24 C
pt-BR

APÓS 16 ANOS, PRISCO SERÁ REINTEGRADO.

STF determina que o Deputado SD Prisco seja reintegrado ao quadro da PM na BA

Prisco foi demitido da corporação em 2002, por liderar um movimento grevista de policiais. Sentença favorável a ele foi proferida pelo ministro Alexandre de Moraes.

BAHIA

Imagem relacionada
Após 16 anos, STF determina que o deputado Soldado Prisco(foto) seja reintegrado ao quadro da PM na BA

Prisco foi demitido da corporação em 2002, por liderar um movimento grevista de policiais. Sentença favorável a ele foi proferida pelo ministro Alexandre de Moraes. 

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a reintegração do deputado estadual Soldado Prisco ao quadro da Polícia Militar, após uma briga judicial dele com o governo da Bahia que durou quase 16 anos. A sentença favorável a Prisco foi dada pelo ministro Alexandre de Moraes. 

Prisco foi demitido em 2002 da PM, por liderar um movimento grevista de policiais militares na Bahia. Desde então, busca a reintegração ao quadro da corporação. Prisco também liderou as últimas greves dos policiais militares da Bahia, ocorridas em 2012 e 2014. 


O governo do estado informou que ainda não foi notificado da decisão do STF. 


Prisco entrou com pedido de reintegração no TJ em 2010, quando foi sancionada a Lei de Anistia, que determinou a reintegração de militares punidos por participar de movimentos reivindicatórios. Após isso, o TJ, por unanimidade, decidiu que o Estado deveria reintegrá-lo. 

Na época, o governo baiano opôs embargos de declaração, alegando obscuridade na decisão e pedindo que a sentença fosse revista pelo próprio Pleno do Tribunal. Os desembargadores, no entanto, indeferiram o recurso. 

Em 2011, o Governo ingressou com suspensão de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo que o caso do soldado Prisco não fosse adequado à Lei de Anistia, mas o ministro do STF, Ayres Brito, indeferiu o pedido da Procuradoria Geral do Estado (PGE). 


Anistia e revogação de restrições


Em junho de 2017, o STF também trancou a ação penal em relação ao policial militar Marco Prisco e ao menos oito colegas de coorporação, entre eles PMs e bombeiros, que foram denunciados por crimes políticos e de formação de quadrilha durante greves realizadas entre 1997 e 2016.

FONTE: G1 BAHIA

Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

Postar um comentário