24 C
pt-BR

“A militarização não é boa para o policial e é péssima para o cidadão”

O professor de Direito Penal da UFMG Túlio Vianna, afirmou que este é o momento ideal para colocar em pauta a desmilitarização das polícias; atividade foi realizada em SP

Nesta segunda-feira, 1, foi realizada no vão do Masp, em São Paulo, uma aula pública sobre a desmilitarização das polícias. Organizada pelo Acampa Sampa, a atividade contou com a palestra do professor doutor Túlio Vianna, que leciona a disciplina de Direito Penal na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e defende a desmilitarização das polícias como uma forma de reduzir a violência policial. Cerca de 100 pessoas participaram da aula pública.

Felipe Rousselet, da Revista Fórum Foto: Paulo Iannone
“Quando a gente fala em desmilitarização da polícia, muita gente não entende o que estamos querendo dizer. Acha que a gente quer que a polícia ande desarmada. Outros pensam que o problema é a farda. Não tem nada disso. O problema do militarismo é que a sua lógica é de treinar soldados para a guerra. A lógica de um militar é ter um inimigo a ser combatido e para isso faz o que for necessário para aniquilar este inimigo”, ponderou. “A polícia não pode ser concebida para aniquilar o inimigo. O cidadão que está andando na rua, que está se manifestando, ou mesmo o cidadão que eventualmente está cometendo um crime, não é um inimigo. É um cidadão que tem direitos e esses direitos tem de ser respeitados”, defendeu Vianna.

O professor de Direito Penal afirmou que a violência começa no treinamento do policial, o que depois é refletido na sua atuação ostensiva nas ruas dos grandes centros urbanos brasileiros.

Na foto, o professor de direito penal Túlio Vianna ministra aula pública sobre a desmilitarização das polícias no vão do Masp, em São Paulo. Foto: Felipe Rousselet 
“O treinamento da PM é absolutamente violento. Ele é feito para ser violento. O sujeito passa em um concurso e é submetido a rituais próprios do militarismo que retiram a sua individualidade, muitas vezes por meio de humilhação. O que acontece, ele aprende desde cedo que tem um valor a ser respeitado, a hierarquia, a obediência. Quando a sociedade opta por uma polícia militar, o que essa sociedade quer é uma polícia que cumpra ordens sem refletir. É claro que quando se dá um treinamento onde o próprio policial é violentado, como vou exigir que esse indivíduo não violente os direitos de um suspeito?”, questionou.

“A lógica dele é muito racional. Se existe uma hierarquia, você tem um coronel, um capitão, um tenente e chega lá no soldado. E quem está abaixo do soldado? Os únicos que estão abaixo do soldado somos nós, os civis. E abaixo dos civis somente mesmo os ‘bandidos’, ‘marginais, ‘vagabundos’ e ‘subversivos’, ‘vândalos’ e ‘manifestantes’. Ou seja, todo mundo, que na visão maniqueísta dele, vê como inimigo”, explicou Vianna. “O policial aprende que o valor máximo não é o respeito aos direitos, à lei, e sim a hierarquia, a obediência. ‘Manda quem pode, obedece quem tem juízo’, é isso que ele aprende sempre”, completou.

Vianna falou de como outros países formatam a suas estruturas policiais e declarou que o modelo brasileiro de polícia ostensiva e militarizada é único no mundo. “Na forma que nós temos hoje, com uma polícia separada entre uma polícia militar, no policiamento ostensivo, e uma polícia civil, que é de investigação, só no Brasil. Nos Estados Unidos e Inglaterra as polícias são 100% civis. Em alguns países da Europa existem polícias militares, mas não na forma que é concebida no Brasil. Por exemplo, na França, Portugal e Itália, a polícia militar é reservada para áreas rurais, áreas de fronteira afastadas dos grandes centros urbanas. E elas têm a função principal de proteger fronteiras, de proteger estas áreas de ameaças externas”, explicou.

Outra crítica de Vianna à militarização da PM é o código penal próprio aplicado para policiais que cometem delitos. “É muito cômodo você ter uma justiça que te julga pelo seus próprios pares. Quando a gente pensa em acabar com o militarismo não é acabar com o uniforme. É acabar com o treinamento militar, com o código penal militar, é acabar com a estrutura e a lógica militar. Nós temos que pensar em uma polícia cidadã. E para ser uma polícia cidadã, temos que pensar, em primeiro lugar, em respeitar o direito do policial ser cidadão”, defendeu o professor de direito penal.

