24 C
pt-BR

A reflexão!!!!


Menos três policiais na Polícia Militar – Mais violência nas ruas da ParaíbaO Diário Oficial desta quinta-feira, 15 de janeiro, publica a expulsão de mais três policiais militares na Paraíba. A sargento Alba e os soldados Rodolfo e João Ramos foram condenados por “tortura”, expulsos da PM e deverão cumprir pena de três anos e seis meses de prisão.


O caso aconteceu em 2006, na cidade de Lagoa Seca. Os policiais teriam “torturado” um acusado de assalto, para que ele passasse mais informações sobre o crime. O processo transcorreu, e agora veio a sentença. São mais três policiais expulsos da corporação sob a mesma acusação.

A situação em tela apresenta duas nuances: a de fato e a de direito. Se formos considerar a letra fria da lei, pouco temos a ‘culpar’ o Judiciário por isso. A lei de tortura é extremamente rígida com os agentes de segurança. Não perdoa. As polícias vão perdendo policiais altamente capacitados e comprometidos em enfrentar criminosos. Infelizmente ou não, a lei não diferencia “cidadão” de “acusado” e de “bandido”. Para a legislação, o tratamento tem que ser um só.

Agora vem o que acontece “de fato”. Os policiais militares são os mais sujeitos a esse tipo de punição, porque pegam o momento ‘quente’ da ocorrência. Estão na rua, efetivamente. Na maioria das vezes são os primeiros a dar de cara com os bandidos. É natural que vez por outra a situação fuja do controle. É crime? Sim. Mas será que vale a pena expulsá-los da corporação? Qual o grau lesivo dessa tortura? Quais as sequelas deixadas na ‘vítima’? Quem eram/são essas vítimas? A lei de tortura não faz essa distinção.

Se a cegueira da Justiça é ou não bom para a sociedade, nós não temos argumentos técnicos para expressar. O que podemos dizer com absoluta certeza é que parte dessa violência desenfreada nas ruas se explica pela expulsão de policiais nessas circunstâncias. A notícia desta quinta-feira já corre os grupos sociais na velocidade da Internet e, quase por unanimidade, a pergunta é uma só: “vale a pena dar o sangue por esta sociedade?”

O sentimento de revolta se multiplica na corporação. Se a intenção é servir de ‘exemplo’, a punição vai funcionar. Já está funcionando! Cada dia mais, os policiais não se arriscam a “correr atrás de bandido”, pois sabem que podem escorregar na linha tênue da lei de tortura. E perder o emprego que sustenta sua família. Alguém tem noção do que isso significa quando atinge a maioria do efetivo policial?

No filme Tropa de Elite I, uma frase reflete claramente o que queremos dizer: “policial no Brasil ou se corrompe, ou se omite ou vai pra guerra”. Os guerreiros mais exaltados estão tendo a expulsão como resposta. Os corruptos, caladinhos em seu recanto lucrativo, não são incomodados pelas cúpulas. Resultado: brindemos a supremacia dos omissos, que não têm índole para se corromperem, porém perderam a coragem de arriscar o emprego em nome de uma polícia perfeita que no Brasil só funciona na teoria.

É claro que um comandante qualquer ou o secretário de Segurança vai dizer que o “Paraiba em QAP está exagerando”. Os cargos que eles ocupam exigem essa posição, e nós compreendemos perfeitamente. Ouçamos, pois, a versão de quem está na linha de frente. 

E observemos onde isso vai dar.


Fonte : Blog Paraiba em QAP






Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

3 comentários

  1. Gerar debates que vão de encontro as Leis é a arma do condutor de "gado". Se cometeram crimes devem ser responsabilizados, a Lei de Tortura é clara! Expulsão!

    ResponderExcluir
  2. Claro que não vale a pena, por este motivo e por vários outros. Se te mandarem pra uma ocorrencia, seja educado e caso precise, chame apoio. Não se envolva na ocorrência emocionalmente e apresente na delegacia somente o que viu e o que colheu de informações e objetos materiais. Nao invada residencia, nao entre em nenhuma casa, mesmo com a autorização do morador. Nao faça o trabalho de investigação da PC, nao leve ocorrencia pronta pra eles. Nao invente. Faça apenas seu serviço. Ja fui muito operacional e levei algumas lapadas na vida. Ja fui humilhado por juizes, promotores. Depois que passei a trabalhar da forma como eles querem, nunca mais fui depor em juízo e folgo tranquilamente. Acabaram com os guerreiros sangue no olho. Acabaram com os policiais de verdade. Reserva, me aguarde. Falta pouco.

    ResponderExcluir
  3. Que texto absurdo e parcial, se realmente foi escrito por um PM do quadro de lá em nada me surpreende a expulsão dos polícias... Torturou? RUA! Xadrez!

    Nada justifica essa conduta, nem mesmo a inteligência que poderia salvar vidas inocentes, existem outras maneiras de se obter essa informação. Por causa desses e outros que realmente acreditam na efetividade e "justa causa" desse tipo de prática que as PMs são vistas da forma que são. Parabéns pelo expulsão, não passam de criminosos fardados.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.