24 C
pt-BR

Vice-governadora do DF, Celina Leão, deu início ao C-MOVE Brasília 2024 nesta terça-feira (19)

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, deu início ao C-MOVE Brasília 2024 nesta terça-feira (19), abrindo as portas para uma ampla discussão sobre a mobilidade urbana sustentável na capital federal.

Com o objetivo de apresentar as últimas novidades em veículos elétricos e fomentar um diálogo entre o setor privado e órgãos públicos, o congresso visa também destacar as tecnologias emergentes e as vantagens da eletrificação para a mobilidade urbana sustentável.

O congresso, que se realiza hoje e amanhã (20), no 21 Convention Affiliated by Meliá, busca ser um marco na transição para a mobilidade sustentável, enfatizando a importância de um diálogo entre o setor privado e órgãos governamentais.

Além de líderes e gestores públicos para debater os últimos avanços em veículos elétricos e mobilidade urbana, participam ainda do evento empresas, operadoras de transporte e gestores de frota de ônibus elétricos.

Em seu discurso de abertura, Celina Leão ressaltou a vitalidade dos veículos elétricos para o conceito de cidades inteligentes e sustentáveis.


A vice-governadora destacou o desafio enfrentado pelo Distrito Federal em adaptar sua infraestrutura para suportar a crescente demanda por carros elétricos, enfatizando a necessidade de estabelecer pontos de abastecimento adequados.

Segundo ela, "não adianta termos veículos elétricos sem o suporte necessário. É um desafio que pretendemos liderar, começando pelo DF para servir de exemplo ao restante do país".

Celina Leão destacou a importância dos veículos elétricos para uma cidade moderna e inteligente.

"Nós precisamos realmente avançar nesse desafio", disse a vice-governadora. "Em nome do governador Ibanez, estamos comprometidos em adotar tecnologias limpas e promover um transporte de qualidade. Queremos garantir a preservação do meio ambiente para todos", afirmou.

Já o presidente do Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável (IBMS), Ricardo Guggisberg, ao agradecer a presença de Celina Leão no evento, disse que o Brasil está testemunhando uma transformação global sem precedentes no que diz respeito às mudanças climáticas.

"É nesse cenário que a eletromobilidade emerge como uma base essencial para a consolidação da mobilidade sustentável nas cidades inteligentes", destacou.

Para Guggisberg, o Brasil está cada vez mais aberto à oportunidade e aos investimentos que possam impulsionar a participação e a produção de veículos elétricos no mercado brasileiro. "Essa é uma evidência clara na direção de um país que está literalmente puxando o futuro do transporte de passageiros e cargas".

Segundo ele, a eletrificação dos ônibus e caminhões representa um dos principais caminhos para a redução dos impactos das emissões de combustíveis fósseis no meio ambiente.

"Ao combinarmos a eletromobilidade com as fontes de energia renovável, como solar e eólica, podemos reduzir ainda mais as emissões de gases de efeito estufa e melhorar a qualidade do ar para todos os brasileiros."

Para ele, o Brasil precisa promover a necessária infraestrutura para que a mobilidade elétrica ganhe mais espaço e atinja o maior número de consumidores.

O presidente do IBMS finalizou seu discurso afirmando que, sem uma rede robusta de eletropostos nas cidades, os veículos elétricos ficarão limitados em suas jornadas.

"Devemos superar essa lacuna para incentivar a adoção em massa dos veículos elétricos. Precisamos planejar investimentos nessa infraestrutura".


Participaram da aventura do evento as seguintes autoridades:

Celina Leão / Vice-Governadora do Distrito Federal

Uallace Moreira /Secretario de Desenvolvimento Nacional do Ministerio de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC).

Adriana Resende  Avelar / Presidente do CREA

Leonardo Reisman / Secretario de Ciência e Tecnologia e Inovação do DF

Zeno Andrade/Secretário de Transporte e Mobilidade do DF

Adalberto Maluf/ Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano do MMA

Saulo Nacif Araujo/ Superintendente do Banco de Brasilia  (BRB)

Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

Postar um comentário