24 C
pt-BR

Saidão de Dia dos Pais libera mais de1,7 mil presos no DF

 


Mais de 1.700 detentos do sistema prisional do Distrito Federal foram liberados nesta semana para o tradicional saidão de Dia dos Pais. A saída temporária, prevista em lei, permite que presos do regime semiaberto passem alguns dias com suas famílias em datas comemorativas.

Quando acontece o saidão?

A liberação começou nesta quinta-feira (7/8) e os presos devem retornar às unidades prisionais até a próxima segunda-feira (11/8), às 10h da manhã. O benefício é concedido apenas a quem cumpre requisitos legais, como bom comportamento e já ter cumprido parte da pena no regime semiaberto.

Quem tem direito ao saidão?

De acordo com a Vara de Execuções Penais (VEP) do DF, têm direito ao saidão os apenados que:

  • Estão no regime semiaberto;
  • Têm autorização judicial;
  • Não descumpriram as regras em saídas anteriores.

Presos por crimes hediondos, como estupro e homicídio, também podem ser incluídos, desde que cumpram os requisitos legais — o que sempre gera polêmica e críticas por parte da população.

Histórico e riscos

Em saídas anteriores, parte dos beneficiados não retornou na data marcada, o que acende o alerta de autoridades e da população. No último saidão, por exemplo, mais de 80 presos não voltaram ao sistema prisional.

As forças de segurança intensificam o monitoramento durante o período, mas especialistas apontam a necessidade de rever os critérios do benefício.


Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

Postar um comentário