24 C
pt-BR

Google publica dados de localização do usuário para ajudar governos a combater vírus


O Google publicará dados de localização de seus usuários em todo o mundo a partir de sexta-feira para permitir que os governos avaliem a eficácia das medidas de distanciamento social adotadas para combater a pandemia do COVID-19.
O Google publicará dados de localização de seus usuários em todo o mundo a partir de sexta-feira para permitir que os governos avaliem a eficácia das medidas de distanciamento social adotadas para combater a pandemia do COVID-19, disse a gigante da tecnologia.
Os relatórios sobre movimentos de usuários em 131 países serão disponibilizados em um site especial e "traçarão as tendências de movimento ao longo do tempo por região geográfica", de acordo com uma publicação em um dos blogs da empresa. 
As tendências exibirão "um aumento ou diminuição de ponto percentual nas visitas" a locais como parques, lojas, casas e locais de trabalho, e não "o número absoluto de visitas", disse a publicação, assinada por Jen Fitzpatrick, líder do Google Maps, e a diretora de saúde da empresa, Karen DeSalvo.
"Esperamos que esses relatórios ajudem a apoiar decisões sobre como gerenciar a pandemia do COVID-19", disseram eles.
"Essas informações podem ajudar as autoridades a entender mudanças em viagens essenciais que podem moldar recomendações no horário comercial ou informar as ofertas de serviços de entrega".
Como a detecção de engarrafamentos ou a medição de tráfego no Google Maps, os novos relatórios usarão dados "agregados e anônimos" de usuários que ativaram seu histórico de localização. 
Nenhuma "informação pessoal identificável", como a localização, contatos ou movimentos de uma pessoa, será disponibilizada, informou o jornal.
Os relatórios também empregarão uma técnica estatística que adiciona "ruído artificial" aos dados brutos, dificultando a identificação dos usuários. 
Da China a Cingapura e Israel, os governos ordenaram o monitoramento eletrônico dos movimentos de seus cidadãos, em um esforço para limitar a propagação do vírus, que infectou mais de um milhão de pessoas e matou mais de 50.000 em todo o mundo. 
Na Europa e nos Estados Unidos, as empresas de tecnologia começaram a compartilhar dados de smartphones "anonimizados" para rastrear melhor o surto. 
Até a Alemanha que adora a privacidade está pensando em usar um aplicativo para smartphone para ajudar a gerenciar a propagação da doença.
Mas ativistas dizem que regimes autoritários estão usando o coronavírus como pretexto para suprimir discurso independente e aumentar a vigilância.
E nas democracias liberais, outros temem que a coleta e a invasão generalizadas de dados possam trazer danos permanentes à privacidade e aos direitos digitais.



Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

Postar um comentário