24 C
pt-BR

E AGORA PM? REFLEXÕES.


Depois do sonho, a dura aridez da realidade. O cenário que todos acreditavam ser o ideal se realizou: Representante da categoria e governo do mesmo partido. E o que resultou disso? Nada. Ou melhor, um aumento com valores tão vis que mais parece uma piada grosseira aos trabalhadores que estão há três anos sem aumento salarial e que a cada dia, com seus vencimentos achatados pela inflação do período, ficam mais dependentes dos BRBs, BMGs da vida. Dizem que PM é descontrolado financeiramente, mas qualquer trabalhador que tiver seu salário defasado, fatalmente vai endividar-se, isso é natural.

Pois é, ventos de revolta começam a ganhar força na tropa. Uns juram nunca mais votarem em políticos da PM, já outros afirmam que é hora de trocar de representante. Então, quem tá certo? O que devemos fazer? Que lição podemos tirar desse momento
?

OUTRO REPRESENTANTE?


Vamos lá, quando olhamos para trás, num passado recente, vimos que falta de representação nunca foi problema para nós: Marco Lima, Aires Costa, João de Deus, Patrício, Arruda (por que não?), e o coronel Fraga.
 

Então? Não deveríamos estar melhor? Em que erramos?


Com relação às praças eleitos, tão logo se elegem, esquecem a tropa. Os encantos do poder os mudam, a tropa lhes vira as costas e logo em seguida caem no esquecimento, cheios de dinheiro é claro. Já o coronel Fraga, não surpreendeu ninguém. Com seu discurso fascista e reacionário convenceu as mentes mais simples do circulo de praças, e hoje seu futuro político está longe da PM, pelo menos das praças.
Para enxergarmos a resposta é necessário olhar de maneira mais ampla. Enquanto a PCDF tem um sindicato forte, nós temos (ninguém sabe o número exato) associações que se destacam em oferecer cortes de cabelo e caminhões de mudança(eles devem achar que o PM é nômade). Elas também oferecem advogados (colões, segundo definição de um colega), mas se seu caso for mais sério, esqueça-os.


ESQUECER A POLÍTICA, É A SOLUÇÃO?


Seria muita ingenuidade pensar assim, principalmente num ambiente democrático, mas alguns colegas estão tão decepcionados que afirmam que jamais vão votar em outro PM. A meu ver, isso é reflexo do excesso de expectativas que põem nos representantes. Pois além de, um deputado, não ter força suficiente para conseguir alguma coisa, as pressões políticas de seu partido e seus próprios interesses pessoais acabam por sobressair às demandas da tropa. O ideal, creio eu, é a alternância de lideranças. Sim, é necessário mostrar nosso peso político nas eleições, mas sem acreditar que virá um novo messias, um herói, um salvador da pátria. A força da mudança está em nós mesmos. Países pobres tem líderes fortes, já países ricos tem instituições fortes.


OFICIAIS SÃO INIMIGOS???

Lógico que não. Porém nas questões políticas é ingenuidade pensar que os interesses deles são os mesmos nossos. Ainda há uma grande quantidade de coronéis R2 com mentalidade militaresca e reacionária e o pior é que eles conseguiram transmitir essa ideologia a muitos “academia”. Então antes de tudo devemos respeitá-los, mas sempre tendo em mente que eles pertencem a um outro quadro. Eles jamais deixaram seus interesses em segundo plano para defender os nossos. Quando os interesses coincidirem, não vejo óbice para essa tão falada “união”


FIM DO PATRÍCIO?


Talvez. Porém ainda é muito cedo para afirmar isso. Dependerá muito do que o governo do PT fará pela categoria. A estratégia de anunciar um aumento (+- 2000,00) e não conseguir nem metade, nos faz duvidar da capacidade mental dele. Será que ele não sabia que o Agnelo não concordaria? Será que ele tomou um decisão sem ao menos consultar o Agnelo? Que desculpas ele dará? Será que ele conseguirá colar a culpa do fracasso em outro? Por enquanto fica a imagem de ‘fraco’. Ele sabe que sem a PM ele não se elege novamente. Desse modo seu futuro político está nas mãos do Agnelo.


FUTURO

Não temos outra opção. Ficar apostando em outros representantes só servirá para repetirmos os mesmos erros do passado. Então o caminho que aparece mais claro é a criação de uma associação. Como não podemos ter sindicato, pelo menos teremos uma associação com espírito de sindicato. Para isso é necessário um esforço conjunto de todos para fortalecê-la. Ela não poderá ser relacionada a uma pessoa, mas a um colegiado. Deverá ter a contribuição o mais módica possível. Quanto menos dinheiro, menos interesseiros. Essa associação pode no futuro ser uma liderança dos praças. Uma categoria coesa, sim, mete medo no governo.

