24 C
pt-BR

EVASÃO NA PMDF...


O último concurso da PMDF foi realizado em 2009 e eram previstas 750 vagas, como o certame se alongou diante a celeuma da exigência de nível superior e ainda o cenário político da época foram chamados mais 750 candidatos.
Os cursos CFP I e II já iniciaram com cerca de 1.350 policiais, ou seja, antes da nomeação 150 candidatos já optaram por outras carreiras ou desistiram de prosseguir na Corporação como praças policiais militares.
Segundo o Almanaque hoje existem 1213 Policiais do último concurso após três anos da formação, sendo que 21 do CFP I e II acabaram de concluir o CFO e outros 37 estão na APMB, assim temos 1.155 Policiais exercendo as funções de praça após 3 anos dos 1500 previstos.
Mas não paramos por aí, feito um levantamento nas redes sociais, constamos que aproximadamente 200 policiais que concluíram CFP I e II foram aprovados nos recentes concursos PRF, PCDF, PF e DETRAN entre outros, obviamente é um número aproximado que foi levantado através de enquete com representantes dos pelotões, entretanto podemos concluir que após 4 anos da última nomeação da PMDF para carreira de Praça teremos apenas 955 policiais do CFP I e CFP II dos 1500 que estavam previstos em 2010. Alguém poderia citar algum órgão do serviço público do GDF que possui evasão semelhante?
Alguém pode me explicar como 36,33% dos profissionais desistiram de continuar nessa carreira em tão pouco tempo? Os dados ficam mais alarmantes se calcularmos quantos do CFP I e CFP II que estão exercendo funções administrativas.

Na PMDF, sem desmerecer a atividade meio, ser "operacional" é um fardo muito pesado, implica em, às vezes, poder responder procedimentos administrativos/criminais, uma dedicação maior e pouco reconhecimento, portanto, torna-se cômodo ficar "escondidinho" numa seção. Sem contar, que o jovem policial quando se depara com uma instituição em que ele entrou como Soldado e sequer sabe onde vai chegar, cria naturalmente a busca por outra instituição onde a regra seja clara e não mera esperança. Até mesmo dentro da PMDF a carreira de oficiais não é clara, mas, sempre dão o seu "jeitinho" via de regra nunca vi um oficial aposentar como Tenente ou Capitão. Pesa também contra o fato de hoje sermos a categoria de nível superior do GDF com a pior remuneração em relação ao tempo de serviço

Nestes termos, fica latente a necessidade urgente de uma política institucional de valorização da atividade fim, criação de uma carreira para atividades administrativas, uma carreira com regras claras e critérios objetivos, onde o policial entre hoje a saiba exatamente que Posto ou Gradução ele irá alcançar no final dos seus 30 anos de serviço, elevação do patamar salarial aos níveis dos outros servidores com a mesma qualificação.

Voltamos aqui a tocar em uma tecla que temos repetido nesses últimos meses, não serão as redes sociais que resolverão esse problema, tampouco um turbilhão de associações, nem mesmo o Comando por mais que se esforce conseguirá implementar as soluções para o problema da carreira dos praças, aliás existem pessoas que nem mesmo acha que a carreira dos praças é um problema, afinal tudo está como sempre foi, quem nunca ouviu declarações, do tipo “ora o que eles(Praças) estão reclamando?, a Academia não possui limite de idade para PM, milhares foram promovidos, existem vagas para QOPMA, etc...” , enfim argumentos simplórios para problemas complexos.

A história está ensinando as praças Policiais Militares que somente se organizando em torno de uma única entidade de classe representativa da categoria, com estatuto construído em conjunto, que garanta democracia, transparência e participação e principalmente tenha recursos para veicular positivamente nossa Instituição e possa se organizar nas campanhas políticas podem alcançar vitórias substanciais, mas podemos fechar os olhos para a história e aguardar as benesses dos políticos que elegemos ou do Comando que embora tenha profissionais que se empenhe para adotar soluções com base no conhecimento técnico, esbarram no poder político e suas práticas nefastas. Fechemos os olhos, então, e para cada pequeno salto e vitória que conseguirmos veremos os outros profissionais do serviço público que se organizaram alçarem grandes vôos. 
Texto cojunto do NCP e Blog do HALK

Create your own banner at mybannermaker.com!


Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

16 comentários

  1. Caros colegas de farda acredito que se continuarmos a nos dividir mais do que já somos divididos jamais chegaremos a lugar algum, desafio a qualquer policial que acha que o administrativo é mais fácil que o operacional a fazer a permuta, meu nome é SGT Olivan trabalho na folha de pagamento e sei o quanto é difícil trabalhar na rua quanto na atividade meio, tanto que aprendi a trabalhar no administrativo mas não aprendi a gostar, sou do CFSD 91º, dez anos no segundo BPM, trabalhei no trânsito, RP, PO, no rancho, guarda de Águas Claras e outros, sofri e muito em escalas de todas as formas, mas parece que o sofrimento foi bom pois estou com saudades do serviço de rua. Sei que o que precisamos para evitar tais evasões da corporação é de uma carreira justa, de bons salários, condições de trabalho e principalmente uma carreira valorizada moralmente com reconhecimento do seu trabalho e isso só seria possível com a desmilitarização, quando a democracia nos permitiria buscar melhorias como em outras carreiras, acredito nas mudanças, mesmo que a passos lentos, o que precisamos é de representatividade para nos organizarmos em busca desses sonhos. A proposta da permuta está de pé e que Deus abençoe a nossa luta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega,a crítica não foi colocada nesse sentido,o da divisão...mas sim como forma de mostrar que,aquele que carrega,de fato, o piano na instituição nas costas,o Praça policial de RP, que se sacrifica para o atendimento de emergência,que corre mais riscos no exercício da profissão,que perde folga nos fóruns,que perde horas nas DPs por conta de flagrantes,aquele que só trabalha à noite, e que na segunda folga vai pra esplanada e carnaval e volta a trabalhar à noite como se fosse normal,.....Enfim,aquele que notoriamente faz o trabalho mais árduo,está desmotivado e em extinção.Antigamente todo novinho sonhava com a RP,hoje...querem passar longe.

      Cabo de RP tartarugando mais que nunca.

      Excluir
    2. Deve ser muito ruim, mesmo, trabalhar no expediente.
      É tanto estres e tanta má vontade com o público interno que me pergunto o que seria de mim se levasse o reflexo disso pra rua.
      Mas fazer o quê, né?
      Não são os oficiais não, quem atende (mal) a "tropa" é só praça. Quanto mais graduado, mais nojento pra lidar. Os ST então, a maioria é uma nojeira só.
      Podem discordar, mas é meu ponto de vista. baseado no que vivi e vivo.
      Em 17anos, 7meses e 7 dias de pm.

      Excluir
    3. Desculpe-me alongar nessa discussão, mas ainda não recebi nenhuma proposta de permuta seja ela para carregar o piano ou para ser atendido com má vontade nos balcões, pois aceitaria, como disse e insisto que quem reclama não quer ir tomar o lugar do outro por saber que o fardo de trabalhar de segunda a sexta e também ser escalado nos finais de semana e feriados é pesado da mesma forma, com isso ainda tem o miserável voluntário o que acarreta os mesmos problemas, responder, ter os riscos, etc... e para tirá-lo temos que trabalhar dobrado, creio que existem diferenças na prestação de serviço, sendo um para sociedade e o outro para o público interno principalmente, mas cada um com sua importância, um necessita do outro, como colocado pelo colega acho que o atendimento por parte de alguns tem que melhorar e muito, mas isso também é nos dois sentidos, sei a discussão que aqui foi colocada só amplia a vontade de conseguir mudanças, para melhor é claro, e com a ajuda de todos vamos conseguir. Agradeço a crítica do hoje na condição de policial de expediente, mas saberei elogia-lo sabendo das dificuldades que estes passam quando no amanhã como policial de rua.
      SGT Olivan

