24 C
pt-BR

DF registra maior redução de homicídios no mês de agosto em 24 anos




Ações coordenadas e integradas com as forças de segurança resultaram na redução de crimes

Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger


Ações coordenadas por meio de políticas para redução criminal têm colocado o Distrito Federal em destaque no cenário nacional. No início deste mês, o Distrito Federal se destacou no Ranking de Competitividade de Estados, obtendo o segundo lugar em segurança pública. Em agosto deste ano, o DF superou o número de vidas poupadas nos últimos 24 anos – foram 14 homicídios computados. No acumulado de janeiro a agosto, o recorde se manteve, tendo sido registrados 148 crimes – 13,5% a menos que no mesmo período de 2022, quando houve 171 mortes.Trabalho integrado das forças de segurança contribui para a redução de crimes no DF | Foto: Divulgação/SSP-DF

“Em 2022, o DF atingiu o menor índice de homicídios dos últimos 46 anos; a cidade vem mantendo a redução das ocorrências do crime como resultado da política de segurança pública aplicada pelo Governo do Distrito Federal. Atuamos de forma integrada, e nosso desafio é superar nossos bons índices, que já se destacam no país. Estamos constantemente avaliando nossos processos, fazendo adaptações e buscando cada vez mais canais de interlocução com a população, para que possamos, além de reduzir os crimes, aumentar a sensação de segurança e melhorar a qualidade de vida da população”, ressalta o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.
“Estamos constantemente avaliando nossos processos, fazendo adaptações e buscando cada vez mais canais de interlocução com a população, para que possamos, além de reduzir os crimes, aumentar a sensação de segurança e melhorar a qualidade de vida da população”Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública

“Contamos, ainda, com o apoio do governador Ibaneis, que acredita no trabalho integrado das forças de segurança, que se empenham diariamente para colocar em prática nossas políticas de segurança”, completa o secretário.

Uma das formas de atender às demandas da população é por meio dos conselhos comunitários de segurança (Consegs). “O processo de escolha dos novos participantes está em andamento. e este é, sem dúvida, um importante canal para conhecermos, ainda mais de perto, as necessidades e identificar elementos que contribuem com a sensação de segurança, como locais que precisam de melhor iluminação”, reforça o secretário.

O número de vítimas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) – que englobam homicídios, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte – também foi o menor em 24 anos, com 185 mortes entre janeiro e agosto. Isso representa queda de 6,6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 198 mortes do tipo


Em agosto deste ano houve quatro crimes do tipo, mesmo número registrado em agosto de 2022. Ele avalia as estratégias de prevenção do crime como essenciais para o decréscimo do delito: “Esse é um crime de fácil resolução, mas de difícil prevenção, pois ocorre, na maioria das vezes, dentro da casa da vítima ou do agressor. Não queremos que esse crime ocorra, portanto ressaltamos a importância da denúncia para que a mulher saia do ciclo de violência e não acabe sendo mais uma vítima. E este é um compromisso de todos nós”.

Crimes contra o patrimônioSegurança na Rodoviária do Plano Piloto; de janeiro a agosto deste ano, roubos em transporte coletivo tiveram redução de 31,4% | Foto: Divulgação/Semob

Os seis crimes contra o patrimônio monitorados pela SSP-DF – roubos a transeunte, em transporte coletivo, de veículo, em comércio, em residência e o furto em veículo – que impactam diretamente a sensação de segurança da população, registraram queda no acumulado do ano.



De janeiro a agosto, o roubo em transporte coletivo teve a maior redução: 31,4%, passando de 516, ano passado, para 354 este ano, o que corresponde a 162 ocorrências a menos. A SSP-DF iniciou, no início do ano, uma série de ações específicas envolvendo forças de segurança, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) e representantes de empresas de ônibus, entre outros órgãos, para o enfrentamento a esse crime.

Na sequência, também no acumulado do ano, os roubos a transeunte tiveram redução de 21,6%. Os furtos em veículos (quando objetos são subtraídos sem que a vítima perceba), roubo em comércio e de veículos tiveram redução de, respectivamente, 20,2%, 17,3% e 15%. O roubo a residência teve queda de 14,9%.

A SSP-DF destaca a importância do registro de ocorrências pela população para subsidiar a elaboração de estudos e manchas criminais que monitoram e indicam dias, horários e locais de maior incidência de cada crime, entre outras informações relevantes para o processo de investigação.

Esses levantamentos são utilizados na elaboração de estratégias para o policiamento ostensivo da Polícia Militar do DF (PMDF), bem como para a identificação e desarticulação de possíveis grupos especializados por parte da Polícia Civil do DF (PCDF).

*Com informações da SSP-DF
Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

Postar um comentário