Vianna também afirmou que o argumento de que o militarismo impede a corrupção por parte da polícia é errôneo. “O que é garantia contra a corrupção é uma corregedoria forte. Principalmente uma corregedoria com controle externo. Corregedoria com controle interno não garante nada”, defendeu. Segundo o professor, a militarização da polícia não traz nenhum benefício. “Ela não é boa para o policial militar e é péssima para o cidadão. Ela é péssima porque não é garantia de absolutamente nada. Não garante um polícia melhor e menos corrupta. Só é garantia de uma polícia violenta porque o treinamento é violento”.

Para Vianna, a repressão brutal contra as manifestações em todo o Brasil criou um momento propício para discutir a desmilitarização da PM. Segundo o professor, a violência que a polícia sempre impôs aos pobres afetou também a classe média. “Agora é o grande momento de colocar em pauta a desmilitarização. A PM sempre foi violenta, foi violenta contra os pobres e ninguém nunca se preocupou. Se você tem uma nota falando que 20 morreram na favela, o ‘cidadão de bem’ que está em casa pensa ’50 traficantes a menos, a PM está fazendo seu trabalho’. Agora se aparece uma jornalista de um grande jornal, com o olho todo detonado, uma violência extremamente grave e que evidentemente não está legitimada, isso choca muito mais que 20 morrendo na favela. O cara que está em casa pensa ‘podia ser eu, minha filha, meu irmão’. E ai é a hora de colocar em pauta a desmilitarização da polícia”.

Por fim, o professor da UFMG afirmou que o primeiro passo em direção da desmilitarização da PM é a pressão da sociedade para que o Congresso aprove a PEC 102, que autoriza os Estados a desmilitarizarem a PM e unificarem suas polícias. “No caso da Polícia Militar, como ela é prevista na Constituição, é necessária uma proposta de emenda constitucional conhecida como PEC para que a polícia seja unificada e civilizada. Já existe uma proposta de emenda constitucional, a PEC 102, que não faz especificamente a unificação e a desmilitarização, mas autoriza que cada estado federado possa fazê-lo caso julgue necessário”, explicou.

Após a palestra, os participantes da atividade se reuniram em pequenos grupos para discutir a desmilitarização e propor ideias para fortalecer esta pauta. Entre as sugestões do público, foi unânime a ideia de que atividades como a ocorrida no vão do Masp devem acontecer também nas periferias, onde a polícia mostra sua face mais violenta.Também surgiram iniciativas que visam dar visibilidade à pauta da desmilitarização, como grupos em redes sociais e sites que aglutinem denúncias de abusos cometidos pela PM e conteúdo favorável à desmilitarização das policias.

Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

35 comentários

  1. Quanto à PC 102 sei que delegados e oficiais serão muito beneficiados. Quero saber como ficam os demais cargos, haverá algum benefício, além da desmilitarização? Pois o que vejo, nessas PCs de segurança pública pública os únicos beneficiados são os que estão no topo. Para continuar ruim do jeito que está para nós sou a favor de não a essa PEC.

    ResponderExcluir
  2. Vão fazer merda! O golpe, ops, plano de poder (isso mesmo de poder, pois pra mim, de governo não há) do atual governo tá correndo contra o relógio para desmantelar o Brasil. Já tivemos o sucateamento das FFAA, agora a fragilização da polícia, do outro lado temos o aparelhamento de grupos sociais que mais se assemelham a grupos terroristas como a al quaeda (MST, MS..., etc). Eles vêm com o discurso que você quer ouvir, e como sereias o seduzem e depois o arrastam para o fundo. Tirando o sistema de saúde de Cuba (que já se sabe que não é mais o mesmo) e suas praias paradisíacas conheces mais alguma coisa boa naquela ilha? Volto a dizer, vai dar merda! Enquanto isso continuo sem entender como um limpador de bosta de elefante amealha da noite para o dia mais de cem milhões.Desmilitarizar...não seria melhor militarizar e colocar toda essa corja que se encontra fora do alcance das leis comuns para enquadrarem-nas nos rígidos códigos castrenses? Vai dar merda! Mais uma vez vão querer vender que o problema é a polícia. Não é! Todos sabemos disso, o problema é nossas leis feitas sobre medida para beneficiar o bandido. Vai dar merda! É possível imaginar que conquistemos direitos que o paisano tem e nós não: greve (não sei se isso pode ser chamado de ganho para o desenvolvimento do país, acho que uma classe política responsável e ética funcionaria melhor); sairmos da draconiana legislação militar e entrarmos no oba-oba das leis comuns?? Será que o futuro de meus descendentes ganhará um país melhor? Vai dar merda! Essas bolsas-vagabundo, o que acham? Notaram que paralelamente a essa vergonha só têm crescido a horda de brasileiros zumbis do crack? São nossos irmãos, nossos filhos, nossos amigos, etc, arrastados para essa sarjeta. Vai dar merda! Será que o próximo passo é a internacionalização da Amazônia? Não duvidemos, afinal num país onde seus políticos vendem suas almas por um simples fiat elba, dinheiro (e não precisa de muito não) compra tudo. Vai dar merda!