      Excluir
  2. Bom dia,
    Li um texto que expunha uma mensagem semelhante em um outro blog há alguns dias atrás e me atrevi a expor um comentário. No dia em questão, disse que a solução para o nosso problema é a organização. Na ocasião, usei como exemplo outras carreiras menos expressivas que a PMDF e CBMDF que conseguiram grandes vitórias, graças à sua organização. Não sei exatamente porque, mas meu comentário não foi publicado. Não sei se falei alguma bobagem ou se o dono do blog ficou com medo de eu estar utilizando aquele espaço para fazer algum tipo de autopromoção, haja vista eu não ter me identificado como ANÔNIMO. Bem, depois de passar 7 anos de minha vida estudando Direito, aprendi que expor meu pensamento não é crime, crime é o anonimato.
    Vou aproveitar este espaço para reforçar meu pensamento quanto a necessidade de ORGANIZAÇÃO em nossas corporações. Nós precisamos nos organizar não só na criação de uma associação única, mas também em fazer uma pré-seleção de candidatos que vão nos representar nas várias casas legislativas. Com pré-seleção, quero dizer que não podemos ter 100 candidatos pleiteando nossos votos, com essa quantidade de candidatos, nós não conseguiremos eleger ninguém. Acredito que temos capacidade de eleger 4 deputados distritais e 2 deputados federais e sermos decisivos para a eleição de um senador e do governador, isso trabalhando de forma séria e coordenada. Acredito que para alcançarmos este objetivo, deveríamos utilizar a divisão regional já estabelecida nas corporações, quais sejam: CPRM, CPRO, CPRL e CPRS. Nessa divisão, os policiais e bombeiros de cada uma dessas áreas ficaria responsável por trabalhar por determinado candidato. Sei que quebramos a cara com os candidatos que elegemos na eleição passada, mas isso não nos dá o direito de desistir do jogo. Temos a obrigação de continuar tentando. A propósito, não sou candidato a cargo eletivo nenhum, sou candidato sim, a ter minha carreira reconhecida como relevante para a sociedade e como tal, ter uma remuneração condizente com a profissão e ser regido por Leis menos rigorosas.

    ResponderExcluir
  3. Quando prestamos o concurso em 2009, era exigido nivel superior e salário de R$ 4.300,00..... no mesmo ano estava aberto concurso para segurança metroviario.... nivel fundamental até 8 serie..... salário R$ 1.300,00.... Pesquisem no portal da transparencia... estão ganhando mais de R$ 5 mil liquido hj.... com plano de carreira.... Isso é um mero exemplo do quanto estamos sendo desvalorizados e do tamanho da evasao que esta ocorrendo.....

    ResponderExcluir
  4. 2014 vâo aproximadamente em média 16 Policiais Militares para RR por mês.

    ResponderExcluir
  5. Vou para reserva remunerada em 2014, estou louco aguardando .

    ResponderExcluir
  6. Hlak,mas a luz já foi apagada desde que a instituição mais lixo do serviço público,em se falando de carreira,foi criada.


    O PT - AGNELO E PATRÍCIO DERAM O EMPURRÃO QUE FALTAVA PARA A PMDF SE TORNAR A MERDA QUE É HOJE

    ResponderExcluir
  7. ♪♫♪♫♪♫
    É tão lindo!
    Não precisa mudar
    ♪♫
    É tão lindo!
    É tão bom se gostar
    ♪♫
    E eu adoro!
    É claro!
    Bom mesmo é a gente encontrar
    ♪♫
    Um bom amigo...
    ♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫♪♫

    Tomara que saiam todos.
    Se eu tivesse capacidade sairia também, mas passar em outro concurso não é fácil.

    Ficarei esperando esse povo sair, daí o governo vê que realmente não dá certo policiais de serviço de rua, ou seja, "PRAÇAS" com nível superior, mesmo. Aí o governo volta a pedir 4ª série fraca pra trabalhar na rua, ou, "PRAÇA".
    Daí fica tudo lindo, todo mundo satisfeito, e tudo como dantes no "governo" de Abrantes.
    Daí...
    ...entra em cena o "RESTO", que nesse caso é todo mundo que não veste a farda da PM e nem faz parte do governo.
    O "RESTO" do mundo aceita isso ou exige mudança, se virando contra o governo.
    caramba!
    Nem eu entendi.
    hahahahahahahahahahahaha!
    Jesus nos abençoe.
    Só Jesus nessa causa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente, de todas as postagens que li nesses blogs, essa é a mais ridícula!
      E outra, publicar isso é mais ridículo ainda!

