24 C
pt-BR

Porque a PM e a PC se estranham TANTO?


As autoridades dos setores estratégicos da segurança pública no Brasil tentam minimizar, sustentam o discurso da integração, planejam reuniões e apertos de mão públicos, mas o cotidiano faz surgir o quase inevitável embate entre as polícias civis e as polícias militares brasileiras.

Todos os dias, em todo o Brasil, há casos reais de rusgas, estranhamentos e inconformidades nesta relação entre organizações que deveriam, a princípio, atuar com complementaridade e intimidade.

Mas por que isto ocorre? Por que, a despeito mesmo dos esforços governamentais, policiais civis e militares “lá na ponta”, não conseguem se entender? Elencamos abaixo alguns possíveis motivos.
  • O calor da ocorrência
Imagine que uma guarnição policial militar passe muitos dias nas ruas à espreita de determinado suspeito, que vem realizando certa prática criminosa recorrentemente, até que em determinada ocasião consegue-se prender o indivíduo em flagrante, portando, por exemplo, algumas gramas de drogas, balanças de precisão, dinheiro “miúdo” etc. Chegando à delegacia, o delegado pode (por ser seu direito) entender que não se trata de tráfico de drogas o delito praticado pelo conduzido, mas apenas consumo, liberando-o após a lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência.

Mesmo o mais compreensivo dos policiais militares fica frustrado com estas disparidades entre a interpretação de quem vivenciou o crime no momento exato em que ocorrera (após suor e esforço) e o julgamento de quem pode descaracterizar um procedimento por não concordar com a substância dos elementos que apontam para determinado tipo de crime.
  • Hierarquia e Disciplina
Em regra, policiais militares estão acostumados a cumprir ordens: exceto as manifestamente ilegais. Esta cultura é favorecida pela estrutura hierárquica nas corporações PM, e pelos regulamentos que impõem procedimentos garantindo o cumprimento dos mandamentos superiores. Esta estrutura “pesada” não é encontrada nas polícias civis, de modo que a relação entre seus policiais é bem distinta da relação vigente nas PM’s.

Em atos de serviço, não é incomum que policiais civis e militares se estranhem por medirem o colega da outra corporação a partir da cultura de sua própria polícia. É oficial da PM achando que manda em policial civil como manda em seu subordinado. É policial civil prorrogando procedimentos como se o policial militar tivesse algo a ver com o ônus estrutural de sua atividade, e por aí vai…
  • Distinção de Privilégios
Em todos os estados, o tratamento do governo com as polícias é o seguinte: policiais civis ganham mais que policiais militares, mesmo estando em funções com níveis hierárquicos semelhantes (um agente em início de carreira provavelmente ganha mais que um soldado em início de carreira). Isso ocorre simplesmente porque, para os governos, é menos oneroso conceder aumento salarial e distribuir privilégios às polícias civis, com menor efetivo, do que às polícias militares. O tratamento diferenciado sempre gera ciúmes.
  • Bônus Político
Se em uma mesma corporação, com apenas uma cultura organizacional, é difícil desafazer a lógica ilhada que costuma orientar a administração pública, onde cada microunidade de poder tenta se posicionar melhor politicamente que as demais, evitar isto entre duas corporações tão distintas é trabalho hercúleo. Para se manter chefiando delegacias, batalhões e unidades semelhantes delegados e oficiais precisam mostrar brilho e empenho aos superiores (leia-se, ao governo). Nem sempre o “bolo” da visibilidade política pode ser dividido. Resultado: disputa e rivalidade.
  • PM à paisana e PC ostensiva
Toda polícia civil flerta com a atividade ostensiva: padroniza viaturas, monta grupos táticos para grandes operações e chega até a patrulhar em determinados eventos e/ou localidades. Toda polícia militar flerta com a investigação: através do seu serviço reservado, a chamada “P2″ acaba atuando semelhantemente às polícia civis, muitas vezes sem compartilhamento de informações.

Por serem polícias “pela metade”, as duas anseiam a parte da outra que lhes falta, e a negociação destes pedaços geralmente acaba em desentendimento.