E AS OUTRAS ASSOCIAÇÕES, PODERÃO SE UNIR?O QUE DEVEMOS FAZER?


Essa é a esperança mais ingênua que vejo alguns colegas expressando. Jamais um João de Deus(ou seu alter ego), ou um Pato vão abrir mão do controle do caixa dessas minas de dinheiro. Porém elas ainda sobreviverão muito tempo no nosso meio. Continuarão sugando o dinheiro de seus contribuintes. Os novos policiais, salvo raras exceções, não se associam mais, e os antigos com o tempo também sairão. Então será um processo lento e demorado até a extinção completa delas..

Devemos começar a pensar e agir por nós mesmos. Devemos colocar a covardia e a preguiça de lado e por as mãos na massa. Para lutar por nossos direitos não é necessário fazer nada ilegal. Precisamos agir com inteligência e não cometer os mesmos erros do passado. Salvador da pátria não virá. Então cada um deverá pegar sua cota de responsabilidade e descer pra arena, pois o combate será longo e árduo, mas a vitória está lá no alto dessa montanha íngreme. É lá que está o "justo" pelo qual sempre lutamos!

AVANTE PRAÇAS UNIDOS!

NÃO TEMOS TEMPO DE TER MEDO!

FONTE : Comunidade no ORKUT POLICIAIS MILITARES DO DF TÓPICO
Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

23 comentários

  1. Muito boa as idéias e a reflexão.

    ResponderExcluir
  2. Parabens CB Cenir mas lhe convido para visitar, a corregedoria a onde trabalho no expediente muitas das veses sem hora para ir embora e ver o tanto de COLEGAS que com muito gratificante trabalho reconhecido e valorizado após uma ocorrência de grande vulto. Estão gastando furtunas com advogados e tirando o sustento de suas familhas para não ser expulso na frente da Dra. I... NO TRIBUNAL é so comparecer não vou me identificar por ja está deprimido com tanta covardia que é feito com colegas nossos vibradores....Inclusive convido a todos para pelo menos uma ves comparecer ao tribunal e acompanhar um julgamento...

    ResponderExcluir
  3. DRa. I... deve ser tjdf Ivotônia.

    ResponderExcluir
  4. O Patricio não precisa mais da PMDF, o nome dele já é bem forte na midia e em algumas cidades satélites como o Gama.Ele ja conseguiu "comprar" com sua lábia de politico os eleitores que não procuram saber quem é quem, se estão bem na midia(os politicos) ele é o cara de confiança e isso ele aprendeu muito com o seu primeiro mandato.
    Dar as costas a ele agora? Não sei se seria viável o momento, temos muitas coisas pela frente ainda, as categorias terão seus aumentos salariais, vamos ver se a nossa irá superar as demais.
    Na politica, tudo é como se fosse uma caixinha de surpresa, algo de surpreendente poderá sair dela a qualquer momento.

    ResponderExcluir
  5. Serve de exemplo prá toda PMDF. Porque tem muitos pms que não acreditam e nem tem coragem de se manifestar. Segundo o Correio Brasiliense, a primeira reivindicação dos policiais civis, já foram atendidas que são os PASSIVOS dívidas atrasadas. Isso mostra a nossa fraqueza e desunião, incluindo nossos representantes políticos, que não conseguiram nem o adiantamento do risco. Temos muito o que aprender com outras categorias.

    ResponderExcluir
  6. fala,fala e nada,vem uns ai e prometem coisas e a pm toda aplaudem,votam todos,entao começa o trabalho ficam chorando miseria,entao inventam associaçoes de merdas para arrancar a grana dos praças,todos otarios entram,poxa ta na hora de virarem homens,nem criança sao iguais,sou o sgt jonas nao sou associado a nada,nem voto em coronel,pois é melhor ser traido por um praça do que um coronel que só quer ver nossa cavera,falo simplesmente para vcs continuem trabalhando com garra que vcs nunca vao receber nada,a policia civil em greve e vcs nem para serem companherismo,eu nao digo greve,pois nao podemos,mas vai lavar uma louça enquanto esta havendo uma ocorrencias,corre atras do malandro e amanha ele te pega,pois a corregedoria ta ai para libera-los,nao vai ter associaçao que livre sua barra,aprendo assim e vou ser sempre assim,os coroneis ganham 15000 mil para prender soldados,os bandidos ganham a liberdade para matar policiais,,realidades

    ResponderExcluir
  7. Ao anônimo de 22 de novembro de 2011 05:25,

    O FRAQUÍCIO não está forte aqui no Gama não. Só é lembrado pelos babões que conseguiram um empreguinho na administração do Gama e nada mais. Eu todos os dias faço campanha contra este verme, safado e mentiroso! Conheço muitos professores e quando algum me pergunta sobre ele digo: "verme, safado e mentiroso!"

