BRASIL
27 mil cargos vão ser extintos em 2020
Foi publicado nesta semana o decreto assinado pelo Presidente que poderá extinguir cerca 27,5 mil cargos públicos. Esta não é a primeira vez que o governo aplica este tipo de decreto. Outro ponto importante neste decreto, é que fica proibida a abertura de concursos para estes cargos que serão extintos independente do órgão.
Quanto cargos ainda vão ser extintos?
De acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoal, cerca de 14,2 mil cargos já estão desocupados e serão excluídos.
Com este decreto será um total de 13 órgãos afetados, pois 13.384 cargos ainda devem ser desocupados.
Quem será o mais afetado com esse decreto?
Contando com os dois decretos, o órgão mais afetado será o Ministério da Saúde. Estima-se uma redução de 22.476 cargos nesta pasta, sendo cerca de 81% de todos os cargos que devem ser extintos.
Conforme o texto do decreto, todos os cargos destinados à exclusão devem ser cortados até fevereiro de 2020. Em abril deste ano (2019), já havia ocorrido a assinatura do decreto nº 9.754, que levou a extinção 13 mil cargos.
Segundo o ministério da economia, foram analisado por volta de 500 mil cargos no funcionalismo. Deste modo, foi possível “identificar aqueles que não se encaixam na nova realidade do governo”.
Confira alguns cargos extintos: auxiliar de laboratório, laboratorista, cartógrafo, desenhista, microscopista, técnico em cartografia, dentre outros.
No entanto, existem alguns cargos que ainda estão sendo ocupados, mas que devem ser extintos, tais como: auxiliar institucional, auxiliar de higiene dental, técnico federal de finanças e controle, assistente social, dentre outros.
Conforme declaração do ministério da economia, todos estes cargos que devem ser extintos podem ser compensados de outras formas. Sendo algumas a descentralização e divisão entre entes da federação ou terceirização.
Confira quais os órgãos mais afetados quando cargos forem extintos:
- Advocacia-Geral da União (AGU)
- Marinha
- Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
- Fundação Nacional da Saúde
- Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)
- Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)
- Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
- Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)
- Ministério da Cidadania
- Ministério da Saúde
- Ministério da Infraestrutura
- Polícia Rodoviária Federal
- Polícia Federal
Via
BRASIL
Postar um comentário
ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.