24 C
pt-BR

Policiais militares se sentem escravizados no trabalho, diz pesquisa.

Tese de doutorado revela que estrutura militarizada é propícia para problemas nas relações com superiores
Policiais que se consideram tratados como escravos ou prisioneiros, trabalhando sob constante pressão e a base de calmantes. É esse o cenário a que muitos PMs estão submetidos em seu dia a dia e que aparece retratado na tese de doutorado da socióloga e pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da USP (Universidade de São Paulo) Viviane de Oliveira Cubas.
Para o trabalho, apresentado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), ela entrevistou 15 policiais e analisou as queixas registradas na Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo entre 2006 e 2011. Neste período, foram 1.716 denúncias feitas somente por policiais, sendo que 95,7% do total são reclamações de integrantes da Polícia Militar e apenas 4,1% da Polícia Civil.
A explicação para a diferença no número de queixas de seus integrantes pode estar no fato de uma corporação ser militarizada, e a outra não. “Os números mostram o quanto essa estrutura acaba propiciando relações bastante tensas entre os policiais”, explica Viviane.
O resultado da análise comprova o problema de tratamento que existe entre subordinados e chefes na Polícia Militar. Cerca de 80% das queixas tratam de “problemas nas relações de trabalho” e quase metade (39,5%) se refere apenas a assédio moral ou escalas de trabalho.
Nas denúncias de abuso, por exemplo, a maior parte é contra oficiais superiores hierarquicamente. “O que dá pra dizer é que todo superior, a partir do momento que tem um pouco mais de poder, abre brecha para exercer força sobre subordinados”, argumenta.
Os abusos
Dentre as queixas as quais a socióloga teve acesso, há uma, por exemplo, que relata as metas para prisões em flagrante estabelecidas por um comandante que, quando não cumpridas, resultavam na transferência de policiais ou em banhos com água fria e fardados. A denúncia informa ainda que quatro policiais contraíram pneumonia por conta do castigo. Em outra, um oficial relata que, como forma de punição, um major teria obrigado os policiais a pular em uma lagoa com barro e excrementos de animais.
Sobre as escalas, as reclamações normalmente são de sobrecarga nos horários de trabalho. Por várias vezes, os policiais enfatizam cansaço físico e mental após várias horas ininterruptas em serviço, o que aumenta as possibilidades de erros ou agressividade contra cidadãos.
Há denúncias em que policiais alertam para a possibilidade de colegas serem violentos com seus superiores. Em dois casos extremos, um policial teria disparado um tiro dentro de uma base da Polícia, devido ao excesso de trabalho, e, em outro, oficiais teriam presenciado um colega apontar a arma para a própria cabeça.
Muitas vezes, o estresse é provocado pelos próprios superiores. A pesquisadora cita uma denúncia na qual um major e um capitão tinham escalado a tropa para trabalhar na segurança das estações do metrô, entre 9h e 22h, sem meios de comunicação, sem autorização para almoçar, beber água ou ir ao banheiro, além de terem colocado um oficial para vigiar, com a possibilidade de puni-los caso desobedecessem às ordens.
Questões emocionais
Na fase em que entrevistou policiais, a pesquisadora abordou a questão dos desvios de conduta, como uso excessivo da força e corrupção. Apesar de os PMs condenarem veemente este tipo de comportamento, a maioria dos que aceitaram participar do estudo viu problemas emocionais - não de caráter ou treinamento.
“Eles entendem que neste tipo de situação o policial saiu do seu controle por questões emocionais. Isso foi um pouco surpresa para mim. Achei que eles tivessem outra percepção disso. Qual a estrutura que os policias recebem para manter o controle emocional? Isso não aparece na fala dos PMs. Parece que a instituição cumpre seu papel. Acho que eles não se dão conta disso”, opina Viviane.
A pesquisa não abordou como os abusos, a carga de trabalho e a infraestrutura influenciam na conduta do PMs durante o policiamento ostensivo, mas, na opinião da acadêmica, os números e os depoimentos podem ser sinais disso. “Isso é uma coisa que surgiu e que tenho vontade de estudar. O quanto esse modelo de tratamento, muitas vezes desumano, desigual e autoritário vai refletir do batalhão para fora? Se internamente eles trabalham numa ótica em que não são iguais, sempre alguém vai estar acima de alguém, como isso vai refletir depois na rua para a garantia de direitos de igualdade? Como desse jeito eles toleram quem questiona a atitude deles? Não é uma coisa que explorei, não estou afirmando, mas é muito provável que isso vá para fora dos batalhões”, conclui.
Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

20 comentários

  1. Pessoal quero saber uma coisa. Entrei na polícia quando não se exegia escolaridade alta, muito menos prova de redação, naquela época não se dava importância para isso. Já sou antigão. Será que se aprovar essa PEC 51 tenho chance de sair oficial/delegado? sabem como vai ser os critérios? Vai ser por antiguidade ou indicação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RAPAZ ESCRAVIZADOS, HUMILHADOS MAL REMUNERADOS ETC ETC ETC

