PGR
Aras diz que Forças Armadas podem intervir se um Poder ‘invadir competência’ de outro
O procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras, afirmou nesta segunda-feira (01), em entrevista ao Pedro Bial, na Globo, que um Poder que invade a competência de outro Poder, pode autorizar uma intervenção das Forças Armadas.
Ao ser questionado, Aras deu sua interpretação do artigo 142 da Constituição Federal (CF), que define o papel das Forças Armadas:
“As Forças Armadas, no plano constitucional, atuam como garantes da Constituição. Quando o artigo 142 estabelece que as Forças Armadas devem garantir o funcionamento dos Poderes constituídos, esta garantia é nos limites da competência de cada Poder. Um Poder que invade a competência de outro Poder, em tese, não há de merecer a proteção desse garante da Constituição, porque, se esses Poderes constituídos se manifestarem, dentro das suas competências, sem invadir a competência dos demais Poderes, não precisamos enfrentar uma crise que exija dos garantes uma ação efetiva de qualquer natureza”.
Via
PGR
Postar um comentário
ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.