24 C
pt-BR

Comentário bastante pertinente!!!!

Tanta discussão a respeito da Operação Tartaruga (OT). A verdade é que quando a PM está a todo vapor (trabalhando normalmente), a população diz que a mesma não trabalha, ganha bem para não fazer nada. Agora com a OT com aderência de quase 100% da corporação, é que a população está sentindo na pele a falta de segurança. Chega até soar com certo “tom de hipocrisia” o clamor da população por mais segurança, e de forma indireta, o retorno da normalidade do policiamento no Distrito Federal pela PMDF.

A PMDF acostumou mal a população, desempenhando funções de outras categorias como o DETRAN e PCDF, cumprindo, assim, atribuições a mais do que lhe é devida de direito, qual seja: a função de polícia ostensiva. E olha que a PMDF fazia tudo isso sem excitar-se, por amor a profissão, apesar de não ter sido valorizada pelo governo e, muito menos, pela população.
 
No entanto, por ironia do destino o ditado “O preguiçoso fica pobre, mas quem se esforça no trabalho enriquece”, não se fez valer em Brasília. A Polícia Militar assistiu “quase todas” as categorias de Segurança Pública do Distrito Federal tiverem seus pleitos atendidos, como aumentos salariais e excelentes planos de carreira. “Quase todas” porque ficou a ver navios. O governador além de não cumprir as promessas feitas em sua campanha eleitoral, achou por bem beneficiar todas as demais categorias de segurança pública e deixar a PMDF de fora. Razão pela qual, não precisa se muito esperto para saber o motivo da operação tartaruga/Legalidade. Aí eu lhe pergunto quem você trataria melhor: aquele que presta o serviço “X”? Aquele presta o serviço “Y”? Ou aquele faz o policiamento ostensivo e presta o serviço “x” e “y”?

Façam uma reflexão que saberão quem realmente trabalha com eficiência na defesa da população nas ruas do DF e merecem ser respeitados.
 
Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

12 comentários

  1. Acrescento, também, o trabalho que a PMDF realiza para o IBAMA, MARINHA, DER, SEDESA, JUDICIÁRIO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, etc...
    No novo código de ética proposto para policiais militares do DF, o punido poderá, em alguns casos, barganhar a punição por horas de trabalho extra. Será isso um regime escravocrata, ou seja, o feudo determina punição por entender e julgar, como juiz, que seu escravo não desempenhou a missão como ele queria. Assim, no momento da punição o senhor feudal oferece ao "desviante", ou como preferir "escravo", a substituição da pena restritiva de liberdade por horas extras de trabalho além daquelas horas que passou buscando cumprir tal missão. Me veio, de repente, a ideia de que não há no ordenamento jurídico pátrio, seja civil, militar ou trabalhista, punições dessa natureza, a exceção das que são impostas pela autoridade judiciária competente, ou seja, ainda há juízes para representar a justiça trabalhista, civil, penal e eleitoral.
    Até que deem atenção e o devido valor organizacional à minha qualidade de vida no trabalho e fora dele, segundo prescreve a Constituição Federal, irei fazer amanhã o que fiz ontem e prometo que vou buscar melhorar minhas ações em busca dos ideais pelos quais buscam os homens de boa vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre colega, estas horas extras trabalhadas em substituição a outra punição é absurda. Estão nos tratando como se trata o criminoso, exatamente igual. Na verdade estão trazendo lá do direito penal um instituto chamado remição de pena, que nada mais é que o desconto na pena dos dias trabalhados na proporção de três para um. Este é o tratamento reservado á nós por este governo.

      Excluir
  2. Uma coisa é certa caros camaradas de farda!! conseguimos que toda a mídia nos olhasse,,,e não há punição alguma que nos tire esse sentimento de ser colocado ao lado,,,no canto,,,de ser destratado pela sociedade,,,somos a PMDF,,,e se o DF está nessa zona toda!!! é porque o nosso serviço é essencial!!! Desse modo Senhor Governador,,,venha conversar com nos!!!