      MUITOS ESCONDEM AS FARSAS AOS SERVIÇOS PRESTADOS PELOS POLICIAIS MILITARES COM LEVANTAMENTOS ENGANOSOS E APRESENTADOS PELA MÍDIA

      INFORMANDO A SOCIEDADE DE QUE ESTA TUDO NORMAL E DENTRO DOS PARÂMETROS DE CRIMINALIDADE

      SÓ PARA ALGUNS ENTENDIDOS NO ASSUNTO DE SEGURANÇA PÚBLICA SOBRE ESTES POSTOS POLICIAIS QUE HERDAMOS DO MALDITO GOVERNO ANTERIOR A ESTE

      FICO COM VERGONHA, ME SINTO UM LIXO QUANDO ESTOU TRABALHANDO EM UM DELES

      POIS TODOS PRINCIPALMENTE AOS DA CIDADE SATÉLITE DE CEILÂNDIA ESTÃO SE DETERIORANDO COM TODO TIPO INFESTAÇÃO RATOS, INSETOS SEM FALAR NA FALTA DE HIGIENE DE TODOS ESTES

      CERTA VEZ UMA SENHORA ME PEDIU PARA USAR A UM DOS BANHEIROS DESTES PCS COMO SÃO CHAMADOS PEDIR EDUCADAMENTE PARA ELA ME ACOMPANHASSE E VER A REALIDADE E CONDIÇÕES DE USO DO BANHEIRO ELA SAIU COM ÂNSIA DE VÔMITOS E ME PEDIU DESCULPA PELA SITUAÇÃO A QUE SOMOS OBRIGADOS A TRABALHAR DIUTURNAMENTE

      AINDA ASSIM VEM A HIPOCRISIA DA MÍDIA INFORMANDO DE QUE ESTES MONTES DE LIXO ESTÃO FECHADOS MOSTREM A REALIDADE COVARDES................................................

      POLICIAIS DIA 13 DE NOVEMBRO FAÇA CHUVA FAÇA SOL VAMOS MOSTRAR MAIS UMA VEZ DE QUE NÃO AGUENTAMOS MAIS A ENGANAÇÃO DESTE GOVERNO

      SLOGAN APÓS A ASSEMBLEIA

      PT NUNCA MAIS

      Excluir
    2. É brincadeira...................................

      Excluir
    3. REFORMADO SIM MAIS PUTO COM ESSE DESGOVERNOsexta-feira, 08 novembro, 2013

      meu prezado camarada,infelismente se voçe fosse graduado em direito ou outra qualquer uma coisa e certa,vamos ser simples pelo que endendi vc ja deve estar pronto para a reforma,não melhor e sair com saude e pense duas vezes vc vai perder de qualquer maneira ,e sair meu amigo foi o que eu fiz enão me arrependo.
      BOA SORTE NA SUA NOVA JORNADA A POLICIA NÃO MERECE SEU RESPEITO.

      Excluir
  2. 2016 para frente quem sabe pode ter algum aumento ou mesmo reestruturação para as duas corporações.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente é por aí mesmo... o policial militar é um escravo do sistema, e este é controlado por administradores incompetentes que só pensam mesmo no seu bem estar e o resto da tropa junto com a população que se exploda. Quando nossos administradores agem é apenas para dar alguma resposta à mídia ou apenas para aparecer para o "chefinho", pois fazendo isso seu conceito aumenta.

    O policial militar é o escravo moderno, preso por um regulamento arcaico, que fere a constituição, e manipulado ao bel prazer dos superiores. Muitos são os desmandos que acontecem encoberto por uma falsa moral ou legalidade, mas não se questiona ato superior. Mesmo assim vez por outra aparece um "questionador", mas o sistema encarrega-se de calar sua boca, seja por qual meio for.

    Mas as coisas estão mudando... e tem muito estrela com medo de perder o poder de imperador e já começa a questionar a moralidade da PEC51. É aquela velha conversa de sempre: vamos para vala comum, vamos ter que trabalhar mais anos ou vamos receber menos quando aposentar. Sinceramente?! A categoria já sofre isso, e para quem tá na merda peido é perfume.


    ResponderExcluir
  4. O comentário de 16:37, por favor Halk pra que publicar essa idiotice o blog e acessado por muita gente que não faz parte do ciclo de praças PM/BM faça como o POLIGLOTA,, publique apenas algo que realmente tenha relevância.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom nossa operação legalidade, agora a pouco no DF alerta, o GTOP do gama mostrou serviço abordando muitas e muitas pessoas, o BPtran realizou a apreensão de mais de 20 carros na manhã de hoje, no hospital santa marta duas viaturas da PM indo apoiar a civil para prender o ex-administrador de taguatinga.
    E isto ai vamos continuar assim, fazendo o trabalho dos outros enquanto os TECpen ganham 7 mil, assistente social do caje 7 mil, detran 8 mil, policial civil 8 mil, DER 7 mil e soldado da PM R$ 4,200 final de carreira como ST ganhando 7 mil, se não lutarmos juntos iremos morrer sozinhos.

