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Rumble se populariza como nova Rede após decisões do TSE






Plataforma de vídeos semelhante ao YouTube tem páginas de influenciadores como Monark e Allan dos Santos, além de Trump
O Rumble, uma plataforma de mídia social semelhante ao Youtube criada no Canadá em 2013, tem atraído personalidades da direita brasileira em meio a decisões do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determinando o bloqueio de perfis em redes sociais tradicionais.

Apesar das suspensões impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), influenciadores como Monark, Rodrigo Constantino e Allan dos Santos têm produzido conteúdo para a plataforma, com discursos contrários as decisões da Corte Eleitoral e em apoio às manifestações que contestam a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Monark já tem mais de 120 vídeos e 263 mil seguidores em seu perfil no Rumble. Assim como fazia no YouTube antes de ser suspenso, tem um quadro de entrevista com convidados e faz conteúdos comentando as últimas notícias.
“Começa agora mais um programa proibido pelo Estado, literalmente, né? Bizarro falar isso e não estar exagerando. Se você quer participar de uma cultura antisistema, tem esse podcast aí. Tem o selo antisistema porque foi banido de todos os sistemas. Menos do Rumble, que está garantindo minha liberdade, por enquanto”, diz Monark em um vídeo publicado em 20 de janeiro.

O Jornalista Allan dos Santos, que está nos Estados Unidos e tem um mandado de prisão preventiva expedido pelo Supremo, também está no Rumble com mais de um perfil. Um deles é o “Terça Livre”, que tem seu popular quadro “Guerra da Informação”, com mais 2 apresentadores.
Também têm perfil na plataforma de vídeo: o ex-presidente dos EUA Donald Trump, o comentarista Rodrigo Constantino, o ex-deputado Arthur do Val (União Brasil-SP) e o veículo de direita Revista Oeste. Todos foram alvos de bloqueios nas redes tradicionais.
SOBRE O RUMBLE
Segundo o relatório financeiro da empresa sobre o 3º trimestre de 2022, o Rumble chegou a 71 milhões de usuários ativos até setembro de 2022. O aumento foi de 97% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Eis a íntegra (434 KB, em inglês).
A rede social foi fundada em 2013, pelo empresário de tecnologia Chris Pavlovski. O objetivo era oferecer uma alternativa aos “pequenos criadores de conteúdo [que] rapidamente perderam a prioridade nas plataformas existentes em favor de influenciadores, corporações e grandes marcas”, segundo o próprio Rumble.

“O recente aumento da ‘cultura do cancelamento’ e do controle subjetivo sobre o fluxo de informações criou uma necessidade acelerada de plataformas como Rumble, que apoiam opiniões diversas, expressão autêntica e a necessidade de diálogo aberto”, afirma a rede social.
A plataforma também define que “continuará a capacitar os criadores” ao passo que “operadores do mercado apertam o seu controle sobre as informações”. Segundo a empresa, sua missão é “proteger uma internet livre e aberta”.
Em entrevista ao jornal norte-americano Washington Post, em novembro de 2020, o criador Chris Pavloski classificou a moderação do conteúdo na plataforma como similar às big techs de “10 anos atrás”. Porém, a rede social proíbe conteúdos obsceno, como pornografia, nudez e exploração infantil.

Pavloski declarou que o Rumble não modera informações falsas sobre a pandemia de covid-19. Explicou que a empresa “não se envolve em opiniões científicas” por, segundo o criador, a plataforma “não tem experiência científica” e “não [querem] fazer isso”.
 
TRUMPISTAS

O Rumble ganhou popularidade em 2020, quando foi realizada a última eleição presidencial nos Estados Unidos. Segundo o jornal canadense The Globe and Mail, a abertura de contas por republicanos apoiadores de Donald Trump começou depois que o então deputado Devin Nunes criou um perfil na plataforma.
O ex-congressista chegou a elogiar o Rumble afirmando ser o “único” lugar onde se poderia questionar a origem do novo coronavírus. Atualmente, Nunes tem 962 mil seguidores na rede social.
O fundador da organização Turning Point USA, Charlie Kirk, levou para o Rumble o seu podcast “The Charlie Kirk Show”. Possui 1,11 milhão de seguidores. O apoiador de Trump e comentarista Dan Bongino também passou a publicar episódios do seu programa “The Dan Bongino Show” na plataforma. Com isso, conquistou 2,55 milhões de seguidores.

Segundo apuração do Wall Street Journal, o Rumble recebeu financiamento de US$ 500 milhões (R$ 2,6 bilhões na cotação atual) da Narya Capital, empresa de capital de risco fundada por J.D.

Vance. Vance foi de crítico ferrenho a chancelado de Trump. O republicado recebeu apoio do ex-presidente norte-americano na disputa por assento no Senado dos EUA nas eleições de meio de mandato de 2022.
Fonte: Poder 360
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