24 C
pt-BR

Para coronel da PMDF, unificar as polícias seria como misturar "água e azeite"

Francisco Niño participou de debate na Câmara dos Deputados

Da Agência Câmara
Policiais Federais participaram de debate sobre a chamada "PEC da Paz"Lia de Paula/Agência Senado
Para o coronel Francisco Niño, diretor de Apoio Logístico e Finanças da Polícia Militar do DF, unificar as polícias "será como água e azeite". Ele participou de debate na Comissão Especial de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, nesta semana, para discutir o assunto. O diretor diz que considera a ideia "boa, em si", mas não vê como conjugar estruturas salariais, culturas e organizações tão díspares.
Para agentes e escrivães da Polícia Federal, a aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 51, apelidada por eles de PEC da Paz, aproximará o aparato policial da sociedade, ao unificar as ações da PF (Polícia Federal), da Polícia Militar e da Civil e colocar a prevenção ao crime e a investigação num "ciclo completo". Oficiais da Polícia Militar duvidam que essa instituições possam um dia se juntar de fato.

Enquanto o senador Lindbergh Faria (PT-RJ), autor da PEC 51, vê a desmilitarização da PM como uma vantagem, por evitar as arbitrariedades do Código Penal Militar sobre os soldados e humanizar o contato com os cidadãos, Niño teme as consequências dessa mudança numa instituição que tem origem no Século XIX. Uma delas seria a formação de um contingente de 700 a 800 mil profissionais armado e com direito a fazer greve.

Para o coronel Marcos Matias, diretor de Ensino e Especialização da PM do DF, a estruturação do poder numa polícia una é outra dificuldade.

— Quando se integra, naturalmente há subordinação. É preciso saber se uma das instituições vai ser absorvida pela outra, ou se teremos uma nova instituição completamente distinta das que a formaram.

Niño vai direto ao ponto:

— Quem vai fazer o quê? Quem vai se submeter a quem?

Os dois oficiais também questionam a capacidade de o Estado bancar uma unificação que tem de levar, necessariamente, a aumentos salariais, já que a Polícia Civil e a Polícia Federal pagam salários melhores, e a PM não poderia entrar nessa nova organização como um quadro de segunda categoria. Outro obstáculo seriam as diferenças salariais entre as polícias militar e civil de estado para estado.


PM sobrecarregada

Para Niño, a PM trabalha todos os dias da semana, recebe os salários mais baixos e está sobrecarregada por causa do grande número de criminosos soltos. A Polícia Civil, observa, funciona com uma estrutura distorcida pelo quadro de pessoal aquém do necessário, opção que garantiria salários mais altos. E tem a produtividade afetada por conta das escalas de 24 horas de trabalho por 72 de folga.

Tanto Niño quanto  Matias reconhecem a insatisfação que há base da PM por causa do Código Penal Militar e pela ausência do direito de greve, que a civil exerceria numa zona legal cinzenta. Hoje, um policial pode ser preso simplesmente por chegar atrasado no quartel ou questionar uma ordem que não considere adequada. Até que ponto essa insatisfação poderia gerar um uma opinião pública favorável à desmilitarização dentro da própria PM, não se sabe.

O que os partidários da unificação defendem é que a parte do policiamento continue a cargo de servidores fardados, embora não sujeitos ao regime próprio de uma tropa reserva das Forças Armadas. Niño e Matias lembram que não haverá como dispensar unidades de ação aparelhadas para casos de grave perturbação da ordem pública. No entender deles, a PM já "avançou muito" em matéria de direitos humanos. Além disso, opera no limite do que lhe é ordenado pelos governos estaduais.
http://noticias.r7.com/distrito-federal/para-coronel-da-pmdf-unificar-as-policias-seria-como-misturar-agua-e-azeite-16112013

Comento: Olha só quem está nos "defendendo lá no SENADO!!!

Acorda meu povo!!!!

HALK
Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

32 comentários

  1. ESSES PILANTRAS SÓ QUEREM VIDA BOA E AINDA CHAMA A PM DE 2 CLASSE, SERA ESSES NOSSOS VERDADEIROS GESTORES, TOMA VERGONHA NA CARA SEUS MERDAS.

    ResponderExcluir
  2. ESSES PILANTRAS SÓ QUEREM VIDA BOA E AINDA CHAMA A PM DE 2 CLASSE, SERA ESSES NOSSOS VERDADEIROS GESTORES, TOMA VERGONHA NA CARA SEUS MERDAS.

    ResponderExcluir
  3. Hoje o Brasil amanheceu mais seguro, marginais foram tirados das ruas do país, alguns petistas foram presos e, hoje tem como endereço a penitenciaria da papuda, onde é o lugar deles e de muitos outros petistas.