    ResponderExcluir
  6. O fundo constitucional foi criado para subsidiar as polícias e depois foi estendida em segundo plano a saúde e educação, se essa bosta não vem para gente uma boa campanha seria IRMOS EM CARREATA ATÉ A DILMA E DEVOLVER A ELA SIMBOLICAMENTE ESTE FUNDO INÚTIL e dar um recando para os outros Estados "quem quiser vem aqui e peça para sí”.

    ResponderExcluir
  7. Se todos os Praças se conscientizassem da real situação que está ocorrendo, já teríamos sido ouvidos. Mas, como ainda temos aqueles que são analfabetos políticos e preferem ficar na zona de conforto sem querer lutar, continuaremos escravos e palhaços de um governo de mesaleiros. PT NUNCA MAIS.......... Praça com 25 anos de serviço.

    ResponderExcluir
  8. Somente os Policias militares trabalham sem ganhar hora extra.E isso os promotores,a justiça. a sociedade,o governo do partido dos TRABALHADORES, ..não enxergam.

    Escravidão moderna é regra existe nas Policias militares

    ResponderExcluir
  9. Qdo se passa num concurso da Policia Militar, logo vem a seguinte afirmativa: "Estabilidade no emprego"; "Serviço Público"; dai vc pensa , nossa uma ótima, mas vc nunca se imagina que irá a partir da posse e início do Curso de Formação sua vida mudará, mudará para melhor, talvéz em questões salariais,, talvez, mas o que realmente irá mudar é que se tornando Militar, terá a partir daquele momento rasgado a nossa Carta Magna na sua frete e vc nda poderá fazer, vc terá direito e nada poderá fazer, vc terá direito a horas extras e nada farão por vc, vc terá direito a Adicional Noturno e nada irão fazer por vc, enfim, e qdo vc fizer algo errado lhe apresentaram o Regulamento Disciplinar do Exército, arcáido e utilizado para punir recrutas do Exército , os famosos Conscritos e lhe punirão, dizendo, vc terá Direito de Defesa, rsss que de nada adiantará, pois o RDE é totalmente articulado para punir e nunca para promover, merecer e melhorar a alta estima dos Militares , ditadura disfarçada, issso sim. Dai um dia vc verá, poxa, tenho direito a tirar Serviço Voluntário, mas te obrigam a tirar o serviço voluntário , mas não é voluntário, rss. Sim, mas se vc não for, irá de graça mesmo, conhecido como 0800. Ditadura disfarçada, só ficam na PM os que já estão por la a anos e nao tem outra fonte de renda, senão acho que 90 do efetivo, principalmente praças pediam para sair e arrumar coisa melhor para se ganhar o sustento das famílias. Obrigado. Um Desabafo.

    ResponderExcluir
  10. Parabens aos servidores do detran que recebem um salario descente,parabens tambem aos nossos policiais vibradores,porque tambem recebem um salario descente,ja que se contentam em ser remunerados com tapinhas nas costas dos comandantes.Alias tapinhas nas costas que não causam impacto financeiros nos cofres do GDF muito menos nos cofres do governo federal,não causam problemas de responsabilidade fiscal e esse tipo de pagamento sempre vai ter de sobra nos caixas do GDF afinal são tantos comandantes aqui no DF e cada um com um caixa abarrotado destes precioso recurso,sem limite de uso.Parabens aos nossos boboes vibradores que continue sempre assim nosso governador agradece.

    ResponderExcluir
  11. Administradores incompetentes, Você disse tudo esses Coroneis ainda encistem em cometer arbitrariedade vejam só uma comandante fraca do 1ºBPM ESCALANDO os policiais de folga para responder Questionário em uma universidade particular na asa norte. isso e inclível mais ainda existe.

    ResponderExcluir
  12. PUTS ,DEU NO DFTV ,UM POLICIAL MILITAR TENTOU FRAUDAR O CONCURSO DA PCDF

    ResponderExcluir
  13. Eu tambem estou querendo saber se vai dar pra apozentar delegado com essa PEC 51. Eu acho que nós antigao merecemos reformar com esse posto, seria muito importante pra auta estima do policial militar, que tanto trabalhou pela sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. reformar com esse "posto" de delegado? apozentar com "Z" ? AÍ FICA DIFÍCIL COMPANHEIRO...

      Excluir
  14. Eu acho que tem que ser por indicasão, e deixo meu recado os outros praças, ache um oficial pra dirigir pra ele, abrir portas e levar o filho pro colégio, é a milhor forma pra ser promovido. Estou torcendo muito pra essa PEC 51 ser aprovada, tenho certeza que consigo reformar delegado. Iria ser um grande insentivo pros praças, que tanto fazem pra sosiedade do DF.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.