24 C
pt-BR

“Amanhã pode ser o dia-D: PMDF e CBMDF esperam por 44% de valorização salarial”

Amanhã, 22 de agosto de 2025, está marcada uma reunião decisiva — o momento pelo qual muitos PMs e Bombeiros do Distrito Federal esperam com coração acelerado. Será esse o pontapé inicial para uma valorização que poderia finalmente renovar sonhos e aliviar tensões?

Por anos, as corporações conviveram com salários defasados e promessas vazias. Muitos oficiais recorrem a empréstimos consignados para fechar o mês. Como relembra um colega da tropa:

“Esse aumento vai dar um alívio para nós… precisamos apertar daqui e dali para conseguir fechar o mês” .

A proposta está em andamento desde fevereiro, quando o governador Ibaneis Rocha enviou a proposta ao governo federal — com impacto estimado em R$ 2,3 bilhões e pagamento em duas parcelas: setembro de 2025 e maio de 2026 .

Desde então, intensas negociações e análises técnicas foram realizadas. A secretaria de economia validou dados detalhados sobre efetivo, folha e projeções até 2030. O pacote agora está na fase final de encaminhamento ao Planalto .

Tudo isso com vistas a um possível reajuste médio de 30%, com picos de 37,9%, dependendo do cargo. Mais ousada ainda, a PEC 1/2025 — em tramitação no Senado — abre caminho para a tão esperada equiparação com os salários da Polícia Federal, elevando o potencial reajuste até 44% .


O que está em jogo amanhã (22/08/2025)

Elemento Estado Atual
Reajuste proposto Até 37,9%, com possibilidade de salto para 44% via PEC
Proposta encaminhada Sim — desde fevereiro de 2025 para governo federal
Aprovação técnica Concluída — dados e folgas analisadas, proposta na reta final
Reunião decisiva Amanhã, no MGI ou instância similar — toque de esperança para as corporações
Clima entre as tropas Ansiedade, tensão e esperança — o sentimento de “finalmente agora?”

A tropa está com o coração na mão: será que a espera termina amanhã? O alívio é sonhado em forma de aumento, estabilidade financeira e reconhecimento de uma profissão que tantas vezes fica à sombra de promessas quebradas. Se esta reunião for produtiva e sinalizar avanço real, será um capítulo inesquecível na história da PMDF e do CBMDF.

Postagens mais antigas Nenhum resultado encontrado
Postagens mais recentes

Postar um comentário