    ResponderExcluir
  4. Só raça ruim já trabalhei com os 2 CEL, nenhum deles vale nada é por isso que foram escolhidos para representar a PMDF

    ResponderExcluir
  5. Depois quando a gente fala que a culpa da PM tá nesta situação é o oficial, ainda tem gente que acha rui. Porque o cara não vai lá com um discurso favorável a desmilitarização, é o desejo da maioria, os direitos dele já estão garantidos, não dá, ele tem que pensar apenas no seu umbigo e dane-se o resto.

    ResponderExcluir
  6. esse NINÓ E MATIAS SÃO DOIS FANFARRÕES! O QUE ELES ACHAM NÃO INTERESSA! É MELHOR PARA O POLICIAL E PARA A SOCIEDADE! ISSO QUE IMPORTA E PONTO FINAL! MELHORIAS PARA A FAMILIA POLICIAL MILITAR! CORONÉIS DEVERIAM SER EXTINTOS! SÃO HIPÓCRITAS E ULTRAPASSADOS

    ResponderExcluir
  7. Boa noite,
    Grande Halk saúde e paz a todos...
    Temos, desde 1809, uma policia voltada ao governo em desfavor da sociedade. As praças são a grande maioria condenadas por esse "DES"governo dos PeTralhas.
    Os piores salários do GDF e o grande financiador dos Auditores (rê rê rê rê) do departamento de trânsito (Quem era esse povo).
    Quem seremos.... Ouvidores da "IN"segurança pública, "Justiceiros e paladinos", ou nobres guerreiros dessa INseguraça pública???
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  8. Gente esqueçam a desmilitarização e a unificação das policias. Todo PM é militar, mas nem todo militar é PM.

    ResponderExcluir
  9. SABE QUANDO VÃO ACABAR COM A PM, NUNCA.

    ResponderExcluir
  10. O Coronel tá preocupado com greve e com PM se tornar um quadro de 2ª categoria.
    Com greve quem tem que se preocupar é o governo e fazer leis que a regulamentem, deixar de ser militar não vai fazer com que a gente deixe de cumprir as leis. Quanto a ser um quadro de 2ª categoria, eu não sei aonde eles pensam que estão, mas daqui de baixo eu vejo que eu e a maioria dos praças já somos considerados de 2ª categoria e se considerar o GDF somos de 3ª ou 4ª categoria.

    ResponderExcluir
  11. Pessoal, os praças nunca mais serão os mesmos, os coronéis podem fazer, dizer e opinar o que quiserem que não vai mudar a maneira de agir dos praças, quer vê os exemplos: As ditaduras dos países árabes, todas estão ruindo e seus tiranos punidos com a morte, o império do mal "URSS" demorou, mas caiu. E com esse pessoal novo, todos com nível superior, vocês acham que eles serão humilhados? Duvido.

    ResponderExcluir
  12. olha só o grau de comprometimento,que eles tem com a instituição Polícia Militar,e seus integrantes mandando dois oficiais para discutir,e desmilitarização,e reestruturação das policias,isso chega ser uma piada!os maiores interessados que tudo continue como estava,vão fazer ou falar alguma coisa contrario aos seus interesses.Chega de acharem que todos nós somos burros ou analfabetos e que não consigamos,diferenciar melão de melancia,ambas da mesma familia mas completamente diferentes.Senhor governador eu sei que o sr não queria deixar o GDF,mas não soube chamar para junto do sr,aqueles que realmente fazem a diferença,e por isso vai ter que deixar o Palácio do Buriti em 2014.Um grande abraço á todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda instituiçao tem os que mandam e os que obedecem,tu vai ser sempre o que obedece mane.

      Excluir
  13. Desde os anos 80 que ouço e vejo dizer que iam acabar com a PM ou unificar.

    ResponderExcluir
  14. quando penso em comando e comandados, não vejo ligação direta entre oficiais e praças, mas sim entre querer ou não servir, pois estou cansado de ouvir comando de oficial e no final faço o que deve ser feito de acordo com aquilo que mais vai me satisfazer e a sociedade. todos sabemos que estes caras acham que mandam em alguma coisa, mais na realidade são meros serviçais do governo que lutam para não perderem gratificações. o pensamento destes remanescentes do militarismo opressor, não tem competência para dizer nada a respeito do que é melhor para os policiais e para a sociedade, pois como já mencionei são meros serviçais mercenários.

    ResponderExcluir
  15. Não tem como acabar e só respeitar nossos direitos e fazer uma unificação em que uma só policia ira defender a todos NÓS SOCIEDADE. Vamos lutar juntos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sociedade esta se lichando para pm otario.