    ResponderExcluir
  3. Halk, esse cometário é exatamente o que penso.Todos querem o "algo a mais" do PM,até um hipócrita da OAB,em entrevista disse que o PM tem o dever, a obrigação de fazer o algo a mais,sempre.Talvez por má formação profissional,sem saber que aquele "algo a mais",era feito com usurpação de função,com agressões a direitos - abordagens indiscriminadas,,com riscos sem aparo legal - sair para rua com viaturas sem condições de trafegar,segundo normas do CTB,fazendo serviço para o qual não tem treinamento específico - caso da polícia ambiental,onde se faz papel de IBAMA,...e por aí.A OAB deveria escolher melhor quem da entrevistas em nome daquela instituição.Ele conhece pouco ou mesmo nada do que foi falar.

    se acham que vão nos intimidar com essa conversinha,estão enganados.


    Ou negocia,ou muda a lei,que vou continuar trabalhando no padrão da legalidade absoluta,como estamos fazendo agora.E desafio alguém a me punir.

    O arrocho que vem ou virá,serve de combustível para aumentar minha revolta,minha indignação,minha desmotivação.

    Agnelo,traidor,valorize aqueleS que foram honestos com vc.


    Policial de RP

    ResponderExcluir
  4. Boa noite sr. Halk,
    Eu não sou leitor de seu blog ou de outros. Estava eu estudando aqui em minha casa e resolvi adentrar nesse, e, pasme, suas palavras descritas acima exprime o meu maior sentimento em que eu não conseguia descrever no papel, uma sensação de desconforto de revolta que agora me deu um alívio no coração quando demonstra o que realmente é a operação TARTARUGA: " A PMDF acostumou mal a população, desempenhando funções de outras categorias como o DETRAN e PCDF, cumprindo, assim, atribuições a mais do que lhe é devida de direito, qual seja: a função de polícia ostensiva." Ademais eu posso garantir que no expediente trabalha-se normalmente e nas ruas não é diferente.
    Agora o que me deixa revoltado é o GOVERNO afirmar que a criminalidade esta relacionado a operação tartaruga/LEGALIDADE, mas anteriormente afirmava que este índice nada tinha haver. Adenilton Apóstolo Evangelista

    ResponderExcluir
  5. Prezados leitores, antes de tudo! Amo o meu Brasil, ser policial e o povo de Brasília. Tenho quase trinta anos de PMDF, e não consigo entender como que a população, ainda não abriu os olhos para a realidade que está acontecendo no Distrito Federal. O assassinato é falta de leis, a corrupção, o roubo, o golpe do bilhete premiado, o estelionato, a vergonha na cara é falta de leis. Como pode alguns órgãos da imprensa, alguns advogados e outros “especialistas em segurança pública” culpar a PMDF pela falta de segurança que está assolando não só Brasília mais todo País. Os senhores não tem entendimento para imputar toda esta responsabilidade. Porque faculdade não ensina segurança pública. Matéria forjada não ensina segurança pública. A dor do POVO não ensina segurança pública. O que ensina senhores entendidos: é a experiência, o dia a dia, é o sofrimento da pessoa que teve o seu veículo furtado ou roubado, a dor de uma mãe que perdeu o seu filho para as drogas, é a dor da criança que não tem o que comer e etc, etc, etc. não e’ fácil (AUTORIDADES JULGADORAS). Trocar tiros com bandidos e depois de prendê-los alguns minutos depois saírem da delegacia e rindo do nossa cara. De apreendermos menores infratores e escutar não vai dar nada! Ouvir dos lojistas que querem os policiais em frente a sua loja e temos que aturar a sua indiferença quando adentramos em seu estabelecimento para perguntar se está tudo bem, a mulher que apanha do marido e não quer registrar a ocorrência, mas que acalme o espancador. A padaria que reclama do pedinte que fica em frente a sua loja, o motorista que bateu o seu veiculo é quer que o outro pague e nem sempre tem razão, mais afinal acidentes não acontecem? O funcionário do hotel reclama que seu cliente não quer pagar a conta, mas pede que a Viatura fique escondida. Brigas de casais, de vizinhos, grupos de usuários de drogas que se encontram em cada esquina e inúmeras ocorrências que acontecem diariamente em qualquer dia e hora e se enumeradas não sairia da frente do computador. Só falta os senhores indagarem: mais é cada um no seu quadrado! . Aí eu aplaudirei e concordarei: é cada um no seu quadrado! Eu não quero julgar ninguém, só não quero e ser julgado. Por isso senhores antes de quererem crucificar alguém! Pense muito, porque não temos culpa por aqueles que sofreram no passado!
    Não julgueis, pois, para não serdes julgados; porque com o juízo que julgardes os outros, sereis julgados; e com a medida com que medirdes vos medirão também a vós. (Mateus, VII: 1-2).
    Obs. Perdoem meus pensamentos! De um Policial, Brasileiro, Pai, filho e ser humano que está cansado e com o corpo marcado de viver debaixo da chibata.

