24 C
pt-BR

PEC 51: proposta de mudança radical das polícias


Senador Lindbergh Farias (PT-RJ) - Autor da PEC 51. Foto: Assessoria.
Senador Lindbergh Farias (PT-RJ) – Autor da PEC 51. Foto: Assessoria.
Os que acompanharam e acompanham o jogo político em torno da tentativa de aprovação do Piso Salarial Nacional para os policiais e bombeiros brasileiros flagraram a atuação do Governo Federal, e de sua base aliada, para barrar a medida – que ficou popularizada como “PEC 300″, embora mudanças tenham ocorrido no conteúdo da proposta. Por isso, chama a atenção que uma referência nacional do Partido dos Trabalhadores, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), tenha apresentado uma Proposta de Emenda Constitucional que altera radicalmente a atual configuração das polícias brasileiras, a PEC 51.
Confira abaixo algumas das medidas contidas na PEC, que engloba muitas reivindicações majoritárias nas polícias (lembrando que, em alguns casos, a maioria nem sempre “vence”):
    • DESVINCULAÇÃO DAS FORÇAS ARMADAS: “A fim de prover segurança pública, o Estado deverá organizar polícias, órgãos de natureza civil, cuja função é garantir os direitos dos cidadãos, e que poderão recorrer ao uso comedido da força, segundo a proporcionalidade e a razoabilidade, devendo atuar ostensiva e preventivamente, investigando e realizando a persecução criminal”;
    • CARREIRA ÚNICA: “Todo órgão policial deverá se organizar por carreira única”;
    • CICLO COMPLETO: “Todo órgão policial deverá se organizar em ciclo completo, responsabilizando-se cumulativamente pelas tarefas ostensivas, preventivas, investigativas e de persecução criminal.”;
    • AUTONOMIA DOS ESTADOS: “Os Estados e o Distrito Federal terão autonomia para estruturar seus órgãos de segurança pública, inclusive quanto à definição da responsabilidade do município, observado o disposto nesta Constituição, podendo organizar suas polícias a partir da definição de responsabilidades sobre territórios ou sobre infrações penais.”;
    • OUVIDORIAS INDEPENDENTES: “O controle externo da atividade policial será exercido por meio de Ouvidoria Externa, constituída no âmbito de cada órgão policial, dotada de autonomia orçamentária e funcional, incumbida do controle da atuação do órgão policial e do cumprimento dos deveres funcionais de seus profissionais”.
Luiz Eduardo Soares (Antropólogo e Ex-secretário Nacional de Segurança, autor de "Elite da Tropa", fez parte da construção da PEC 51. Foto: Arquivo do autor.
Luiz Eduardo Soares (Antropólogo e Ex-secretário Nacional de Segurança, autor de “Elite da Tropa”, fez parte da construção da PEC 51. Foto: Arquivo do autor.
Para construir a Proposta, o senador Lindhberg – que é pré-candidato a Governador do Rio de Janeiro – contou com o auxílio de Luiz Eduardo Soares, Ex-secretário Nacional de Segurança Pública, Antropólogo e autor de vários estudos e livros na área de segurança pública. Em seu perfil do facebook, Luiz Eduardo comentou a apresentação da PEC:
“Com grande alegria, depois de anos de trabalho e ansiedade, comunico a apresentação pelo senador Lindbergh Farias (RJ) da PEC 51/2013 (desmilitarização e muito mais). Foi um privilégio participar da elaboração da proposta. Um longo e difícil parto. Mas aí está. Começa a tramitar no Senado. Será examinada na CCJ. Não creio que seja aprovada, pois promoveria uma verdadeira revolução na arquitetura institucional da segurança pública. Mas pelo menos agora há uma bandeira concreta pela qual lutar e um caminho apontado. Muitos discordarão, outros concordarão, mas um modelo está aí, sobre a mesa para o debate público.
Um passo foi dado com essa proposta de reforma constitucional, saindo daquele dilema pobre e insolúvel, unifica ou não, como se não houvesse todo um vasto universo de possibilidades. A PEC 51/2013 propõe a desmilitarização, polícias de ciclo completo organizadas por territórios ou tipos criminais, carreira única no interior de cada instituição, maiores responsabilidades para a União e os municípios, controle externo com ampla participação social. Polícia é definida como instituição destinada a garantir direitos, comprometida com a vida, a liberdade, a equidade. E as mudanças dar-se-ão ao longo de um tempo suficientemente elástico para evitar precipitações. Todos os direitos trabalhistas dos profissionais serão integralmente respeitados.
Cada estado terá a liberdade de tomar suas próprias decisões, com ampla participação popular, escolhendo a solução mais adequada a suas características, a partir de um repertório que a Constituição definirá –em havendo o acolhimento da PEC–, nos termos acima expostos. Se a PEC for aprovada, estará decretado o fim do sistema institucional que a ditadura nos legou e que tem impedido a democratização do país, nesse campo tão sensível e estratégico, sobretudo para os grupos sociais mais vulneráveis. Se a PEC for acolhida, estará iniciado o desmonte das tenazes que a ditadura deixou plantada no coração da democracia brasileira. Estará aberta a porta para a transformação profunda das culturas corporativas que impedem a identificação dos agentes da segurança pública com os valores da cidadania.
Agora, é preciso trazer a proposta ao conhecimento da sociedade, dos movimentos e continuar, nas praças públicas, o diálogo que vem sendo travado há anos com os profissionais das polícias, privadamente, por motivos óbvios –entre os quais, o veto à sindicalização dos policiais militares, que também ficará no passado se tivermos êxito. A PEC terá impacto benéfico também para os policiais. Além da carreira única (que interessa aos não-oficiais e aos não-delegados, a imensa maioria dos trabalhadores policiais), propõe mecanismos que protejam os profissionais das violações a seus direitos perpetrados por suas próprias instituições. A luta prossegue, mas agora, espero, em outro patamar. Parabéns pela coragem, Lindbergh. Sei que vai haver muito desgaste porque o corporativismo das camadas superiores das instituições reagirá, assim como setores conservadores da mídia e da opinião pública. Mas talvez um dia a sociedade em seu conjunto talvez reconheça o avanço que essa iniciativa pode promover.”
Em um só documento propostas significativas foram reunidas, que certamente receberão uma enxurrada de contraposições ideológicas e, principalmente, corporativistas – como já ocorre contra cada uma delas em separado. De qualquer modo, parece significativo que um aliado do alto escalão do Governo Federal esteja interessado em discutir medidas progressistas para a reforma das polícias brasileiras.
Vamos ler, estudar e nos posicionar sobre cada um dos itens, todos eles centrais se quisermos pensar novas polícias.
MAS ENQUANTO AS MUDANÇAS RADICAIS
 E NECESSÁRIAS NÃO ACONTECEM:
SE NÃO FOR AGORA NÃO TEREMOS NADA!!!


Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

9 comentários

  1. Sera que vamos cair de novo nesse conto de fadas não é possível que não aprendemos, Só ta mudando o estilo, Lembram da bolsa copa.

    ResponderExcluir
  2. kkkkkk. Mais uma pseudo PEC, buscando apenas votos dos policiais. Vão enganar trouxas em outro lugar. A polícia de hoje já não acredita em papai Noel. Querem melhorar a polícia de verdade, então desvinculem-nas dos governadores, deem autonomia e independência. Enquanto ficarmos na mão de governadores, nada mudará e a bandidagem vai tomar conta geral. A polícia ainda trabalha de teimosa, pois só leva tapa na cara da imprensa, do estado e agora até a bandidagem. Isso é Brasil.

    ResponderExcluir
  3. mudança radical na polícia isso é uma piada, Esse PT tem certeza que os policias são analfa tentando enganar de outra maneira depois das eleições eles arquivam esse PL.

    ResponderExcluir
  4. O que um antropólogo, sociólogo, e tantos outros profissionais que sempre gostam de darem suas opiniões a respeito da polícia militar podem colaborar para o desempenho dos nossos serviços? Tudo o que esse partido maldito quer agora é vir com propostas para poder perpetuar-se por mais alguns anos no poder, são víboras muito bem instruídas e pagas com nossos impostos.
    Esses infelizes e corruptos estão mostrando isso no julgamento do mensalão, avaliem um PM chegando para prender um bandido perigoso amigo de algum político petista:'' no ciclo completo de polícia pode-se ligar direto para o chefe imediato, nem polícia preventiva, nem ostensiva, nem criminal vai atuar, pois o comando e subordinação vai ser do governo, sem independência de decisões''.
    O que às polícias militares dos Estados e do Distrito Federal querem é um aumento salarial relevante e que recupere muitas perdas salariais.
    Se no STF a presidente indica um ministro e isso está sendo visto com maus olhos, imagine uma polícia com um comando apenas?
    Hoje, tudo que esse partido maldito faz é tentar ganhar às eleições vindouras. Deve haver alguma proposta (PEC) para internar os drogados em casas luxuosas, PEC para sanar a dívida dos eleitores. A Constituição Federal é muito séria, e esses infelizes querem fazê-la como uma colcha de retalhos, próximo ano já se sabe, FORA PT.

    ResponderExcluir
  5. Agentes penitenciários do DF têm novo plano de carreira sancionado.
    O plano inclui reajuste salarial, novas gratificações e padrões de promoção.Fonte:Correioweb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso acontece ´porque enquanto aqui só se discute politica barata, quem vai ser o candidato do ano que vem, quem vai ser eleito e enganar a tropa de burros que são os pms, nas outras categorias os caras vão agindo na miúda, sem alarde e quando menos se espera estão com seus direitos garantidos, enquanto aqui já perdemos foi o prazo para solicitar qualquer melhoria, já é final de ano e o que for pedido somente será analisado em 2015. Grandes representes possuímos. Cadê eles. Tomamos foi lá naque lugar. 2014 ninguém terá meu voto. FODA- SE.

