareci ao RH da Secretaria de Segurança Pública para obter a documentação que comporia o Mandado de Segurança destinado a buscar o pagamento do adicional de insalubridade aos colegas da DPOE. Diversas vezes, eu e alguns Diretores do SINDPEN-DF fomos à Vara de Fazenda Pública solicitar ao Dr. Álvaro Ciarlini que desse celeridade ao MS. À SEAP e SESIPE foi solicitada a regulamentação do adicional. A caminhada foi longa, e agora a vitória chegou, valorizando os Agentes de Atividades Penitenciárias pertencentes à DPOE”.

    “Essa vitória foi fruto de uma incansável luta dos Diretores do SINDPEN-DF, e a concessão desse adicional representa a concretude da justiça e a valorização de um grupo de Agentes que devem ter sua singularidade representada não pela desigualdade financeira, mas pela importância da especificidade e técnica de suas atribuições funcionais, indispensáveis à ordem e à paz no Sistema Penitenciário”, afirmou o Presidente Leandro Allan. Ainda de acordo com o Presidente, o próximo passo é buscar o pagamento retroativo do adicional de insalubridade.

    Finalmente, o Presidente Leandro Allan agradece ao corpo jurídico do SINDPEN-DF, que brilhantemente se dedicou à questão, e a todos os Agentes de Atividades Penitenciárias, em especial aos lotados na DPOE, por terem confiado na atuação do Sindicato e fortalecido as lutas da Família AGEPEN-DF.

    ResponderExcluir
  2. Se Agnelo for reeleito, ele vai fazer a reestruturação e vai dar um reajuste muito bom só para os Militares.

    ResponderExcluir
  3. ARRUDA, ARRUDA, ARRUDA, ARRUDA, ARRUDA, ARRUDA, ARRUDA, ARRUDA, ARRUDA, ARRUDA, ARRUDA, ARRUDA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá bom, então eu devo votar num ladrão incompetente, que foi o único que saiu preso, de camburão, só porque tô com raivinha do PT?
      fala sério, meu irmão.
      É a mesma coisa que dar dinheiro pro Genoíno pagar a multa por roubar meu dinheiro, meu não, nosso.
      Ou todo mundo predeu a noção das coisas ou eu tô doido.
      Não tô entendendo mais nada.
      Todo mundo defendendo bandido?
      Será que é porque todos pensam que só pode roubar se me der um pouco?
      Que vergonha!
      Tô com vergonha de Deus por ter feito o humano com capacidade de pensar e essa capacidade só é usada pra o mal, para o roubo. E outros são idiotas e nem usam essa capacidade.

      Excluir
    2. Não acredito Arruda fez plano de carreira deu aumento salarial digno e ainda risco de vida de R$ 1.000,00, e tem gente que acha pouco; sabe de uma esses Policiais retardados tem é que pastar mesmo. VIVA ARRUDA, ARRUDA.

      Excluir
  4. EVITAR QUE OS CRIMES ACONTEÇAM. SÓ ISSO JÁ É MAIS DO QUE SUFICIENTE. A POLÍCIA MILITAR NÃO PRECISA AUMENTAR O SEU EFETIVO, PRECISA ESPECIALIZAR O SEU PESSOAL. O QUADRO PRECISA MUDAR PARA AUDITORES FISCAIS DA SEGURANÇA PÚBLICA. OS OUTROS ÓRGÃOS TAIS COMO O DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO, O IBAMA, A PCDF E OS OFICIAIS DA PMDF É QUE PRECISAM REALIZAR MELHOR AS SUAS RESPECTIVAS FUNÇÕES. AS PRAÇAS DA POLÍCIA MILITAR TRABALHAM POR TODAS ESSAS CATEGORIAS CITADAS AÍ. SÃO MÃO DE OBRA GENÉRICA E BARATA. VAMOS ACORDAR PESSOAL. EVITAR QUE OS CRIMES ACONTEÇAM JÁ É UMA FUNÇÃO MUITO DIFÍCIL PRA FICAR ACUMULANDO OUTRAS.
    Charlie Bravo de 2003

    ResponderExcluir
  5. Uma coisa esta bem clara e evidente entre nós polícias militares e bombeiros, quanto mais formos precionados e ameaçados menos iremos produzir. E emquanto isso o governo finge que nos paga e nós fingimos que trabalhamos. O caos esta tomando conta do DF.

    ResponderExcluir
  6. Assaltantes armados levam R$ 100 mil e armas dos vigilantes de posto do BRB
    Posto de atendimento fica próximo à Caesb, no SIA

    Publicação: 22/01/2014 10:23 Atualização: 22/01/2014 13:44
    Um posto de atendimento do Banco de Brasília (BRB) foi assaltado na manhã desta quarta-feira (22/1). Segundo a Polícia Militar, pelo menos dois homens armados participaram da ação. Os suspeitos fugiram levando cerca de R$ 100 mil. Antes da fuga, os assaltantes levaram dinheiro e as armas dos vigilantes. O posto fica próximo ao edifício da Companhia de Saneamento Básico do Distrito Federal (Caesb), no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).