      Excluir
  16. Que comentário desprovido de inteligência esse de que a desmilitarização não ajudará nem nada,,a questão é que ter uma organização policial doutrinada na base militar como o exército,.gerá uma inversão de valores e de doutrinas,,poucos países do mundo ainda tem policias nesses moldes,,,por favor!!! vamos pensar ,,,temos políticos e oficias totalmente ignorantes que não veem isso!!! Essa mudança gerará melhorias e um melhor serviço prestado,,não irá se acabar com a policia militar,,mas sim ,,uma mudança de raciocínio ,,,de doutrina...

    ResponderExcluir
  17. A QUESTÃO NÃO É ACABAR COM A PM... É MUDAR ESSE SISTEMA FALIDO...A POLÍCIA É ETERNA ENQUANTO VIVERMOS EM SOCIEDADE.

    ResponderExcluir
  18. Esses dois coroneis sao umas bichonas...

    ResponderExcluir
  19. Nunca diga nunca! Pois o nunca só existe nessa tua cabeça de vento...

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde,
    O comentário desses dois coronéis é uma vergonha, na realidade eles querem que continue como está, pois eles estão mamando, e quem trabalha nas ruas e faz o serviço da PMDF os PRAÇAS só se lascam. A eles só interessa em quem vou mandar e mas nada.

    ResponderExcluir
  21. ALGUÉM AVISE PRA DILMA QUE O BRASIL IRÁ PERDER A CADEIRA DA ONU SIMPLESMENTE PORQUE DOIS CORONÉIS DA PMDF NÃO ACEITAM A UNIFICAÇÃO DAS POLÍCIAS NO BRASIL...KKKKKKK ESSES DOIS CORONÉIS, DA PMDF NIÑO E MATIAS SÃO DOIS COMÉDIAS MESMO VIU. ATÉ PARECE AUE SUAS OPINÕES VALEM ALGUMA COISA. CEL NIÑO E CEL MATIAS: PEGUEM SUAS VIOLAS COLOQUEM DEBAIXO DO BRAÇO E VÃO PRA RESERVA, POIS QUERENDO VCS OU NÃO, AS PLÍCIAS MILITARES DO BRASIL ESTÃO COM OS DIAS CONTADOS, E NÃO SÃO VCS QUE VÃO IMPEDIR NÃO.

    ResponderExcluir
  22. Anônimo18 de novembro de 2013 16:17
    Anônimo18 de novembro de 2013 14:00
    UMA COISA QUE ACHO BASTANTE ESTRANHO E O DESCONFORTO QUE ALGUNS SENTEM (PRINCIPALMENTE DE OFICIAIS MAIS ANTIGOS OU ATÉ MAIS RECRUTAS) QUANDO FALAMOS DE CARREIRA/INGRESSO ÚNICA?? POIS SINCERAMENTE, EU ACHO UM TREM TÃO NORMAL, QUE INCLUSIVE A PRÓPRIA HISTÓRIA ESTÁ AI PRA CONTAR.. VAMOS AO EXEMPLO:

    "<<>>."

    FONTE: http://www.eb.mil.br/osorio-cavalaria

    "<<>>."

    FONTE: http://www.eb.mil.br/sampaio-infantaria

    "<<>>."

    FONTE: http://www.eb.mil.br/antonio-joao-quadro-auxiliar-de-oficiais

    OU SEJA, JÁ EXISTIA!! PORÉM, O GRANDE DIFERENCIAL ERA JUSTAMENTE O GRANDE DETALHE QUE É FAVORECER AQUELES QUE DE FATO FAZEM POR MERECER!! E NÃO, BOA PARTE DOS ÚLTIMOS QUE ENTRARAM PELA JANELA (ANTIGOS R2, QUE TODOS NÓS SABEMOS NÃO PASSARAM POR NENHUMA PROVA A NÃO SER DE QI) E HOJE FAZEM O QUE QUEREM, E PIOR.. FAZEM EXTENSÃO DE SEUS QUINTAIS, COM COMANDOS MUITO A BAIXO DA MÉDIA!! RESULTADO, NOSSA INSTITUIÇÃO QUERENDO OU NÃO É REFLEXO DESSES COMANDOS FRACOS!! PORTANTO, É IMPORTANTE "SIM" TERMOS UMA CARREIRA COMPLETA.. NO ENTANTO, DEVEMOS FAVORECER PRINCIPALMENTE AQUELES QUE DE FATO FAZEM POR ONDE!! E NÃO O QUE VEMOS HOJE, DIVERSOS COMANDOS POR MERA ATRIBUIÇÃO FUNCIONAL E NADA VEZES NADA DE INTELECTUAL.

    NOVINHUUU

    Anônimo18 de novembro de 2013 14:57
    NUM SEI DO PORQUE NÃO FOI??