    ResponderExcluir
  3. ENFIM ALGUEM TOMA INICIATIVA QUE POR SINAL DEVERIA SER DE NOSSA PARTE.
    MAIS COMO SOMOS TODOS COVARDES E SEM REPRESENTAÇÃO POLITICA APARECE UM PAISANO PARA COMPRAR NOSSO DIGNIDADE.

    ResponderExcluir
  4. No próximo governo apartir de 2015, se tudo correr muito bem as coisas podem melhorar para PMDF e CBMDF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TEM EXPECTATIVA DA EMBRAPA CRIAR UMA ARVORE QUE DAR DINHEIRO
      ACORDA AMIGOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

      Excluir
  5. Nosso câncer é a luta dos oficias contra a desmilitarização,para manter suas regalias e pseudo status "quem é chefe de uma instituição fraca,fraco é"....não os PCDF...Esse militarismo causa a nossa desgraça.Não conheço qualquer servidor público no Brasil que queira esse câncer para sua instituição.É só atraso para quem carrega o piano. O Detran não precisou de vínculo com a PCDF para ser grande e respeitado..A PRF não precisou ser vinculada a PF ou PCDF para ser grandiosa e respeitada..Até os TECPEN estão indo nesse caminho.A resolução dos nossos problemas não está em unificação..mas sim na desmilitarização.Esse sim traz a desgraça aos Praças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pai, perdoa, ele não sabe o que diz...

      Excluir
    2. vamos parar de ficar nos preocupando com os outros, AGEPEN-df, PCDF, PRF, ficam depreciando a categorias do outros, e eles nem esquentam com a pmdf, vamos olhar para os nossos problemas e nao ficar criticando as outras categorias...afff

      PMDF indignado!!