    Leia mais notícias em Cidades

    A dupla de assaltantes teria abordado o gerente e o tesoureiro do banco no momento em que eles entravam no estabelecimento. Do lado de dentro, uma faxineira e os dois seguranças também ficaram reféns dos suspeitos, que obrigaram o tesoureiro abrir o cofre.

    O caso foi registrado na 8ª Delegacia de Polícia (SIA), mas deve ser transferido para o Departamento de Repressão contra Roubos e Furtos (DRF).

    Com informações de Mara Puljiz e kelly Almeida

    ResponderExcluir
  7. O Deputado Patrício tá buscando o entendimento? Ahhhh bom. Então tá tranquilo. Eu penso o seguinte, eu acho que o PT deve impor o medo para fazer imperar sua vontade de beneficiar o DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO e as pracinhas da Polícia Militar tem mais é que trabalhar mesmo. Alguém tem que trabalhar se não não vai pra frente. Já imaginou se o DETRAN, A PCDF, OS OFICIAIS DA PMDF, O IBAMA, E OUTROS TIVEREM QUE TRABALHAR? QUEM ABORDA, QUEM POLICIA, QUEM PRENDE, QUEM VIBRA SÃO AS PRAÇAS DA POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL. O RESTO FICA AÍ ATRÁS DE UMA MESA COM O CHARLIE NA MÃO, COMO DIZ O CANTOR. O GDF DIZ QUE ESTÁ COM DIFICULDADES FINANCEIRAS E PROMOVE UMA CATEGORIA A AUDITOR PRA GANHAR 19 MIL E AO ATENDER O TELEFONE PASSAR A BOLA PRA OUTRA CATEGORIA? (BPTRAN). QUEM NÃO VIU O VÍDEO PODE VER: http://www.youtube.com/watch?v=WrXZ78fZV-A TÁ NO YOUTUBE. DETRAN DIZ: FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO É COM O BPTRAN (PMDF). O DETRAN É DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO. AGORA, QUE PAÍS É ESSE CUJO O REPRESENTANTE DO ESTADO, NO CASO O POLICIAL MILITAR, TEM QUE GANHAR MENOS DO QUE OS OUTROS? QUEM USA TÉCNICAS INTERNACIONAIS DE ABORDAGEM, QUEM FALA OUTRAS LÍNGUAS PRA ATENDER OS ESTRANGEIROS, QUEM PRECISA DOMINAR TÉCNICAS DE GUERRILHA URBANA PRA COMBATER O CRIME CADA VEZ MAIS OUSADO E ORGANIZADO? EU DIGO E REPITO: PT NUNCA MAIS. EU VOTO EM QUEM EU QUISER E TENHO LIBERDADE DE EXPRESSÃO PRA DIZER ISSO AQUI.

    ResponderExcluir
  8. Patrício..mas quem é Patrício??? esse covarde,sequer,deveria falar algo que fosse direcionado a nós,Praças PMDF e BMDF.

    sgt com casco de tartaruga.

    ResponderExcluir
  9. Tinhamos que colocar faixas, chamando a Presidente Dilma na responsabilidade, pois o governo federal é responsável pelas policias e bombeiro no DF. O Agnelo não manda nada.

    https://sistema.planalto.gov.br/falepr2/index.php?utm_campaign=Mensal.Agosto_Twitter_Portal.Brasil_Reply_Proposta.Fale.Com.A.Presidenta&utm_medium=Reply&utm_source=Twitter&utm_content=Mensal.Agosto&utm_term=Portal.Brasil_Proposta.Fale.Com.A.Presidenta

    ResponderExcluir
  10. Todas as categorias tiveram reajustes gordos e pomposos ,,,do DETRAN (abelhinhas) passando pelo DER,,,SLU!!!! incrível,,,AGENTES PENITENCIÁRIOS,,,até os SEGURANÇAS DO METRÔ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!,,Estamos recebendo uma mixaria ,,menos do que todos ai em cima!!!!!!!!!!!! Isso não pode continuar,,,e vou ser franco a vocês camaradas de farda,,se não houver mudanças,,,infelizmente<<<,como meu sonho era e sempre foi ser policial>>>> como sou novinho na PMDF,,,repito!!! se não houver mudanças ,,e mudanças das boas,,,irei simplesmente usar o meu tempo da operação tartaruga e estudar para passar na PF ou PCDF,,simples assim!!!! Não vou ficar servindo de carga para essas malfadadas carreiras,,sendo escravo do RDE,,,e pior ainda ,,de um governo mentiroso e ingrato ,,cuja população não vê o serviço que realizamos,,,2014 terá muitos concursos para a área policial,,,se não unificar,,,através da PEC 51,,,sinto muito mais esse será o meu caminho ,,,e os concito a fazerem o mesmo ,,,,,
    SD NOVINHO

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.