      Excluir
  6. Anônimo3 de outubro de 2013 11:12
    NMU GOSTARIA DE DEIXAR OU MELHOR FAZER UMA SUGESTÃO!!!
    LEMBRO QUE NA ÉPOCA QUE ESTÁVAMOS DE FORA.. AINDA NAS FASES DO CONCURSO DE 2009...
    "NÓS" OS DITOS SOLDADOS DE 3º CLASSE.. CORREMOS ATRÁS POR MEIO DA COMISSÃO DOS APROVADOS A ESTAREM JUNTOS SEMPRE QUE POSSÍVEL, JUNTO COM OS PLEITOS DA TROPA!!
    LEMBRA?? POIS BEM, COMO VOCÊS ESTÃO TENDO UM AMPLO E VASTO ALCANCE DAS MASSAS COM NÃO SÓ ESSE BLOGGER... RECOMENDO, A TODOS SEM RESTRIÇÃO.. BUSCAR ESSA FORÇA EXTERNA!!!
    POIS, LEMBRO ATÉ HOJE NOS ATOS QUE FORAM PRA AGILIZAR A APROVAÇÃO DA LEI 12.086/09... EM QUE OS APROVADOS LOTARÃO OS PLENÁRIOS... AONDE TINHA ALGO QUE FOSSE PRA PM/BM DF.. LÁ ESTAVAM ELES (NO CASO NÓS) APOIANDO!!!
    OU SEJA, PEÇO QUE VOCÊS DOS BLOGGER´S BUSQUEM ESSES APROVADOS E SOLICITEM O APOIO DELES.. E QUE ESTEJAM PRESENTES EM NOSSOS EVENTOS!!
    PENSEM NISSO... POIS ESSA LEI, NA ÉPOCA QUERENDO OU NÃO TEVE UM ENORME APOIO DOS APROVADOS.. POIS INFELIZMENTE, MUITOS TEM RECEIOS DE LUTAR POR MELHORIAS..

    APROVADOS DO ÚLTIMO CONCURSO, PRECISAMOS DE TODOS VOCÊS AGORA!!!
    SEJA DENTRO DOS CONVOCADOS PRAS DEMAIS FASES... COMO OS QUE FICARAM EXCEDENTES...
    ESTÃO TODOS CONVIDADOS PARA COMPARECER E LUTAREM TAMBÉM POR UMA CAUSA QUE É SUA!!
    DETALHE, PARA OS QUE NÃO FORAM CONVOCADOS PRAS DEMAIS FASES.. VENHA EXIGIR SUA CONVOCAÇÃO, POIS SE VOCÊS LUTAREM E CORREREM ATRÁS.. VÃO SER SIM CHAMADOS!!!
    POIS HOJE TEMOS VAGAS SÓ PRA 4300 SOLDADOS.. E ATÉ O INGRESSO DE VOCÊS, ESSE NÚMERO PODE AUMENTAR!! FAÇAM COMO O PESSOAL DO ÚLTIMO CONCURSO DO BM DE 2011, QUE CORRERAM ATRÁS E CONSEGUIRAM CHAMAR TODOS.. DIGO TODOS OS APROVADOS A INGRESSAR!! E MESMO ASSIM, CHAMANDO TODOS... AINDA SOBRA VAGAS NOS QUADROS!!
    PRECISAMOS DA AJUDA DE VOCÊS, SE QUEREM ENTRAR... RECOMENDO A FAZER COMO NOS FIZEMOS EM 2009... E COMO OS APROVADOS DO BM FIZERAM ATÉ 2012... COMPAREÇA EM NOSSOS EVENTOS POR MELHORIAS!!



    Anônimo3 de outubro de 2013 11:36
    NMU,
    FAÇA O CONVITE FORMAL NO BLOGGER DELES!!!
    LINK: http://aprovadospmdf2013.blogspot.com.br/
    LINK: https://pt-br.facebook.com/pages/Aprovados-cbmdf-2011/229520647140421
    LINK: http://www.bombeirosdf.com.br/
    PRECISAMOS SIM DA AJUDA DELES, LEMBRO QUE A NOSSA AJUDA EM 2009 FEZ A DIFERENÇA!!

    FUTUROS SOLDADOS, TEMOS MAIS DE 4MIL VAGAS PRA VOCÊS!!!
    VENHAM LUTAR TAMBÉM PELOS PLEITOS QUE JÁ SÃO DE VOCÊS...


    Tenente Poliglota...3 de outubro de 2013 11:48
    Bom dia companheiro,

    Já encaminhei o convite aos colegas. Toda soma nesse momento é muito importante. Agradecemos sua colaboração e é isso que precisamos, interação total.

    Abraços,

    Poliglota...

    ResponderExcluir
  7. Se fosse sério,a coisa seria muito boa.O que a véspera de uma eleição não faz,não é mesmo??? Não conseguem cumprir medidas simples,prometidas na eleição passada ..o que dizer de matar esse leão aí.


    Cabo 73 mil.

    ResponderExcluir
  8. BALELA ELEITOREIRA!!!!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.