24 C
pt-BR

Nutricionista revela 4 alimentos que nunca devem ser requentados; Um deles pode até causar câncer


De acordo com Kim Lindsay, determinados alimentos guardados na geladeira não podem ser consumidos novamente, a exemplo do arroz


Fechar


Foto/Reprodução

Fazer uma comidinha fresca ou reaquecer as sobras? Determinados alimentos podem ser reaproveitados sem problema algum. Outros, entretanto, podem colocar a saúde em risco, a exemplo do arroz.


Em entrevista ao portal britânico Daily Mail, a nutricionista Kim Lindsay elencou alimentos que não devem ser requentados. O motivo principal está na intoxicação alimentar por bactérias resistentes ao processo de calor ou cozimento de nutrientes. Perigosas, elas se desenvolvem rapidamente com o passar do tempo.

Arroz

Kim iniciou a lista citando o arroz, considerado inofensivo por muitos. “Os grãos não cozidos podem conter uma bactéria chamada bacillus cereus, que nem sempre é morta durante o processo de cozimento. Isso pode causar intoxicação alimentar”, revelou a especialista.

Os sintomas da doença por bacillus cereus incluem vômito, diarreia e cólica abdominal.

Batata

Em seguida, Kim mencionou a batata. O problema com o vegetal não é exatamente reaquecê-lo, mas deixá-lo fora da geladeira por muito tempo. A batata, ao permanecer por mais de duas horas fora do refrigerador, pode levar ao crescimento de clostridium botulinum, toxina que causa o botulismo. A doença ataca o cérebro, os nervos e a medula espinhal, provocando paralisia.


Segundo a nutricionista, cozinhar as batatas em papel alumínio pode aumentar ainda mais o risco de botulismo: “O material corta o oxigênio e pode promover o crescimento de bactérias na batata”. No caso do purê, ingredientes perecíveis, como leite e manteiga, também podem elevar as chances de doenças.
Ovo

O terceiro lugar da lista de alimentos arriscados vai para o ovo. Na geladeira, antes de ser consumido, ele pode durar até seis semanas, porém, se já preparado, deve ser ingerido na hora. Isso porque os ovos podem transportar salmonela, que causa intoxicação alimentar, e deixá-los “descansando” por longos períodos ajuda na proliferação dessa bactéria.

Kim alertou sobre o crescimento do microrganismo, que pode causar dor de barriga e vômito.

Espinafre

Por último, a especialista citou o espinafre. Reaquecer o alimento pode estar diretamente ligado ao aumento do risco de câncer. Isso porque vegetais de folhas verdes contêm nitratos, que podem ser convertidos em nitrosaminas (substâncias cancerígenas) ao serem aquecidos, sobretudo mais de uma vez.

Do Metropoles
Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

Postar um comentário