    ResponderExcluir
  8. Halk é bom ler suas ideias,mais a realidade é essa que o amigo das 06:32 falou,cara por mais que vc ou qualquer um que seja tente não vão mudar o sistema,por mais boa vontade que tenham, e nós claro não podemos perder a esperança,esperança essa que temos que ter em Deus,pois só Ele não pode mentir,o resto caro colega é tudo ilusão...

    ResponderExcluir
  9. o Patricio sempre foi um cara muito esperto ele sabia que ao nos prometer algo furado , ganharia tempo para fazer sua campanha no Gama,enquanto nós o sustentavamos com nossos esforços para que ele aparecesse na mídia, foi o tempo necessário para que enchessemos sua bola,depois que tudo apareceu como barca furada, que não havia aumento nenhum,e que ele sabia que não haveria nada,nós já o elegemos pelo Gama, não depende de PM,o engraçado é que ele diz ainda que é nosso representante, então nós o desafiamos a cortar relações com o Gov. só assim receberá nosso apoio de volta, mas como eu sei que ele não é homem para isto, então vamos a luta com outro representante.

    ResponderExcluir
  10. 4 (QUATRO) praças que só nos trairam e nos envergonharam com seus atos naquela casa do espanto (não esqueçamos o do Bombeiro). 01 (UM) oficial da mesma estatura dos outros "representantes" da PM. Moral da história: Quem comprovadamente anda fud..... o polícia/bomba há anos é o próprio praça.

    ResponderExcluir
  11. para os q se dizem a favor da greve da PCDF, olhem essa http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=194261
    Se com eles fazem isso, imagine o q não farão com a nossa classe. Temos q usar outra forma.

    ResponderExcluir
  12. Para o companheiro das 12:47, olhe essa http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2011/11/22/interna_cidadesdf,279652/policiais-civis-decidem-manter-a-greve-mesmo-apos-ser-considerada-ilegal.shtml.
    Os caras têm peito...e nós?

    ResponderExcluir
  13. Concordo com o 09:30. Campeonato de incompetência: PRAÇAS 4 x OFICIAIS 1.

    ResponderExcluir
  14. COM 26 DE SERVIÇO, TENHO OBSERVADO, QUE ALGUNS PRAÇAS, VIVEM DEFENDENDO E TRABALHANDO EM PROL DOS OFICIAL (PARASITAS) E QUEIMANDO OS COLEGAS E COM UMA DESUNIÃO FORA DO NORMAL. ENTÃO A MINHA CONCLUSÃO: A PM ESTÁ NESSA SITUAÇÃO PÔR CAUSA DOS PRAÇAS, QUE NÃO CRIA VERGONHA NA CARA. VAMOS DIMINUIR AS OCORRÊNCIAS NESSE FINAL DE ANO, AGORA É A HORA, NÃO VALE A PENA NEM O RISCO DE VIDA VEIO.

    ResponderExcluir
  15. Concordo com vc 04:38, é incrível e até uma falta de moral de alguns colegas em relação aos oficiais, o cara defende como se fosse a familia. Os CMT , faz de tudo para os praças não conseguir nada, entram até na justiça, e o praça não consegue vê. Tem colega, que foi votar no CEL gilberto na cabe doente, e ainda ficou com raiva porque eu não fui. È bricadeira. depois quer aumento.