Como se vê, não são poucos os elementos que provocam esta relação explosiva entre as polícias militares e as polícias civis. É inevitável e necessário que se conceda às corporações policiais brasileiras condições de igualdade funcional-estrutural, ampliando suas atribuições, evitando a desgastante e nociva relação de interdependência existente com o ciclo policial quebrado.

Ciclo completo e isonomia de benefícios (inclusive salarial) e responsabilidades são passos sem os quais não se mudará o atual contexto de ineficiência das polícias brasileiras.

qap24horas
Acesse o Artigo Original: http://www.pmsdobrasil.com/2013/01/porque-as-policias-civis-e-as-policias.html#ixzz2IYH0Ozhm
Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

22 comentários

  1. https://www.youtube.com/watch?v=6trmfN2Tceo


    veja esse rap, a letra mostra o buraco negro em que nosso país esta por causa da ditadura civil imposta pelo "PT"

    ResponderExcluir
  2. Anônimo31 de janeiro de 2013 09:20
    NMU SÓ EXISTE UMA POSSIBILIDADE DE CONSEGUIRMOS ALCANÇAR ALGUM BENEFÍCIO DESSE GOVERNOZINHO MIXURUCA É DIALOGAR COM ELE. DESDE QUE NÃO SEJA ESSE SEM PALAVRA DO WILMAR LACERDA.PROCUREM OUTRAS PESSOAS DO PARTIDO TIPO WASNY,ERIKA KOKAY,POLICARPO,CHICO VIGIA E ETC.NINGUEM VAI QUERER COLOCAR EM RISCO A COPA DAS CONFEDERAÇÕES E A COPA DO MUNDO.NINGUEM SERIA DOIDO A ESSE PONTO.O PILOTO PARA O JOSEPH BLATER VAI SER A COPA DAS CONFEDERAÇÕES E IMAGINA AS POLICIAIS CIVIL E MILITAR PARADA NO DF NESSA ÉPOCA? ADEUS COPA DO MUNDO.TEM QUE DIALOGAR E PARAR DE BIRRINHA.

    ResponderExcluir
  3. Ao Anônimo 31 de janeiro de 2013 09:20
    1º SGT INDIGNADO disse...
    Bom dia caro colega. Agradeço sua contribuição, pois cada opinião em prol do movimento das categorias de policiais e bombeiros militares sempre será bem vinda, desde que seja de forma construtiva. Procurarei resumir a minha explanação, pois até os meus comentários estão sendo criticados pela extensão deles, sem levar em consideração o seu contexto. Mas tudo bem, isso é liberdade de opinião e expressão. Então, em relação aos contatos, desde que adentrei no NMU, juntamente, com os outros parceiros que essa sempre foi a nossa premissa, buscar o diálogo com aqueles responsáveis pelo atendimento das reivindicações das categorias. Vários ofícios foram protocolados junto ao governo e Câmara Legislativa para esse fim. Buscamos a intervenção da bancada federal nesse sentido também. Os ditos representantes eleitos foram contactados na retomada da mobilização como NMU, conforme deliberações das categorias e eles não se fizeram presentes. Inclusive fomos acusados de estar aliados a eles, sendo apelidados de "MAP", se recorda? Desde que passamos a estar à frente dissemos que o movimento é apartidário e não apolítico, onde toda ajuda seria bem vinda. Hoje também somos taxados de estar atrelados à oposição, uma inverdade que deve ficar bem clara, pois a dita situação não aceitou participar de nossas reuniões gerais. Aliás, quero fazer uma correção, pois tivemos sim a participação da Dep. Federal Erica Kokai e do Dep. Distrital Dr. Charles em uma dessas reuniões gerais, onde se apresentaram como representantes do governo e que levariam até ele as nossas demandas. Portanto, dizer que estamos com "A" ou "B" é a mais pura blasfêmia, pois o convite sempre fora estendido a todos. Mas, alguns na intenção de desqualificar o trabalho que vem sendo feito pelo grupo com o respaldo dos senhores, plantam esse tipo de situação a fim de desmobilizar as categorias e entregá-las a própria sorte. Dizem que encher uma praça não é o caminho. Concordo em parte, pois não estamos apenas enchendo uma praça. Aqueles que ali comparecem não é somente para fazer número, mas para demonstrar tamanho é o grau de insatisfação com a situação pela qual se encontram, não sendo possível fazer isso apenas em debates virtuais. Todas as outras categorias de trabalhadores fazem isso, seja aqui, nos Estados Unidos ou na Europa. Citei esses dois para exemplificar o mundo. Pergunto, o que as outras categorias fizeram no ano passado e anos afins, além de utilizarem de seu mecanismo de greve?

