24 C
pt-BR

Parabéns a PMERJ!!!


Polícia Militar muda acesso e, agora, Soldado pode chegar a Oficial

Ideia do comando segue modelo americano, em que se chega ao topo da carreira vindo de baixo


Rio - É como fazer uma revolução sem usar armas. Reivindicação antiga entre especialistas em segurança pública, a possibilidade de que praças e soldados cheguem a oficiais na Polícia Militar do Rio de Janeiro vai se transformar em realidade este ano.

A medida, na fase final de elaboração pelo Estado-Maior da corporação, permitirá, por exemplo, que um soldado, caso estude e se especialize durante sua carreira, chegue a coronel e até a comandante-geral da PM. Hoje, o máximo a que se pode chegar, quando se entra como Soldado, é a sargento ou oficial de segunda linha.

“A carreira fica mais atrativa e a polícia aproveitará seus melhores quadros”, disse o chefe do Estado-Maior, coronel Robson Rodrigues — que se tivesse entrado na PM como praça, não teria chance de chegar ao cargo que ocupa. “Teremos apenas um concurso, uma única entrada, ao contrário de hoje, em que existem dois separando praças e oficiais.”

Pela novo estatuto, que precisa ser aprovado pela Alerj, todos terão de passar pela mesma porta de entrada. Aprovados, fazem um curso básico de 27 semanas. Depois, podem optar pelo curso de oficial. “Será um curso de tecnólogo feito no Ensino à Distância (EAD), reconhecido pelo Ministério da Educação e com provas presenciais, coisa que hoje não acontece com quem se forma oficial”, continua Robson. “O policial terá mais atrativos, terá de se especializar e ganhará mais conhecimento.”

Segundo o policial, o concurso para oficial da PM, que aconteceria este ano, já foi suspenso para se adaptar às novas regras.

Diretora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec), da Universidade Candido Mendes, a doutora em Ciência Social Sílvia Ramos classificou a medida como “revolucionária.” Para ela, a reformulação na estrutura da Polícia Militar do Rio mudará os parâmetros de segurança pública do país, e tende a se espalhar por todos os estados.

“É uma reivindicação antiga. Hoje, temos duas polícias dentro da PM: a dos oficiais e a dos praças”, afirma. “É muito importante que isso comece pela polícia do Rio, até pelo simbolismo.”

Ela usa o exemplo da carreira policial nos Estados Unidos para defender a medida, e lembra que o mesmo acontece na Inglaterra. “Nos EUA, o chefe de polícia, um dia, dirigiu o carro como praça. Isso é fundamental para tornar a carreira atrativa e evitar esta separação atual, em que um jovem aspirante a tenente nunca dialogou com o soldado em sua formação. Este é um modelo que só existe no Brasil.”

fonte:http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2015-02-12/policia-militar-muda-acesso-e-agora-soldado-pode-chegar-a-oficial.html







Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

9 comentários

  1. A experiência será de grande valia p outras PMs avaliarem se é válido, mas isso não precisa ser feito com precipitação, pois é uma mudança estrutural e sem volta, atualmente seguimos as FFAA.
    Agora, achar q será uma panaceia é um lêdo engano, pois quem é insatisfeito por natureza jamais estará satisfeito e de gente assim a PMDF tá cheia e os blogs, os blogs ao invés de foruns são muros de lamentações.

    ResponderExcluir
  2. GOSTEI MESMO FOI DESSAS 3 RAINHAS QUE APARECEM NA FOTO, LINDAS.

    ResponderExcluir
  3. Libera os comentários, ZÉ RUELA DO CARAI.

    ResponderExcluir
  4. Apesar de hoje eu fazer parte da resrva da pmdf. Após vinte e cinco anos na corporação e cinco no cfn. Essa atitude que a pmerj tomou é de extrema importância pra corporação e todo publico externo. É um grande passo de coragem e revolução parabéns a todos componentes dessa corporação que teve coragem de mexer na estrutura de uma instituição bicentenária espero que outros estados copie a mudança.

    ResponderExcluir
  5. Hoje em 30 anos 95% da tropa não chega a subtenente imagina a patente de coronel que são seis degraus a mais.

    ResponderExcluir
  6. hoje com dessesete anos de policia e quatro como cabo não tenho expectativa para sair sargento do jeito que esta andando irei embora como terceiro sargento e olhe la.

    ResponderExcluir
  7. É o início do fim da PMERJ

    ResponderExcluir
  8. O cara entra na PM como praça, não consegue passar pra Oficial, e agora abrem uma janela. Imagino os excelentes Oficiais que surgirão. Quer ser Oficial? estude e faça o concurso certo.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde amigos! eu fico imaginando o que se passa na cabeça de um policial,que pensa assim de um colega que está ombro a ombro com ele na rua,se na hora do combate que eles nunca estão lá pelo menos aqui na pmdf eles não estão e sim só nos as praças,que estão no confronto direto e desde de 2011 sem gratificação para arrochar os subordinados ou gratificação de comando ou dfs e tantas outras que os nobres recebem assim fica fácil atirar pedra se esse cidadão fosse um de nós ele não estaria pensando assim,mas tudo nesta vida passa e logo logo Deus mandará alguém com coragem,e que veja as praças como seres humanos servidores públicos pais e mães de família,dignos de serem respeitados,o que não o somos por conta de pessoas como esse cidadão das 16:58,e por isso todos nós perdemos e junto perde a sociedade e a nossa corporação,mas eu acho que eles não estão preocupados com a corporação,se estive-se eles cuidariam das praças,que somos a maioria e é quem realmente faz o serviço que os promove junto das ,pense bem amigo antes de falar qualquer coisa,em relação as praças,eu entendo que as praças não querem ser oficiais,mais sim serem valorizadas como eles são,mas como a unica forma de serem vistos,e valorizados pelas autoridades e esta na mesma esfera que eles,eu mesmo não entrei para ser oficial mas gostaria muito de ter o meu serviço reconhecido e valorizados pelos meus superiores,mas já são mais de 24 anos de serviço e vários comandos,não vi nenhum que luta se por nós,mas sim por seus próprios interesses,me desculpe pelo desabafo ficão todos com Deus!!!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.