    ResponderExcluir
  16. Continuem babando os oficiais, vejaM a materia retirada do blog do ST PATO.
    "NO MOMENTO GOSTARIA QUE ME SOLUCIONASSE UMA PEQUENA DÚVIDA; SOU SOLDADO DA POLICIAL MILITAR E ESTÃO QUERENDO ME PUNIR, POR NÃO PRESTAR CONTINÊNCIA; NARRAREI O FATO: – AO PASSAR POR UM SUPERIOR EU ESTAVA COM AS DUAS MÃOS OCUPADAS E ELE ESTAVA PARADO (FATO COMPROVADO POR TESTEMUNHAS), MAS FIZ O MOVIMENTO DE CABEÇA E UMA SAUDAÇÃO DE BOA NOITE; O FATO É QUE QUEREM ME PUNIR COM BASE NO ART. 22 DO RCONT, POIS O CMT TÁ ALEGANDO COM BASE NO Art . 22. o militar, quando tiver as duas mãos ocupadas, faz a continência individual tomando a posição de sentido, frente voltada para a direção perpendicular à do deslocamento do superior. QUANDO EU ALEGUEI NA MINHA DEFESA ART. 22 § 2º O militar em deslocamento, quando não puder corresponder à continência por estar com as mãos ocupadas, faz vivo movimento de cabeça. GOSTARIA QUE ME ESCLARECESSE TAL DÚVIDA, POIS RECORRI AO ESCALÃO SUPERIOR E ESTÃO REALIZANDO DILIGENCIAS COMPLEMENTARES E AINDA TENHO QUE FAZER MINHAS RED, SE TIVER OUTRO DISPOSITIVO LEGAL QUE MENCIONE ALGO, FAVOR ME INFORME, CASO MINHA DEFESA ESTEJA, GOSTARIA QUE O SENHOR OPINASSE; POIS AQUI SE VÊ MUITAS INJUSTIÇAS".
    É DE LASCAR A ALMA! FALA SÉRIO.

    ResponderExcluir
  17. Estou envergonhado, com raiva, desmoralizado etc, com nossa categoria "digo praças" Outras instituições (PF, PC, Técnico Penitenciário, Detran, Segurança do Judiciário, Polícia do Senado (esquisito né)PRF, Oficiais da PM e outras, todas querendo um salário digno e nós sendo massacrado humilhado e pior tem praça que diz que estamos é bem. Já estou de saco cheio não vou mais postar em lugar nehum. Xau.

    ResponderExcluir
  18. HALK BOA NOITE!
    Tenho acompanhado as suas críticas aos nossos antigos e atuais representantes,mais fico triste por vc falar mau do ex.governado arruda,nao devemos esquecer que o que temos hoje foi o que ele deixou de bom para nos,hoje temos um plano de carreira falho mais temos,temos um nível superior graças a ele coisas que nem um outro governador fez por nós,respeite o sr arruda

    ResponderExcluir
  19. Quero aqui lançar o meu protesto em defesa da PMDF e de seus integrantes; pois nós policiais estamos sendo alvo de manobras políticas há muito tempo e não recebemos a atenção nem tão pouco a valorização devida.

    Nas eleições colocamos no poder um governador que nos relega ao esquecimento e junto com os Bombeiros do DF, elegemos dois representantes omissos e descompromissados com nossas corporações.

    Encontramos-nos em uma situação de penúria, órfãos de representação política e aguardando de pires na mão a boa vontade do Estado. Assim seguimos rumo a lugar nenhum, e por isso, peço aos policiais que transformem sua insatisfação em motivo de mobilização, que busquem criar mecanismos para que não percamos o foco de nossas necessidades, e que não caiamos mais em discursos e promessas miraculosas.

    A situação não é favorável para a ninguém, quiçá para a PMDF, contudo se não continuarmos buscando a valorização do policial e da corporação, seremos alvo de aventureiros no futuro, que diante de tantas fragilidades e necessidades que possuímos; prometem o que mais queremos e novamente caímos no conto do vigário.

    Sejamos francos e conscientes em assumir que somos todos culpados, ignorantes e imprudentes, tanto por não termos paciência de refletir sobre novas lideranças, como também por não sabermos interpretar o que realmente nossos políticos eleitos estão fazendo ou não em pró de nossa categoria, temos que avaliar o que este representante prometeu, e a quem prometeu; se cumpriu ou se está nos cozinhando em banho maria, fazendo isto estaremos construindo novos caminhos e destituindo falsos representantes de nosso meio.

    REFLITAM

    Representantes são eleitos pelo povo para fazer o que sempre fazem, pois sua função já está definida em lei, contudo, não é o que se faz e sim como se faz, não é o que se defende e sim quem se defende, ou seja, todos que até agora colocamos no poder legislaram em causa própria e não pela PMDF; defendem seus interesses, os interesses de seu partido, quando deveriam se preocupar em defender os nossos interesses, se queriam defender interesses alheios então buscassem votos em outro lugar, quem buscou votos dentro de uma categoria deve lançar mão disso e fazer valer esse voto que lhe foi confiado e lutar por esta categoria.