    Continuação...

    ResponderExcluir
  4. Continuando...
    Respondo. Protestaram em praças públicas e em outros locais como a Esplanada dos Ministérios. E aí, será que elas também estavam erradas? A não ser que exista outra forma de se mostrar a insatisfação de uma categoria. Se existe, por favor, alguém nos mostre. Mudando um pouco de assunto, tem se debatido em alguns campos virtuais sobre a criação de uma associação única. E eu digo que isso só depende dos associados. Se existem "n" associações é porque seus sócios pagam para que elas existam e devem estar satisfeitos. O dia que esses associados começarem a pensar no bem coletivo, desejar que seja diferente, e perceberem que estar unido é melhor que estar dividido, aí sim nós avançaremos para um debate salutar sobre a formação de uma associação única. Independente dos presidentes quererem ou não, pois, afirmo, as associações são os seus associados e não os representantes. Mas para isso é necessário levar o esclarecimento sem a imposição das idéias. Quando entenderem que é importante esse debate, as idéias convergirão naturalmente. Voltando ao assunto "diálogo com o governo", pode estar convictos que esse sempre foi o objetivo em prol do atendimento das metas das categorias; não é questão de “birra” de nossa parte por não termos sido recebidos. Aliás, uma nova correção. Fomos recebidos sim, uma única vez pelo Secretário de Administração e o resultado todos sabem. Se o governo não quis manter o diálogo até o presente momento, pode estar convicto que não fomos nós que contribuímos com isso. E lhe digo mais. Se parte das reivindicações fossem atendidas sem ao menos não termos sido recebidos uma única vez, podem estar tranquilos que não ficaria um pingo chateado, pois aqui não tem vaidades. Penso no bem coletivo. De minha parte nunca se ouvirá falar que fiz isso ou aquilo, pois todo o mérito deve ser dado a quem realmente merece; nesse caso, às categorias. A única e verdadeira razão dessa mobilização. Que aqueles que querem ser o “pai da criança” que se mostre, mas que apresente também as melhorias para as categorias, e que sejamos todos felizes. Só queremos o que nos foi prometido. Bom dia a todos e perdão por não conseguir resumir mais.

    1º SGT INDIGNADO (EUSVAN)
    NMU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COMO O DONO DA RD É SUJO. SÓ PUBLICOU A ÚLTIMA PARTE DO COMENTÁRIO DO SGT INDIGNADO. SERÁ POR QUÊ?

      Excluir
  5. Pra quem esperava alguma coisa do TCDF já saiu no DODF o decreto do governo que regulamenta a troca de uniforme, não adianta mais chorar, agora, infelizmente, é comprar e pronto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NEGATIVO. MEU VELHO, TÁ ERRADO

      A luz da legislação,toda Lei proclamada tem validade a partir da sua publicação,a não ser que seja especificado pelo legislador data contrária.

      Ao revogar de retos anteriores sobre o tema, o governador ao determinar a data da validade do de reto e a revogar outros, automaticamente dá novos prazos e tb tira a competência do cmt geral de alterar uniformes.

      Näo quero fazer pré- julgamentos, mas parece que foi mais um ato de desespero e no qual o governador foi induzido ao erro.