      Excluir
  6. Engraçados estes discursos sobre desmilitarização.Eles dão a nítida impressão de que o problema será resolvido com a mudança da nomenclatura, mitar x civil. Gostaria muito de saber, quando foi que este "especialista" participou de um curso de formação de policiais nos últimos 15 anos? Gostatria muito que ele apontasse, em que disciplina do curso, os policiais são submetidos a esta violência, que os transforma em algozes da sociedade? E mais, que tecnica é esta que é capaz de anular a formação dada pelos pais e professores ao londo da infãncia e adolescencia e imprimir um novo comportamento, que o policial adota e não abandona mais.Se identificarmos esta tecnica, poderiamos utilizá-la para mudar o comportamento de marginais, corruptos e até de políticos, advogados e juizes, desprovidos de ética e de escrúpulos. Será que o que na verdade está por trás deste discurso de dismilitarização não é uma tentativa de fazer com que policiais, desmilitarizados, sejam mais sucetíveis aos interesses dos que querem ver o caos instalado? os policiais permitindo a anarquia, por entenderem que a causa é justa?Este professor de Direito Penal deveria lavar a boca, antes de falar dos cursos de formação dos policiais militares, cursos que a anos contemplam disciplinas como Direitos Humanos, Ética Profissional, Uso Progressivo da Força, Direitos das Minorias,entre outras. São estas iniciativas que podem vir a transformar a atuação dos policiais e não a desmilitarização. Militares são treinados para terem rusticidade, para resistirem a situações em que a maioria das pessoas simplismente figiria, e isto não vai mudar com a desmilitarização, pois continuaremos sendo os responsáveis por lavar a roupa suja da sociedade.Sou militar desde os 11 anos de idade, quando ingressei no Colégio Militar e fui forjado para ser um homem integro, ingressei na PM aos 19 anos e nela permaneço a 21 anos,sem nunca haver sido submetido a nenhum treinamento que fosse capaz de desvituar a formação que troxe do seio da minha família e dos inestimáveis professores que tive (a maioris deles militares), e afirmo que o problema não está no militarismo e sim nas pessoas, se existe uma falha de formação , não é na PM e sim na formação anterior a ela. Os policiais não vém de Marte para entrar na PM, eles saem da sociedade e continuaram saindo dela, mesmo que a polícia seja desmilitarizada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VOCÊ É UM BRINCANTE TOTAL!!
      TODAS ESTAS MATÉRIAS QUE CITOU..
      FORAM FEITAS VIA SENASP, OU SEJA, NEXT > NEXT E MAIS NEXT´S
      LOGO, DE NADA ADIANTOU.. POIS ESSE FAZ DE CONTA, SÓ EXISTE NA SUA CABEÇA!!
      MUITOS DE FATO NÃO ESTÃO PASSANDO DO LIMITE POR CONTA DA MÍDIA QUE AO MESMO TEMPO USA O CRISTÃO QUE ADORA APARECER NA TV PRA MOSTRAR QUE E O PRICLES DAS GALAXYS E FAZ UM DESLIZE.. É CONDENADO E DEPOIS HAJA ADVOGADO PRA SALVAR!!
      OU AINDA COMO DIZIA UM ST QUE DEU AULA DURANTE AQUELE ZARALHO DE CFP, FALAVA ASSIM NA MATÉRIA DE ÉTICA: QUEM BATEU BATEU, QUEM NÃO BATEU NÃO BATE MAIS!!
      OUTRAS COISAS, TOMEM COMO EXEMPLO ALGUNS CURSOS DOS CBM´S QUE HOUVE MORTE.. O CASO DO SGT QUE SÓ SAIRIA MORTO E DE FATO SAIU MORTO!!
      OS CURSOS DO BOPE QUE NEGO CHEGA EM CASA SÓ NOS EMATOMAS.. CONHEÇO GENTE QUE LITERALMENTE FOI PRA LÁ E SÓ LEVOU LENHA!!
      RESUMINDO, NO MILITARISMO SÓ SE DÁ BEM QUEM COMANDA.. AQUELES QUE SÃO OBRIGADOS A SEGUIR DIVERSAS ORDEM SÃO OS QUE PAGAM O PATO!! SEM DIREITO DE QUESTIONAMENTO..
      BASTA PROCURAR VÁRIOS VÍDEOS NAS REDES QUE VERÁ ISSO!!
      POIS QUERENDO OU NÃO, AINDA EXISTE O RQQ..


      NOVINHUUU

      Excluir
    2. Nobre,é simples!!Deixar de ser militar..é passar a integrar um novo mundo,onde continuarei com todos os deveres,mas,consequentemente, terei meus direitos de cidadão abrangidos,expandidos ao mesmo patamar do resto dos brasileiros normais.A sociedade é civil...portanto,não se justifica uma polícia que protege e garante os direitos constitucionais desse cidadão,estar inserido em um contexto de exceção.Deixarei de ser cidadão de 2° classe,e ingressarei no mundo dos normais,sem mentir ser um "super homem",quando na realidade somos escravos.."rústicos,como queira!" " que lembram aqueles que suportavam situações sobre humanas,obrigados pelo sistema...e hoje, nós, Praças PMs,em tempos de paz, 12 horas em pé,sem comida,banheiro ou descanso"..como se não tivéssemos as mesmas necessidades fisiológicas dos seres humanos que formam o resto da nossa sociedade.Pela constituição cidadã seremos abrasados.Coisa que não somos nos primordiais direitos:de cidadãos e de servidores públicos que somos...Isso é,se for Praça..Oficial desconhece o que digo..porque desconhece as mazelas a que os new escravos são submetidos.Não me lembro de ter lido em algum livro de história que os Senhores de Engenho teriam lutado pela Abolição da escravatura,pois seus interesses pessoais estavam acima de qualquer garantia ou de progresso para aqueles esperavam por ela,assim como os Oficias, que nos querem alijados das condições e direitos do resto da sociedade,para manterem o status quo "sangue azul". " O problema não está no militarismo,o problema é o militarismo "


      Cabo PM 70 MIL.

