24 C
pt-BR

Embaixada dos EUA emite alerta sobre confrontos no Rio; ruas amanhecem desbloqueadas

 



A Embaixada dos EUA emitiu alerta nesta terça-feira, 28, sobre os confrontos no Rio decorrentes da Operação Contenção, que resultou na morte de 64 pessoas, incluindo quatro policiais. A megaoperação cumpria mandados de prisão contra traficantes e membros da facção criminosa Comando Vermelho. Os criminosos lançaram bombas contra os policiais com o uso de drones.
Na nota, a embaixada informa que confrontos entre as forças policiais e organizações criminosas provocam impactos significativos na mobilidade urbana em diferentes regiões da cidade, elevando o alerta para quem circula pelo local.
O texto também pede cautela para acessar algumas localidades: “A situação está evoluindo rapidamente, portanto, fique atento às notícias e aos aplicativos de mapas no celular para atualizações. Tenha cuidado ao transitar pela cidade e evite as áreas mais afetadas, na medida do possível.”
A embaixada também lista precauções a serem adotadas pelos norte-americanos no Rio.
Evite as áreas próximas ao Complexo do Alemão e Penha.
Monitore a mídia local para atualizações.
Esteja ciente das interrupções no tráfego.
Planeje rotas alternativas.
Minimize deslocamentos desnecessários.
Informe amigos e familiares sobre sua localização e segurança.
Ruas amanhecem sem bloqueios no Rio
A Prefeitura do Rio de Janeiro informou às 3h15 da madrugada desta quarta-feira, 29, que não havia mais vias obstruídas na cidade em decorrência da operação contra o Comando Vermelho.
Segundo o Centro de Operações e Resiliência (COR), a última via liberada foi a Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, sentido Jacarepaguá, às 2h45.
O COR informou que o Rio está em estágio dois de segurança. Esse nível indica risco de ocorrências de alto impacto com elevado potencial de agravamento. “Evite circular nas regiões impactadas pelas ocorrências policiais, permaneça em local seguro e mantenha-se informado”, recomendou o COR.
Foram mais de 12 horas de bloqueios orquestrados pelos traficantes. Criminosos usaram ônibus e outros veículos como barricadas em diversas vias do Rio, como forma de represália à operação policial. Segundo o Rio Ônibus, 71 coletivos foram tomados, e 204 linhas foram impactadas.
Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

Postar um comentário