      Só um observador

      Excluir
  6. Segudo informação DECRETO APROVA NOVOS UNIFORMES DA PMDF, seçãoI página 1 do diário oficial do DF de hoje,conforme decreto nº 34.128 do dia 30,01.2013.

    ResponderExcluir
  7. VOU COMPRAR A FARDA NOVA.

    ResponderExcluir
  8. ATENCAO PROXIMO AO CARNAVAL O GOVERNADOR ASSINA O NOVO REGULAMENTO DAS FANTASIAS DO GREMIO RECREATIVO E ESCOLA DE SAMBAUNIDOS DA PMDF(GRESUPMDF) O REI MOMO E O SUCURY SANTANA E O CARNAVALESCO,E O PRESIDENTE DA COMISSAO QUE CRIOU ESTAS FANTASIAS CEL ROBERTO DA CORREGEDORIA.KKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  9. VÁRIOS MOTIVOS PRÁ IR À REUNIÃO 07-01-2013.

    A PC E OS PROFESSORES E TODAS OUTRAS CATEGORIAS QUANDO EM MOBILIZAÇÃO,TEM VÁRIAS E VÁRIAS ASSEMBLÉIAS.

    REUNIÃO É PRA MANTER MOBILIZADO , INFORMAR, DETERMINAR PRÓXIMOS PASSOS, TIRAR DÚVIDAS, ...

    REUNIÃO É DIREITO DE TODOS, É FORMA DE DIZER QUE ESTAMOS INSASTIFEITOS COM NOSSA REALIDADE,

    NÃO PODEMOS FAZER GREVE, MÁS PODEMOS REUNIR E DECLARAR NOSSO ESTADO DE ESPÍRITO.

    REUNIÃO PRA NÓS PM E BM É A FORMA DE DIZER QUE ESTAMOS INSASTISFEITOS.

    SE VOCÊ ESTÁ INSASTIFEITO VÁ PRÁ REUNIÃO E DECLARE ISTO DE FORMA ORDEIRA DENTRO DA LEGALIDADE.

    O GDF NÃO QUER QUE VOCÊ VÁ PRA REUNIÃO,

    OS OPRESSORES NÃO QUEREM QUE VOCÊ VÁ PRA REUNIÃO,

    OS INIMIGOS DO POLICIAL E BOMBEIRO NÃO QUEREM QUE VOCÊ VA PRA REUNIÃO,

    OS TRAIDORES E ASSASSINOS DA TARTARUGA NÃO QUEREM QUE VOCÊ VÁ PRA REUNIÃO.

    VOCÊ NÃO DESCONFIA COM TANTA GENTE BOA QUERENDO QUE VOCÊ NÃO VÁ EXERCER SEU DIREITO.

    VOCÊ NÃO ACHA ESTRANHO TANTOS CONSPIRANDO CONTRA NOSSO DIREITO DE REUNIR-NOS,

    NA VERDADE NÃO PODEM PRENDER-NOS POR IRMOS À REUNIÃO, ENTÃO QUEREM DESMOTIVAR E DESQUALIFICAR NOSSOS DIREITOS.

    NÃO IR PRÁ REUNIÃO VOCÊ ESTÁ DANDO UMA VITÓRIA AOS NOSSOS OPRESSORES.

    ELIOMAR RODRIGUES
    NMU

    ResponderExcluir
  10. ESTOU ESTUDANDO E MUITO, SEGUNDA FEIRA VOU ME MATRICULAR EM UM CURSINHO PARA ME PREPARAR MELHOR PARA O CONCURSO DA PCDF. VEJO QUE ESTA É A UNICA SAIDA,POIS NA PMDF NÃO SAI MAIS NADA DEVIDO A DESUNIÃO.

    ResponderExcluir
  11. maluco tribunal de contas, sociedade,comando da pm , ninguem esta nem ai pra propria pm acabou colega a pm ja era ,esta na mão de alguns trouxas que ainda insistem em não enchergar a atual situação de desmotivação que nos encontramos , agora essa do tribunal de contas cagou e andou pra situação da tropa o real mesmo e não fazer nada mas como diz o ditado, enquanto existir capim, cavalo e burro não passa fome 10 pro detran 10 pra policia civil porque elestem representantes.