    Abraços;

    Adilson Marques
    Rede Democrática

    ResponderExcluir
  20. Você critica os vários números de associações e quer criar mais UMA!!! Acredito que a criação dessa nova associação é mais uma das várias piada que ouvimos esse ano, mais um aproveitador tentando se dar bem, COLEGIADO, fala sério, alguém acredita nisso? Eu não!!!
    posta esse comentário que eu quero ver.

    ResponderExcluir
  21. Ficar endividado não é bom pra ninguém, mas tem horas que o Empréstimo Consignado tira muita gente do sufoco. E também e a oportunidade de investir em outra fonte de renda, como por exemplo abrir uma empresa.

    Para Simulação de Crédito, acesse: http://simuleemprestimo.com.br

    ResponderExcluir
  22. Prezado Halk e demais visitantes do blog. Leio com interesse as manifestações que vêm sendo postadas, muitas delas com espírito de revolta (não sem razão), pelas decisões que, de um modo ou outro, não atendem a maioria dos policiais militares e, em alguns casos, os prejudicam. A consequência disso, muitas vezes, é a generalizada depreciação de pessoas, categorias e grupos, de oficiais, praças, políticos e policiais de outras instituições, como se tal desabafo pudesse resolver os problemas que se apresentam. Sou oficial da PMDF, já na reserva remunerada há quase dois anos e durante toda minha vida profissional (30 anos e 3 meses) procurei ser justo, equilibrado e correto em todas as minhas decisões, independente de quem elas afetassem. Sempre entendi que o caminho que nos levaria a algum lugar, seria o de tornarmos cada vez melhores, a partir de nossa qualificação contínua, nossa organização como categoria independente dos quadros internos e nossa união em prol de objetivos que valessem a pena. Crendo nisso, tive a "ousadia" (para alguns), de elaborar o projeto que veio a se chamar "policial do futuro" e do qual muitos de nossos policiais, essencialmente praças, puderam usufruir. Hoje, na reserva, estou à frente da coordenação do curso que dá corpo ao projeto citado e muito me orgulho de, ao longo de um período de 3 anos, ver os olhos de nossos praças, dentre os quais coleciono inúmeros amigos, brilharem pela conquista. Penso que tal conquista, entretanto, não pode significar apenas o alcance de um diploma de cursos superior. Creio que todas as reflexões que esses valorosos praças que frequentaram o curso na UCB, puderam fazer, devem servir para identificarem um caminho de organização e união em prol de objetivos que verdadeiramente nos levem adiante. Penso que o fato de termos, hoje, uma corporação com indivíduos cada vez mais qualificados, deve nos levar a perceber que podemos percorrer outros caminhos, com autonomia intelectual, buscando identificar os reais objetivos da categoria. Em relação à política, jamais devemos deixá-la de lado. Porém, de nada adianta a cada eleição, termos dezenas de candidatos que não representam ninguém, exceto a si mesmos. Vejam o que o correu no ano passado. Infelizmente, aos 45 do segundo tempo, alguns aproveitadores se lixaram para o "plebiscito" (oficiais e praças) que foi realizado e se candidataram a revelia do acordo que havia sido estabelecido. Qual foi o resultado? Ninguém se elegeu. Votar em oficiais ou praças? Penso que essa é uma questão que não está afeta ao posto ou graduação e a história de nossos “representantes” atesta isso. Creio que a escolha, independente do posto ou graduação, deve recair em pessoas que tenham compromisso com a instituição e seus integrantes; pessoas que NÃO sejam escolhidas por serem "boa praça", "sangue bom", "gente boa", "amigo dos praças”, "amigos dos oficiais", ou qualquer outra qualificação que o valha. Penso que devemos escolher nossos representantes, primariamente entre os nossos, mas entre aqueles que, verdadeiramente, sejam capazes e competentes para nos liderar politicamente; que se comprometa conosco e com nossos objetivos; que seja capaz de escolher uma assessoria com base na competência técnica e profissional (independente de posto ou graduação) que o escolhido possa de fato aportar, e não pelo "apadrinhamento", "compadrismo" ou pelos compromissos de campanha. Enfim, e para concluir, penso que temos sim, possibilidades concretas de, unidos, alcançarmos importantes objetivos de interesse de nossa categoria, mas, a exemplo de outras categorias (a PCDF é uma delas), só alcançaremos isso juntos, não de outra forma. Foi um prazer participar de seu blog. Desejo a você, a todos os visitantes do seu blog e a todos os policiais militares do DF, incluindo a mim mesmo, um ano vindouro repleto de realizações, regadas a muita saúde, paz e prosperidade. Um abraço a todos. Prof. Nelson G. Souza (Cel. RR PMDF).

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.