      Excluir
  8. Em quem você votara para governador?
    vamos deixar este traidor se criar, vamos lá pessoal, vamos votar e derrubar este traidor.

    Patrício - PT (47%, 1.337 Votos)
    Arruda - PR (11%, 319 Votos)
    Izalci - PSDB (10%, 268 Votos)
    Joaquim Roriz - PRTB (9%, 254 Votos)
    Rogério Rosso (7%, 208 Votos)
    Agnelo - PT (3%, 93 Votos)
    Toninho do PSol - PSOL (3%, 91 Votos)
    Reguffe - PDT (3%, 88 Votos)
    Eliana Pedrosa - PPS (2%, 46 Votos)
    Luiz Pitman -PSDB (1%, 36 Votos)
    Rollemberg - PSB (1%, 30 Votos)
    Fraga - DEM (1%, 23 Votos)
    Filippelli - PMDB (1%, 20 Votos)
    Jofran Frejat - PR (1%, 7 Votos)
    http://docafezinho.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É segundo essa pesquisa o ex-cabo está arrebentando, qual será o segredo? Será falta de opção ou entre os piores ainda ele é o melhor.

      Excluir
  9. SOU POLICIAL A 25 ANOS TUDO QUE TENHO DEVO PRIMEIRO A DEUS E DEPOIS A MINHA FORÇA DE VONTADE E A PMDF, POIS É COM O POUCO QUE GANHO QUE FORMEI MINHA FILHA E PRETENDO FORMAR MEUS OUTROS FILHOS,NÃO ACHO QUE A PM SEJA UMA MERDA E SIM MAU ADMINISTRADA,NÃO POR CONTA DE TODOS QUE A COMANDAM MAS PORQUE,NÃO PODEM FAZER MUITO, SÃO CUMPRIDORES DE ORDENS DE UM GOVERNO QUE NÃO ESTA NEM AI PARA A NOSSA CLASSE, QUE NOS FEZ PROMESSAS E NÃO AS CUMPRIU,CONCORDO COM O SANDRO PEREIRA, TEMOS QUE QUE DAR O TROCO NAS URNAS, VAMOS NOS EMPENHAR EM ELEGER CANDIDATOS QUE CONDIZEM COM A REALIDADE QUE NOS PMS E BMS ESTAMOS PASSANDO HOJE,POIS PRECISAMOS DE ALGUEM QUE LUTE POR NÓS E NÃO FAÇA SÓ PROMESSAS, VAMOS USAR A CABEÇA E ANALIZAR CADA UM DOS CANDIDATOS SEM NO ENTANTO DEIXAR-NOS DE LUTAR PELOS NOSSOS ABJETIVOS E COMPARECER AS ASSEMBLEIAS POIS AS NOSSAS FAMILIAS DEPENDEM DESSE POUCO QUE GANHAMOS,OUTRAS CATEGORIAS GANHARAM, HA DE APARECER UM GOVERNANTE QUE OLHE POR NÓS COMO GENTE E NÃO SÓ COMO UM VOTO PARA SE ELEGER E DEPOIS ESQUECER.

    ResponderExcluir
  10. Muito comentário bons exposto. A solução há com certeza é só organizarmos e usarmos a cabeça o que muito expuseram em comentários acima.

    ResponderExcluir
  11. Parece que o tema aqui do post se divirtuou!!! Enfim, podia fazer uma proposta "fera". Quem aluno do CFP I e II, não conhececerninguém do seu Pelotão, repito, ninguém mesmo do seu Pelotão, que já não tenha vazado 'aqui' da PMDF, poste o nome. acho que ninguém postará porque todos do CFP 1 e 2 conhcem gente dos respectivos pelotões que já vazarm. Ou seja, a evasão é endêmica!!! Isso se não piorar, por que só se falou em concursos de Polícia, heim:??? Imagina se falarmos de outros,...

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.