    ResponderExcluir
  12. cara a cprv e o bptran vão desfilar no carnaval com o novo uniforme que por sinal,que fantasia feia e na frente o boneco de olinda sorridente com seu sorriso de mal de osaine digo governador,

    ResponderExcluir
  13. TIRARAM A PÁGINA DO DIÁRIO OFICIAL DO DF DO AR PARA REFAZEREM A BURRADA QUE FIZERAM AI TIRAR OS PODERES DO CMT GERAL. ESCUTEM O QUE EU ESTOU TI DIZENDO.

    ResponderExcluir
  14. A página do Diário Oficial do DF foi tirada do ar. Deve ser para retificar o Decreto que aprova o novo RUPM, pois nesse decreto o governador tirou a prerrogativas do Comandante Geral no que concerne aos uniformes. Pode ser que ao perceber isso, entraram em contato com o 01 do GDF para que ele refaça e devolva a atribuição ao 01 da PMDF, pois se não, no meu entendimento as portarias editadas perderam o valor quanto a esse assunto. Devendo, portanto, novo prazo ser estipulado para aquisição desse uniforme através de uma nova portaria com base no novo decreto. Se tiverem de fato percebido isso, vão retificar o Decreto tirando a parte que revoga os decretos que lhe davam tal poder, continuando tudo como antes. Espero estar errado e que não esteja vendo fantasmas onde não devo.

    PRAÇA ATENTA

    ResponderExcluir
  15. Para mim, não há queda de braço entre polícia Civil e Militar não.
    O que há de fato é arrogância por parte de alguns PMs que se acham melhores, por serem Militares.
    Sendo que na verdade o que os tornam "PIORES" em nível de policiamento é justamente o Militarismo.
    Com a existência de Oficióides, é impossível a Unificação das policias.
    Então, o certo seria - ACABAR COM AS PMS- Aproveitar os Praças na função de agentes.
    Colocar os "Debéis mentais" dos Oficiais para a inatividade e claro com cortes das gratificações.
    Assim, criar uma polícia CIVIL, pautada nos princípios da administração pública que inclui a hierarquia e disciplina de forma SÈRIA e não como nesse pseudo-militarismo das PMs. Com o ciclo completo de policiamento para fazer frente ao Ministério Público e aos demais atores da segurança pública.

    Porém,
    isso é uma utopia, pois as PMs como os demais órgãos pseudo-militares são ninhos de corrupção....
    Vejam esse Comandante Geral da PM, além de outros atos improbos, obriga seus subordinados a comprarem um uniforme ridículo, de péssima qualidade que só empresas com influência dele e de outros vagabundos oficiais podem fabricar.
    O Brasil não quer uma Segurança Pública eficaz... a verdade é esta.