      Excluir
    3. Errata: Onde lê "Abrasado"..leia-se "Abraçado"

      Cb 70 mil

      Excluir
    4. Olha ai "escravo", lamento informar que no mundo novo ao qual vc se refere, também haverá os que mandam e os que obedecem. Caso vc continue chorando e se fazendo de coitadinho, infelizmente sempre estará entre os que obedecem, quer no militarismo ou no "Novo Mundo".
      Ah, tem mais uma coisa, ser militar ou poicial militar é uma opção voluntária, se vc não nasceu para isso "PEDE PRA SAIR".

      Excluir
  7. DEPOIS, OS ALIENADOS QUE APOIAM A DESMILITARIZAÇÃO, NÃO RECLAMEM QUANDO ESTIVEREM NA VALA COMUM, RECEBENDO O TETO DO INSS. AI VAI FICAR DIZENDO, EU NÃO SABIA QUE ISSO PODERIA ACONTECER. BURRICE TEM QUE TER LIMITE!. OS PRAÇAS DA PMDF NÃO PODEM CONTINUAR CAINDO NESTE DISCURSO DE QUE O MILITARISMO SÓ BENEFICIA OS OFICIAIS. O QUE ESTÁ POR TRÁS DISSO É O SONHO DO GOVERNO DE MEXER NA APOSENTADORIA DOS MILITARES. PENSE COM A PRÓPRIA CABEÇA, E SE ACHA QUE SER OFICIAL É ASSIM TÃO BOM E FÁCIL, VAI ESTUDAR E SEJA UM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudinho! Depois que der merda não reclamem.

      Excluir
    2. Alienado!PCs,PFs,PRFs,PROFESSORES,Médicos......e tantas outras carreiras não precisam " e tão pouco querem ou admitem" viver no submundo do câncer do militarismo,que mais retira direitos do que os da,para receberem um belo salário integral quando da inatividade e ainda terem aposentadoria especial aos 25 ou 30 anos de serviço,assim como os burros de carga e buchas de canhão dos PMs.

      Excluir
    3. FALOU TUDO. DEVEMOS TER CUIDADO COM O QUE PEDIMOS, POIS PODEMOS CONSEGUIR. SOU PRAÇA E NÃO ESTOU SATISFEITO COM DIVERSOS PROBLEMAS QUE ENFRENTAMOS ATUALMENTE, MAS DESMILITARIZAR É DAR UM TIRO NO PÉ. DEVEMOS LUTAR PELA IGUALDADE DE DIREITOS E POR UM REGULAMENTO E ESTATUTO MODERNOS.

      Excluir
    4. FIO, GRANDE BOSTA TERO DO INSS??
      DO JEITO QUE AS COISAS ANDAM..
      E ESSA MIXARIA DE CONTRACHEQUE, SÓ VEJO DESVANTAGENS!!
      DETALHE, NUM ADIANTA NADA NUM TRABALHAR ATÉ OS 70 ANOS SE INDO PRA CASA AOS 50 TENHO QUE CONPLETAR MINHA RENDA EM MUITO..
      POIS NUM E ISSO TUDO QUE DIZ??
      OU SERÁ SÓ VOCÊ QUE NUM VAI PERDER!!
      OUTRA COISA, QUER PROVA REAL..
      SOLTARAM NO SEMESTRE PASSADO A CONVOCAÇÕES DOS PRAÇAS REFORMADOS..
      E AGORA SAI DOS OFICIAIS!!
      CONCLUO, OS NÚMEROS VÃO DIZER POR SI SÓ!!
      POIS VAI SER BRIGA DE FOICE PRA GANHAR OS 30%..
      ENTÃO, DEIXA DE SER FALSO!!
      AS COISAS ESTÃO RUINS PRA AMBOS OS LADOS..
      TOME COMO EXEMPLO A LEI DE VENCIMENTOS.
      SÓ ELA FICOU 11 ANOS SEM REAJUSTE E QUANDO VEIO, NUM VEIO NEM 5%!!
      ESTAMOS É MAIS QUE NA MERDA.
      AH, OCE DEVE ESTA NA ÁREA DE CONFORTO PORQUE RECEBE UMA GORDA GRATIFICAÇÃO DE COMANDO!!
      OPS?! MAS VOCE NUM E OFICIAL..
      NUM FEZ ACADENIA PRA ISSO??
      NÃO ENTRAREMOS EM DETALHES.
      MAS TE AVISO, ESSA GRATIFICAÇÃO TEM DIAS CONTADOS E COM ELAS OUTRAS DO SEU CONTRACHEQUE!!
      ACORDA.. SAIA DESSA BOLHA!!


