24 C
pt-BR

Javier Milei ganha apoio da 3º colocada nas eleições da Argentina



Por Anderson Scardoelli
Patricia Bullrich marca posição contra o peronista Sergio Massa, que tenta manter a esquerda no poder do país
Terceira colocada no primeiro turno das eleições na Argentina pela disputa pela presidência,Patricia Bullrich, da coalização de centro-direita Juntos por el Cambio, vai formalizar apoio a Javier Milei, do Libertad Avanza. O anúncio deve ocorrer nesta quarta-feira, 25.
De acordo com informações do jornal Clarín, a decisão de Bullrich foi sacramentada a partir de e contro com o ex-presidente Mauricio Macri. Na gestão de Macri à frente da Casa Rosada, de 2015 a 2019, Bullrich foi ministra da Segurança do país sul-americano.
Conforme a publicação argentina, Macri também irá declarar publicamente seu apoio à candidatura de Milei, deputado assumidamente com pensamentos liberais.
No primeiro turno realizado no último domingo, 22, Bullrich recebeu 23,9% dos votos. Dessa forma, ela ficou atrás de Milei (29,9%) e do esquerdista e peronista Sergio Massa, do Unidos por la Patria, que fechou a primeira parte da disputa com 36,6%.
Com Bullrich fora da disputa, Milei e Massa irão se enfrentar no segundo turno. A votação será realizada em 19 de novembro.
Ao apoiar Milei, o grupo político de Patricia Bullrich marca posição contra o atual governo argentino, que é de esquerda. Atual ministro da Economia, Massa é aliado da vice-presidente Cristina Kirchner, de quem foi chefe de gabinete, e do presidente Alberto Fernández.
No segundo turno, Massa terá a inglória missão de tentar justificar o atual cenário socioeconômico da Argentina. Alçado à condição de “superministro” da Economia no ano passado, ele faz parte da gestão responsável por fazer a inflação chegar à beira dos 140% ao ano.
Além disso, atualmente, cerca de 40% dos argentinos estão inseridos na pobreza.
Aliado de Bullrich já declarou apoio a Milei
Na ala de aliados de Patricia Bullrich, há correligionários que nem esperaram o posicionamento oficial por parte da agora ex-presidenciável. Ex-prefeito de Capitán Sarmiento e ex-ministro de Energia, Javier Iguacel foi enfático ao declarar apoio de Milei na luta contra a esquerda peronista do país.
“Não é hora de ser morno”, publicou Iguacel em seu perfil no Twitter/X. “Vou apoiar Javier Milei, porque é liberdade ou crime”, prosseguiu ele. “Sempre fui um defensor da liberdade e da honestidade: na minha vida, no meu trabalho e na minha cidade. Sempre enfrentei os poderosos.
Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

Postar um comentário