    ResponderExcluir
  6. Belas palavras pessoal contudo quero ressaltar que a nossa có-irmã PCDF está assiduamente trabalhando para o candidato a governador ROLLEMBERG que será apoiado pelo REGUFE que apoiará para o pleito nacional o Eduardo Campos com a Marina Silva. Não tenho nada a ver com política exceto como um eleitor comum mas como a nossa có-irmã PCDF sempre esteve um passo a frente de nós pracinhas da PMDF, não será importante prestar atenção nisso e analisar o contexto? Se a Polícia precisa de Política, como diz o Correio Braziliense, então vamos pensar e agir pró-ativamente.
    Charlie Bravo de 2003

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, não podemos esquecer que o ROLLEMBERG, ao ser eleito na última eleição, apertou a mão de vários policiais militares que estavam trabalhando durante sua comemoração de vitória lá no MANÉ GARRINHA, ei inclusive fui um desses policiais para os quais ele dizia "agora eu sou mais um representante de vocês na política". Contudo, diante de tantas assembleias, nunca se viu esse sujeito em qualquer uma delas. Fiquem alertas.

      Excluir
  7. quem manda fazer serviços dos outros?deixa notificação para o detran e investigação para a pcdf....extinguam a famigerada P2,querem ser civis?estão na instituição errada.

    ResponderExcluir
  8. É dura a realidade,mas estamos vivenciando o caos na segurança pública no DF e os culpados não somos nós policiais e bombeiros militares.Somos pais de família,filhos,irmãos,amigos e fazemos parte da comunidade como um todo.Temos sentimentos e obrigações como qualquer um do povo.Oque nos diferencia é a profissão que escolhemos de dar nossa própria vida pela vida do povo e isto é fato,pois estamos presentes em quase tudo que acontece no dia a dia das pessoas,passamos muitas vezes de mocinhos á vilões.Somente o que nos falta nessa hora é o reconhecimento das nossas profissões.Tenham fé em DEUS e tudo voltará ao seu lugar no tempo certo.
    Jcsgt

    ResponderExcluir
  9. Toda pessoa responsável sabe que não se deve fazer promessas se não for cumpri-las. Pois bem, o que temos visto desde a implantação da Operação Tartaruga é que os índices de criminalidade no DF têm crescido de forma assustadora.
    Os policiais e bombeiros ganham alguma coisa com isso? Não seriam eles e seus familiares também possíveis vítimas dessa violência?
    Os homens e mulheres da Segurança Pública escolheram como profissão proteger e salvaguardar as pessoas e seus bens! Muitos dão sua vida nessa nobre missão!
    Não se pode esquecer, no entanto, que eles são provedores de suas famílias e ao contrário do que o governo alardeia por aí, há muito tempo não são os mais bem pagos do país. Estariam eles, neste momento, cobrando o cumprimento de promessas feitas e registradas em cartório se elas já tivessem sido cumpridas?
    Portanto não se pode responsabilizar os policiais e bombeiros por toda a realidade de violência vivida pela sociedade do Distrito Federal. O responsável ou irresponsável, se assim preferir, é na verdade do governo do DF: irresponsável por não cumprir o que foi prometido, por não procurar formas de proteger verdadeiramente a população, irresponsável por não reconhecer a importância dos militares que compõem a Segurança Pública, irresponsável por querer, em suas declarações, colocar a população do DF contra os policiais e bombeiros.
    A verdade é que TODOS (policiais, bombeiros e sociedade civil) somos vítimas de um desgoverno! O agravante é que pessoas têm pago por essa irresponsabilidade com sua própria vida!