      NOVINHUUU

      Excluir
    5. AI METIDO A SEMI DEUS, EU TENHO CERTEZA QUE OS OFICIAIS R2 OS APADRINHADOS E OS GABARITOS NÃO ESTUDARAM PARA ESTARÉM AI OK.

      PORTANTO, SÓ MAIS UM POUCO DE RESPEITO E SEJAM MAIS PROFICIONAIS, POIS A ADMINISTRAÇÃO DA CORPORAÇÃO QUE É REALIZADA POR OFICIAIS É A MAIS INEFICIENTE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

      Excluir
    6. Agora gostei, finalmente a verdade vem a tona.O seu problema não é com os Oficiais, a sua magua é por que vc não conseguiu dar um jeitinho de ser um deles.
      E mais, ja que se acha tão mais competente que os administradores da PM, por que não faz as suas sugestões através dos canais competentes de comunicação, mas tenho que te avisar que administrar uma corporação não é apenas resolver os anseios pessoais, tem que manter a empresa funcionando...
      Nunca pensou nisso? até hoje só pensou nos seus problemas pessoais e na sua folga? nem sabe quais são os problemas da corporação? fora os que lhe atingem diretamente?
      Vem para a administração e solucione todos os problemas, o que está esperando...

      Excluir
    7. Olha só, vai ver que aquele policial que foi criticado por ser empresário e dono de bancas e lojas, e ainda assim tirar voluntário está fazendo isso para não precisar trabalhar quando se aposentar, faça como ele, trabalhe, trabalhe muito, enquanto tem saúde e disposição.Não tome como exemplo aqueles que não se prepararam para a passagem para o "mundo novo" e la chegando descobriram que a única coisa que sabem fazer, é ser militar.

      Excluir
  8. Gostaria que fosse feita uma pesquisa, uma pesquisa simples, que indagasse aos policiais sobre se eles concordam que foram ensinados ou doutrinados para serem violentos com a população nos seus cursos de formação. Será que o nosso "especialista" se preocupou em fazer esta pesquisa ou está apenas vomitando aquilo que pensa sobre os ´policiais que o reprimiam quando ele tentava exercer o seu direito inviolável de fumar maconha na UNB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou Praça..e é um pouco pior do que o professor falou...Ensinar violência é o mínimo.O pior
      é ser violentado em sua honra,direito...ser tratado como lixo.


      Excluir
  9. Exclusivo: PMs ameaçam retomar Operação Tartaruga
    29 DE JUNHO DE 2013 POSTED BY - RDS

    Comandante-Geral da PMDF, cel Jooziel e o governador Agnelo Queiroz

    O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jooziel de Melo Freire, está de cabelo em pé. O incomodo é a ameaça da volta da Operação Tartaruga, feita por policiais militares e que poderá ser colocada em pratica a qualquer momento. Preocupado com o possível movimento num momento delicado de seguidos protestos da população na Esplanada dos Ministérios, o comandante chamou todas as associações de policiais para uma reunião. A categoria exige o cumprimento de promessas de campanha e a saída de três secretários de governo.
    O local do encontro, ocorrido às 13h de hoje (28/6), foi no quartel-geral da Polícia Militar, no Setor Policial Sul. Por mais de três horas, Jooziel pediu para os líderes das associações policiais que reconsiderassem a convocação da possível Operação Tartaruga, principalmente porque a corporação necessita dos homens nas ruas para combater os vândalos durante as passeadas. Os militares são apontados como referência para inibir a violência nas manifestações populares, que ocorrem há duas semanas.
    A atuação de policiais militares é imprescindível neste momento de protesto. Os manifestantes se organizam em redes sociais e prometem retornar às ruas com novos protestos. Eles exigem melhorias na educação, saúde, segurança, transporte, criação de uma CPI para apurar os gastos da Copa das Confederações, fim do voto secreto, a saída de Renan Calheiros da presidência do Senado Federal e de Marco Feliciano da Comissão de Direitos Humanos e Minorias.
    As entidades que representam os PMs se mantiveram firmes nas propostas. A categoria exige o cumprimento das promessas de campanha. “Queremos que o governador cumpra as 13 promessas que fez aos policiais militares”, disse uma das lideranças que por enquanto pede para ter o nome mantido em sigilo.
    De acordo com a fonte, os policiais acham que agora é a hora exata para exigirem o cumprimento das promessas já que os PMs estão trabalhando 16 horas por dia sem folga, em pé, sem água e lanche. A condição é considerada desumana pelas principais lideranças de policiais militares e bombeiros militares, que pretendem retaliar e mostrar seu favor com a volta da Operação Tartaruga. Quando foi realizada em março do ano passado a violência cresceu assustadoramente no Distrito Federal.

