24 C
pt-BR

Opinião do Leitor


Economia com a Carreira Única

Todo governante sempre cita a Lei de Responsabilidade Fiscal para não conceder o aumento salarial pretendido pelos servidores, dizendo que o impacto na folha de pagamento irá prejudicar a administração.

Verificamos que com a criação de um acesso único na Polícia Militar Corpo de Bombeiros Militar, o governo promoveria uma carreira mais atrativa, promoveria mais  mais militares anualmente e não sofreria impacto na folha de pagamento, como explicaremos.

Formas de acesso nas Corporações militares

São duas as maneiras de se entrar na PMDF e no CBMDF, ou entra-se como Soldado ou como Cadete com a exigência de possuir nível superior completo em ambos os casos. Atualmente para formar um Oficial leva 24 meses com elevado custo(milhares de reais talvez), pois, em tese, o ingresso é de uma maioria de civis. Até mesmo, os "da Casa" os praças que fazem o CFO têm de se submeterem ao longo e oneroso curso que ao final dá a aptidão ao formando de ser promovido a Aspirante. Não há um aproveitamento da experiência acumulada e nem da formação anterior desse praça. Em contrapartida, para formar um Oficial de dentro da Corporação, levaria-se no máximo entre 3 e 6 meses, sem o militar ter de passar pelo "aspirantado", ou seja, teríamos um militar pronto em menos tempo para servir à sociedade.
A ideia da Carreira Única é fazer com que o candidato entre como Soldado, sendo promovido gradativamente para Cabo, 3º Sargento, 2º Sargento, 1º Sargento e Subtenente, nesta graduação, o militar estaria justamente qualificado para chegar ao oficialato.
Como já foi dito, o Subtenente precisaria apenas de 3 a 6 meses para ser formado oficial e,  com isso, surgiria espaço para a promoção de um 1º Sargento a Subtenente e, sucessivamente abririam vagas para os demais militares abaixo.
Cabe ressaltar que a diferença dos vencimentos de um Soldado e um Subtenente, nem alcança os vencimentos de 2°Tenente, por isso que o título acima fala em ECONOMIA, sem falar que  foram geradas 6 promoções, a saber:

- Um Subtenente promovido a 2º Tenente 
- Um 1º Sargento promovido a Subtenente
- Um 2º Sargento promovido a 1º Sargento
- Um 3º Sargento promovido a 2º Sargento
- Um Cabo promovido a 3º Sargento
- Um Soldado promovido a Cabo

Com a implantação da Carreira Única 6 pessoas, por que não dizer 6 famílias, serão beneficiadas com as promoções, além do ganho institucional com a extinção dos  diversos Quadros de Praças e de Oficiais, unificando-os em um único QUADRO POLICIAL de fato e de direito.

Sugestão
Acabar com a entrada direta de pessoas para Oficial, sendo obrigatório entrar como Soldado, passando pelas demais graduações e quando chegar a Subtenente, ser promovido a Oficial, tudo regulado por uma Lei que regulamente as promoções.

Texto enviado por leitor que não quis se identificar
Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

Postar um comentário