    ResponderExcluir
  10. Caros irmãos papa mikes e bravo mikes:

    A proposta que tanto demorou à ser apresentada pela bancada do GDF,têm de ser considerada no mínimo, ridícula !!! Se os senhores se atentarem bem ao observá-la, facilmente notarão que a mesma está "para lá" de maquiada !!! alguns dos ganhos também ridículos que tivemos a pouco tempo atrás,estão inseridos nela, só que nas entrelinhas !!! Se o governo tivesse o mínimo de respeito conosco, ainda que maquiada, passaria à concedê-la já no pagamento de fevereiro que vem em março, e , na pior das hipóteses, no pagtº de março que vêm em abril !!! Mas ele, o GDF , quer nos jogar estas migalhas somente à partir de agosto, e olha lá se nos jogar !!! Não devemos jamais nos esquecer, que o ativo de hoje, é o inativo de amanhã !!! Uma das concessões, é em cima do auxílio alimentação, que, além de não contemplar os inativos, que é o destino de nossa grande maioria, retornará aos cofres do GDF, haja visto que,grande parte do efetivo das duas corporações, têm mais de 20 ou 25 anos de serviço e usufruirão deste "aumento", por pouco tempo. Em algums anos, quando esta grande massa de militares for para seu merecidíssimo descanso na reserva remunerada,este benefício deixará de ser pago, e voltará para os cofres abarrotados do GDF !!! Não se deixem enganar !!!

    À cerca de cinco meses, estamos nesta penúria da O.T, e só agora, depois de estourar na mídia o aumento da criminalidade no DF, e o governo não ter mais condições de tampar o sol com a peneira, é que a muito contragosto,abriram espaço para uma "pseudo negociação", e nos vêm agora com esta proposta ridícula, que só beneficia o próprio GDF e os oficiais !!!

    O que nos beneficiaria, seria o envio imediato do plano de reestruturação para apreciação imediata na câmara legislativa, câmara federal e senado, e um aumento substancial decente, em cima de alguma gratificação que não incida imposto nem desconto sobre ela, e não, esta esmola que estão querendo nos oferecer. Para os oficiais, que não têm participação ativa nenhuma no movimento, e já tem suas carreiras estruturadas, o que vier é festa !!! Agora para nós, praças, que estamos nesta labuta enfadonha à tantos e tantos anos, a proposta apresentada, é um total desprezo e menosprezo à nós , que realmente , carregamos a briosa e o CBM-DF nas costas !!!

    Vamos fazer uma força, e marcar presença maçiçamente na assembléia de amanhã, dia 18/02/2014, para demonstrar nossa total insatisfação ao que nos foi apresentado!!!

    E , se não nos for apresentada uma outra proposta decente, e que satisfaça os anseios da categoria imediatamente, prossigamos com a operação até vermos quem vai arredar !!! O GDF e os oficiais, não podem trabalhar por nós. A segurança das ruas e das cidades, quem faz somos nós, os praças !!! E não adianta virem com pressões, escalas extras,papa deltas de embustes, pontos de bloqueio e abordagems forçadas, que tudo isto , fará apenas com que a tropa fique ainada mais chateada do que está, e desmotivada.

    A porca já espanou, e agora, se o GDF vacilar, o parafuso vai cair !!!

    Força e até a vitória, irmãos !!!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.