24 C
pt-BR

Eleições 2022 | Ibaneis lidera em pesquisas espontânea e estimulada


Da redação

Na espontânea, Rafael Parente aparece em segundo, já na estimulada, o senador Reguffe




Na última quarta-feira (18), foram divulgadas as pesquisas espontânea e estimulada feitas pelo Instituto Ideia junto ao portal Metrópoles, em que são colocadas as preferências dos eleitores para governador do DF.

Na pesquisa espontânea, aquela na qual o entrevistado diz espontaneamente em qual candidato votaria, sem a apresentação de lista, foi apontado que o governador Ibaneis Rocha (MDB) está na frente, com 24% das intenções de voto.

Atrás de Ibaneis estão o ex-secretário de educação Rafael Parente (PSB), com 3,4% votos, a senadora Leila do Vôlei (PDT), com 2,9%, o senador Reguffe (União Brasil) foi citado por 2,5% dos entrevistados e o senador Izalci Lucas (PSDB) com 1%.

Além desses nomes, existe também o deputado distrital Leandro Grass (PV), que desde o começo se coloca como pré-candidato ao GDF, aparecendo com 0,6%. A deputada federal Flávia Arruda (PL), que embora seja oficialmente pré-candidata ao Senado, aparece na pesquisa com 0,3%.

Em relação aos dados da estimulada, pesquisa em que os entrevistados escolheram entre os nomes apresentados em uma lista, o cenário muda, mas Ibaneis segue na frente com 30% das intenções de voto. Seguido do emedebista, aparece Reguffe, com 10,6%. Nessa situação, também é pontuado o nome de Flávia, em terceiro lugar, com 8,5%.

Rafael Parente e Leila do Vôlei aparecem com 6% cada, Izalci tem 5,4% e Grass 2,9%.

Informações detalhadas

Foram entrevistadas 1.200 pessoas de 16 anos ou mais, aptas a votar, em todas as regiões do DF, entre os dias 11 e 16 de maio. O método utilizado foi aplicação de questionário estruturado, por meio de inquérito telefônico, com plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número DF-09593/2022
Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

Postar um comentário