    Por Luis Augusto Gomes

    ResponderExcluir
  10. Fora oficiais sanguessugas!!! Vala comum é pra onde vcs irão!

    ResponderExcluir
  11. Exclusivo: PM e Bombeiros vão fazer protesto
    3 DE JULHO DE 2013 POSTED BY - RDS


    Um grande protesto está marcado para o próximo dia 24, na Esplanada dos Ministérios. Desta vez não haverá sprey de pimenta e nem pancadaria nos manifestantes. Policiais militares e bombeiros militares de todo o país vão estar em Brasília para marchar rumo ao Congresso Nacional. As duas categorias querem paralisar os serviços prestados por policiais militares e paramédicos.
    Os manifestantes pretendem reunir mais de 50 mil pessoas. Policiais e bombeiros vão exigir o fim da desmilitarização das tropas, do Regimento Disciplinar do Exército (RDE) e a unificação das polícias. Os manifestantes querem mostrar a força e a importância das duas categorias para a Segurança Pública no país.

    Por Luis Augusto Gomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual a fonte colega!!!

      Gostaria de publicar isso.

      HALK

      Excluir
    2. http://rotadeseguranca.com.br/category/policia/

      Excluir
  12. NÃO PRECISA DE MUITO CONHECIMENTO PARA SABER QUE PRINCIPALMENTE O GETOP, ROTAM, BOPE ETC. NÃO SÃO TREINADOS, MAS SIM "ADESTRADOS" PARA COMBATER INDEPENDENTEMENTE DE ESTAR VIOLANDO OS DIREITOS CONSTITUCIONAIS DO CIDADÃO, INCLUSIVE O SEU PRÓPRIO DIREITO!!!!

    NA VERDADE O MILITARISMO FUNCIONA COMO UM CÃO PIT BULL QUE É "ADESTRADO" PARA ATACAR INDEPENDENTE DE QUALQUER COISA, NO CASO DO DO POLICIAL MILITAR INDEPENDENTE DE QUALQUER LEI !!!!



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falam do Gtop, Rotam, Patamo e etc, mas na hora de levantarem a bunda do sofá e irem comparecer às assembleias para tratar de assuntos de melhorias para a categoria vão apenas 100 gatos pingados. Nessa firma fraca chamada pmdf a maioria dos praças são um bando de chorões e resmungões. Reclamam de tudo e de todos, mas na hora de AGIR continuam na inércia. Enquanto essa apatia reinar não adianta ficar colocando a culpa em operacionais, oficiais e em outros grupos. A culpa é desses revolucionários da internet, que vivem protestando e esbravejando nas redes sociais e não tem coragem de irem a uma assembléia para cobrarem o que lhes foi prometido.

      Excluir
    2. Desculpe por havermos violado o direito constitucional de vandalizar predios públicos,incendiar ônibus e atirar pedras contra policiais. Realmente, os policiais violaram todas as leis que garantem estes direitos.

      Excluir
  13. se não for possível unificar as policias civil e militar que desmilitarize a militar. Ja é um grande passo.

    ResponderExcluir
  14. Não sei de onde tiraram essa ideia de que o comandante-geral está de cabelo em pé sobre operação tartaruga. Foi feito com o antigo cmte-geral e será feito novamente o controle da situação com esse comando. Nem que para isso tenham que colocar a Força Nacional nas ruas. Exército em ultimo caso.

    ResponderExcluir
  15. No curso me disseram que eu era uma maquina de mata. Eu acreditei que eu era.
    HOJE no curso de oficias, os cadetes só pensam em si dar bem,não estam nem ai pra sociedade.

    ResponderExcluir
  16. A QUI NO ESTADO DO PARÁ O GOVERNADOR ESTÁ FAZENDO AO CONTRÁRIO, ESTÁ QUERENDO MILITARIZAR O DETRAN DO ESTADO. TALVEZ SEJA PARA NÃO FAZER CONCURSO PÚBLICO.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.