24 C
pt-BR

5 PONTOS DO ESTILO EXÓTICO DE ALVARO NETO

 

De acordo com o Dicionário Priberam (2022), entende-se por “exótico” como algo que “é de país ou de clima diferente daquele em que vive ou em que se usa; estrangeiro; importado”. Nesse viés, qualificar algo como bonito ou feio é extremamente complexo, mesmo quando certas características fazem o cérebro humano, à primeira vista, proceder tal ação.

Com o passar dos tempos, filósofos e artistas, por exemplo, “se preocuparam se em definir a beleza. É por isso que existem inúmeras teorias estéticas e histórias da arte. O mesmo não aconteceu com a feiura” (PSICANÁLISE CLÍNICA, 2021). Nessa toada, a feiura, entre os teóricos, tem sido bastante moderada, ao passo que outrem parece “se conformar com a ideia simples de que o feio é o oposto do belo” (PSICANÁLISE CLÍNICA, 2021).

Um pouco mais além,

[...] aceitar que a feiura é relativa e depende dos tempos e das culturas. O que era inaceitável ontem pode se tornar aceitável amanhã, o que antes era considerado feio pode se tornar belo. “O belo é feio e o feio é belo”, disseram as bruxas Macbeth [personagens de Shakespeare] com sabedoria (PSICANÁLISE CLÍNICA, 2021).

Diante do exposto, é válido e satisfatório apresentar um artista que “talvez” esteja criando uma nova moda: Alvaro Neto, com uma forma “não comum” de se portar, vestir e pelos seus trabalhos diferenciados no âmbito das Artes.

Alvaro Neto, quando criança, estudou na Escola Parque (EP) 210/211 Norte nos períodos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – estabelecimento escolar próximo à sua residência. Ali tomou conhecimento pelas Artes. Porém, se de uma análise mais profunda de sua vida pelas redes sociais, ele iniciou sua carreira desde o berço, onde muitos de sua família já traziam referências artísticas. Assim, “em seu próprio lar”, começou suas primeiras manifestações artísticas.

Para quem passa pelo artista, que é tido como esquisito, excêntrico e extravagante, dificilmente não tem a atenção voltada pela forma a qual o mesmo se propõe com sua forma de se manifestar por meio de suas roupas, que não são tão comuns de se encontrarem na correria e na velocidade do tempo vigente, pois, nesse aspecto, a opção de muitos é fazer uso de algo mais prático e rápido.

Para bem elucidar o artista Alvaro Neto, vale observar os cinco questionamentos que se seguem:

1) Qual história a sua roupa teria para contar?

O estranhamento de suas vestes deixa o artista parecer que está em um eterno palco ou parecer um de seus próprios desenhos na maior parte do tempo. Tudo é cabível ao artista exótico: unhas pintadas, maquiagem no rosto, roupas diferenciadas, adereços para completar o look etc., ofertando-lhe uma beleza admirável tida como exótica.

2) Um estilo original?

Com seus inúmeros personagens vividos nas Artes, Alvaro já é um diferencial devido aos figurinos e aos cenários criados por ele e/ou por seus alunos do curso de preparação para artistas, ministrado atualmente pelo IACAN.

Entretanto, o que deixa todos abismados é a atenção que ele detém quando é visto em seu dia a dia com suas vestimentas dentro de seu próprio mundo interno expandido para o externo.

3) Moda, performance ou estilo?

Talvez um personagem em sua vida real. Talvez apenas um estilo novo ou uma forma diferente de se expressar. Quem sabe, um artista performático a maior parte do dia, quando se considera seu cotidiano e não seus ensaios fotográficos e suas aparições teatrais – uma vez que suas vestimentas são mais notáveis que muitos de seus ensaios ou (das vestimentas) de seus personagens.

Com características singulares e fora dos padrões tradicionais que fazem o diferencial com sua particularidade, Alvaro torna-se exótico e especial, quebrando tabus e padrões que, por vezes, são impostos pela mídia de massa.

4) Tornando-se destaque no meio da multidão?

Para quem o observa de longe, mesmo em silêncio, Alvaro é notado com seu estilo diferenciado e sua essência excêntrica, em geral, com tons mais escuros, com ar de mistério e primor, sem perder o charme e a elegância em seu jeito distinto.

A textura de suas roupas, o tecido e as cores, até mesmo a sua forma de se portar, amplia o sensorial de quem o observa, enviando mensagens expressivas de estranhamento e/ou admiração de todos à sua volta. Com base do “dicho” de Ramón Campoamor y Campoosorio: “A beleza está nos olhos de quem a vê” (PENSADOR, 2023), muitos podem até recebe-lo com espanto, outros podem acha-lo belo – o que, de fato, não deixa de ser chamativo e admirável.

 

5) Com o seu estilo próprio?

 

Fora da tendência com criatividade, Alvaro se submete a um jeito peculiar ou é possível pensar que ele pode ser a própria tendência ou até mesmo formar a próxima. De fato, ele não deixa de ser ousado com sua forma não verbal de se comunicar ou mostrar presença sutil e agressiva ao mesmo tempo, independente dos juízos de valor de quem o observa passar com seu estilo, sendo agradável ou não, aos olhos de quem se depara com o artista de muitos talentos considerado um artista multifacetado ou um multiartista, mas que também chama atenção pelas indumentárias

In concluso

Alvaro Neto, em suma, transfere muito do que aprendeu com sabedoria dos poucos e agraciados anos de vida que lhes foram ofertados até então. Quando se observa sua imagem ainda jovem, porém, com muitos estudos, o mesmo traz em seu currículo inúmeras manifestações, tanto nas Artes Cênicas quanto nas Artes Plásticas e Artes Musicais, dentro de uma gama em fazer artístico.

Assim, fez-se presente em vários festivais e mostras culturais, participando de exposições, feiras, congressos e várias atividades, tanto como professor quanto como estudante ou admirador.

 

Referências:

 

A BELEZA está nos olhos de quem a vê. Ramón Campoamor y Campoosorio. Pensador, [s. l.], 2023. Disponível em: https://www.pensador.com/frase/NTcyNQ/. Acesso em: 8 maio 2023.

 

CONCEITO de beleza: como definir feio e belo. Psicanálise Clínica, [s. l.], 9 fev. 2021. Disponível em: https://www.psicanaliseclinica.com/conceito-de-beleza-como-definir-belo-e-feio/. Acesso em: 8 maio 2023.

 

DICIONÁRIO PRIBERAM. Exótico. [S. l.], 2022. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/ex%C3%B3tico. Acesso em: 20 jul 2022.

 

Redes sociais

Intagram:

https://www.instagram.com/iacan.com.br/

Facebook:

https://www.facebook.com/alvaroartista

Contato

WhatsApp: (61) 99917-2095

E-mail: contatoiacan1@gmail.com

Home Page: http://www.iacan.com.br/

Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

Postar um comentário