24 C
pt-BR

SUICÍDIO: SEM ESSA IMAGEM VOCÊ SALVA VIDAS.



SUICÍDIO : A IMAGEM QUE PODE MATAR

O suicídio é uma das três principais causas de morte entre os 15 e os 44 anos - Organização Mundial da Saúde (O.M.S.). Isto é, atinge o ser humano, principalmente os homens, em uma faixa etária muito jovem.

Na PMDF, nos preocupa o fato de sermos agente de segurança, em sua maioria homens, jovens e que portam arma (acesso aos métodos é um dos fatores que aumenta o risco de suicídio).

A divulgação de casos de suicídio deve seguir as orientações profissionais, já estudadas cientificamente para evitar o aumento dessa tragédia que é individual mas que atinge a todos que estão à sua volta (familiares, amigos, companheiros de trabalho).                   É o chamado “efeito Werther”.

Werther é o protagonista de um livro escrito por Goethe em 1774 que ao final suicida (Os Sofrimentos do Jovem Werther). Após sua publicação, uma onda de suicídios acontece por imitação.

O livro chegou a ser proibido.

Como se explica tal fato? A divulgação do suicídio serve de gatilho para que outras pessoas com tendências suicidas cometam o ato, principalmente se há amizade entre elas.

Assim, em Arlington, Texas, houve 05 suicídios em 04 meses. No mesmo período 03 ocorreram em Beverly Hills. Em Ohio, ocorreram 05 suicídios em 01 mês. Em Cheyenne foram 03 em 17 dias (“November of The Soul – The Enigma of The Suicide” – George Howe Colt). Após a morte de Marilyn Monroe os suicídios aumentaram em 12% no mês seguinte.

Por isso, o cuidado que a mídia tem na divulgação dos suicídios. Não estão escondendo os fatos. Estão trabalhando com a orientação profissional para não aumentar as mortes por suicídio.

O fenômeno atual das informações rápidas como “WhatsApp” (zapzap) é preocupante: vemos circular na rede imagens de corpos destroçados, ensangüentados, sofridos por acidentes, estupros, suicídios, homicídios.

No que diz respeito aos suicídios você também está envolvido em sua prevenção e pode colaborar: As recomendações profissionais são:

- evite ser sensacionalista sobre o suicídio

- evite sua banalização

- evite sugerir que é uma solução possível

- evite imagem ou descrições explicitas dos métodos utilizados

- informe sobre os locais onde podem ser encontradas ajudas

São orientações fortemente recomendadas pela O.M.S.

As imagens são chocantes e podem, para as pessoas próximas, em sofrimento e com tendências suicidas, ser um fator desencadeante para uma outra morte desnecessária. Além disso, são tão violentas que podem traumatizar algumas outras pessoas (TEPT – Transtorno de Estresse Pós Traumático - assunto para outro artigo).

Também podem cair nas mãos de crianças, dos próprios familiares do suicida.

Prevenção do suicídio? É possível!

Você também é responsável.

A imagem que você deixou de mandar pode salvar vidas!

Fonte: intranet PMDF
Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

Postar um comentário