24 C
pt-BR

Ferramentas digitais facilitam emissão de certidões para taxistas

O serviço foi criado pela Semob-DF, que disponibilizou um sistema eletrônico que dispensa a entrega da documentação física, presencialmente; ferramenta pode ser acessada com o login na conta GOV.BR

Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Os taxistas do Distrito Federal já podem fazer o recadastramento anual e a emissão de certidões de impostos sobre produtos industrializados (IPI), sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS) e sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) no conforto de suas casas ou enquanto aguardam a chamada de um passageiro, pelo celular. O serviço foi criado pela Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF), que disponibilizou um sistema eletrônico que dispensa a entrega da documentação física, presencialmente.
“O atendimento virtual vem para agilizar e atualizar nosso atendimento, beneficiando os taxistas que rodam todos os dias no DF. E isso foi possível também graças à integração entre os sistemas governamentais, que permite a troca de informações entre diferentes órgãos para a verificação e emissão dos documentos”Mauro Sérgio Fatureto, subsecretário de Serviços da Semob

Para acessar a ferramenta, o taxista deve fazer login na conta GOV.BR, e toda a documentação deve ser anexada por meio digital. O taxista também receberá eletronicamente a aprovação (ou não) da sua documentação. O site pode ser acessado por meio deste link.

Um dos primeiros a utilizar o processo virtual foi Genildo Moraes, que trabalha como taxista desde 2004. O motorista compareceu ao Ponto de Apoio, no Aeroporto de Brasília, onde profissionais da Semob auxiliaram nos primeiros acessos. Em menos de dez minutos, Genildo saiu com a sua autorização impressa.

“É muito bom. Você pode fazer de casa mesmo, deitado na sua cama você já pode fazer. Ou enquanto espera um passageiro dentro do carro mesmo. A gente perdia tempo, e tempo para a gente é dinheiro”, avaliou o taxista.O taxista Genildo Moraes destacou: “A gente perdia tempo, e tempo para a gente é dinheiro” | Foto: Divulgação/Semob-DF

De acordo com o subsecretário de Serviços da Semob, Mauro Sérgio Almeida Fatureto, o Governo do Distrito Federal (GDF) está trazendo melhorias para os permissionários, ao passo que moderniza o sistema. “O atendimento virtual vem para agilizar e atualizar nosso atendimento, beneficiando os taxistas que rodam todos os dias no Distrito Federal. E isso foi possível também graças à integração entre os sistemas governamentais, que permite a troca de informações entre diferentes órgãos para a verificação e emissão dos documentos”, explicou o gestor.

O serviço está disponível para acesso tanto em computadores como por meio de celulares, sem a necessidade de baixar um aplicativo. Contudo, o atendimento presencial será mantido para casos excepcionais, como erro do sistema. No futuro, os serviços também beneficiarão os motoristas por aplicativo.

*Com informações da Semob-DF
Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

Postar um comentário