24 C
pt-BR

🎭 Pedaladas carnavalescas

 


É verdade. Luiz Inácio Lula da Silva será homenageado no Carnaval da Sapucaí neste ano. Apesar de estarmos a pouco mais de oito meses da eleição em que será candidato à reeleição, o presidente aceitou a homenagem da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que será a primeira a desfilar no domingo (15/2).

Com o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, a escola descreve Lula como “o político mais bem-sucedido do seu tempo” e exalta sua “trajetória de ex-operário e líder sindical, eleito três vezes ao Planalto”.

Trata-se, portanto, de um claro desrespeito à Lei Eleitoral, configurando propaganda eleitoral antecipada. Se Dilma Rousseff sofreu impeachment por pedaladas fiscais, Lula agora recorre às pedaladas carnavalescas.

Vale destacar que, como contrapartida, o Ministério da Cultura autorizou a escola a captar R$ 5,1 milhões via Lei Rouanet, além de a agremiação ter recebido R$ 1 milhão por meio da Embratur — recursos públicos, oriundos dos impostos pagos por todos os contribuintes.

Não se trata apenas de uma afronta aos demais candidatos, mas também ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É necessário que haja alguma forma de penalização.

✍️ Paulo Panossian

Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

Postar um comentário