    OSORIO: De praça do Exército Imperial aos quinze anos de idade, galga todos os postos da hierarquia militar de sua época, mercê dos atributos de soldado que o consagram como "O Legendário".

    SAMPAIO: Foi Praça em 1830; Alferes em 1839; Tenente em 1839; Capitão em 1843; Major em 1852; Tenente-Coronel em 1855; Coronel em 1861 e Brigadeiro em 1865.

    ANTONIO JOÃO: Nascido na vila de Poconé, Província de Mato Grosso, em 24 de novembro de 1823, Antônio João ingressou na Força, como soldado voluntário, em 06 de março de 1841. Forjou seu caráter e desenvolveu seu acentuado valor profissional no dia-a-dia da caserna, galgando as graduações de cabo e sargento. Pelos indiscutíveis méritos evidenciados ao longo da carreira, atingiu o oficialato, sendo promovido a 1º tenente em 02 de dezembro de 1860 e comissionado como comandante da Colônia Militar de Dourados, à frente da qual viria a falecer quatro anos e 27 dias mais tarde.

    TRECHOS DA HISTÓRIA QUE COMPROVAM QUE A CARREIA/INGRESSO ÚNICO NÃO SÃO TEMAS ATUAIS, É SIM RETOMAM AO PASSADO QUANDO MERECIMENTO, MÉRITO E OUTRAS QUALIDADES DESSE PORTE TINHAM OUTROS SIGNIFICADOS!! VISTO QUE HOJE, O QUE REINOU POR MUITO TEMPO FOI O MERO "QI". LOGO, OS ATUAIS SE BORRAM TODOS PORQUE NÃO SÃO CAPAZES DE CONQUISTAR TAIS MEIOS SEM O QI.. É TUDO NO MIGUER!!

    NOVINHUUU

    ResponderExcluir
  23. Realmente,água que representa os praças e azeite que representa os oficiais,que não querem perder suas pompas e regalias.

    Se esse sistema fosse interessante nas polícias,existiria no mundo desenvolvido.
    Será que a PF e PCS gostariam de se tornar militares,para gozarem de todas as " maravilhosas" benesses que os Praças gozam??? Porque só os oficiais defendem essa aberração???? Qual a vantagem de ser um cidadão desprovido de direitos dos mais simples???? Qual a vantagem de estar submetido a um sistema onde se vai para cadeia por um simples atraso???? Porque só o militar trabalha de graça no sua hora de folga??? Porque só o militar,no universo do sistema de trabalho,nào tem carga horária estabelecida em lei???Porque no militarismo,somente a parte privilegiada de cima chega ao topo da carreira,enquanto a parte de baixo sai no tapa para chagar ao menos na metade da carreira ?? Porque o salário pago aos militares,seja das forças armadas ou PMs,são,sem exceção,menores que todas as outras carreiras do serviço público estadual,distrital e federal...em se falando dos PRAÇAS.????? Será que se não estivéssemos sob a égide de um regulamento HITLERIANO - RDE,estaríamos nessa condição de fazer dó???


    Com a resposta o Cel Nino e Matias.Esse Coronel justificou muito bem o que é de interesse deles,os oficiais. Tenha vergonha,Coronel.


    Cabo QOPM,cansado de ser escravo.

    ResponderExcluir
  24. Levar dois Oficiais para representar todos o universo de militares,inclusive os prejudicados Praças,para tecer opinião sobre a PEC 51,seria o mesmo que ter levado os senhores de engenho para uma audiência com a princesa Isabel,para esses tecerem comentários a respeito da abolição da escravatura,enquanto isso não era de interesse deles. Parece não!!! É um teatro para idiotas acreditarem que a coisa é séria.


    O certo agora era chamar dois Praças para tecerem comentários a respeito do dia dia e das mazelas do que acontece atrás da cortina de ferro.

    73 milhões.

    ResponderExcluir
  25. Desmilitarização e Unificação das forças policiais é mais do que uma Relidade!!! Acordem gente. A PM vai acabar sim... Se Deus quiser só usaremos o P.... o M que va pra onde quiser!!!!!

    E que venha a PEC 51!

    ResponderExcluir
  26. Ja tem estudo para unificar as forças armadas (exercito-marinha-força area) numa organização unica como no canada. Portanto unificar as policias e muito mais facil....

    ResponderExcluir
  27. Dois coronéis, retrógrados e alienados com esse militarismo demente, defendem esse sistema falido e arcaico que privilegia somente os oficiais e escraviza as praças. Que vão os dois para as forças armadas ou peçam pra sair e o pior é que existem muitos apedeutas que compartilham da mesma ideia. DESMILITARIZAÇÃO JÁ e QUE SE LASQUEM ESSES OFICIAIS ABESTADOS. CB QPPMC INATIVO E REVOLTADO.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.