    Antônio José de Carvalho

    ResponderExcluir
  16. 1º SGT INDIGNADO disse...
    Até onde pode chegar à insensatez humana. Estamos vivendo em uma ilha da fantasia e do pesadelo ao mesmo tempo. Para uns poucos tudo, para a maioria as sobras ou nada. Suíça e África (pobre) no mesmo espaço. Esse é o nosso Distrito Federal. Desmandos e despropósitos existem para todos os gostos, e a sociedade assiste a tudo passivamente como se não fizesse parte desse contexto. É bem verdade que em certos momentos procuram-se os culpados ou atribuir a alguém essa culpa, mas muitas das vezes os seus verdadeiros responsáveis estampam as capas de revistas ou a coluna social “chique” de algum jornal, com “status” de celebridades. São tratados com honras e méritos, sem ao menos merecer. Uns dirão, mas desde que o mundo é mundo que foi assim. Será mesmo? Pelo comodismo arraigado e a leniência da sociedade, da qual também fazemos parte, devemos aceitar tudo como se mulas fossemos? Aliás, um substantivo bem sugestivo trazendo para a realidade da caserna, pois seus integrantes ainda são tratados por “tropa”. E se tornou tão natural que nem se sente o tamanho da ofensa. Quantas vezes nos presenciamos nós mesmos chamando assim? Pode parecer que estou desviando o foco, mas na minha concepção tudo retorna ao início; a falta de insensatez humana aliada ao comodismo. Onde ser tratado como um animal é normal, mas lutar contra esse julgo e outros mais é estar contra si ou a sociedade. Uma grande hipocrisia, isso sim é que é a verdade. Ora, não é possível fazer uma omelete sem quebrar os ovos, já diziam os mais sábios. Então como mudar uma realidade nefasta sem causar algum desconforto? Sem desconstruir algo para tentar construir novamente e de preferência melhor? Deve-se procurar fazer com passes de mágica? Depois dessa breve síntese quero encerrar dizendo que não haverá mudanças sem antes não tivermos um fator principal, “vergonha na cara”. Sim, vergonha na cara. A responsabilidade é de todos e não adianta atribuir apenas a alguns. Todos querem posar de “coitadinhos”, mas na hora de arregaçar as mangas e correrem atrás alguns dizem: isso não me interessa; pra que isso; se não está satisfeito, peça baixa; nada irá mudar; vou pra outra instituição, pois aqui sempre foi assim; você é doido; ta querendo aparecer demais; vamos esperar o próximo ano; estou satisfeito; tem que aparecer alguém para nos defender; não, vou ser perseguido; não tenho essa coragem toda; deixe para os mais novos, pois já estou indo embora; deixe para os mais antigos, pois vou passar em outro concurso; entre outras afirmativas, essas são as mais recorrentes. O que esperar então dessa incredulidade?
    Esse texto sintetiza o desejo enorme de um cidadão, de um profissional, de um pai de família, de ver sua instituição reconhecida pelos seus préstimos, de ver sua categoria valorizada pelo seu profissionalismo e de ver uma sociedade mais justa, democrática, solidaria e segura. Se alguém se sentiu ofendido, as minhas sinceras desculpas, pois minhas palavras só tiveram a intenção de trazer todos para reflexão e mudanças de paradigmas. Tenham todos um bom dia e um ótimo início de fim de semana.
    1º SGT EUSVAN (INDIGNADO SIM; SEM ESPERANÇA, JAMAIS)
    NMU
    OBS.: REUNIÃO GERAL DOS POLICIAIS E BOMBERIOS MILITARES DO DF
    LOCAL: PRAÇA DO RELÓGIO; HORÁRIO: A PARTIR DAS 20h30min; DATA: 07 DE FEVEREIRO DE 2012.

    ResponderExcluir
  17. ninguem pode esperar nada que preste deste governo do pt não colega,imagine quem que vai vir para brasilia assistir jogo so se for burro, brasilia não oferece nada não tem praia tudo caro so vai ver pm nas ruas e nas blitz .

    ResponderExcluir
  18. Eta! governo chato, idiota, burro, carga, jumento, capeta, demônio belzebu, satanas, bestalhão, besteira , bestial , bestialidade bestialização , bestializado , bestializar , bestificação , bestificar bestificado , besta , bestice, bestialógico... kkkkkkkkkkkkkkkk...

    ResponderExcluir
  19. Colegas vocês não aprenderam até hoje que nos praças somos vistos pelos oficiais como militares,não como policiais que enfrenta as dificuldades das ruas no nosso serviço diário,eles já vem desde os R2 e adestraram isso na academia e ninguém tira isto da mente de um oficial da pmdf não, eles vão levar isto durante toda a sua carreira,repito para o oficialato da pmdf nós somos vistos como militares adestrados a força de um regulamento, mas a população nos trata como policiais, não quer saber se quem vai resolver a sua ocorrência e um sd ou um cabo ou coronel, ele quer e seu problema resolvido. ass; MODESTO, 15 anos de pmdf e já sou cabo.

    ResponderExcluir
  20. UMA TRABALHA DEMAIS E GANHA POUCO, E A OUTRA SÓ COÇA O SACO SEM FAZER PORRA NENHUMA

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.